Ombrelo

5 provas de que o Tupi é maior do que Manchester United e Manchester City

Paraibuna visto do Morro do Cristo, em Juiz de Fora.

A superioridade do time da Manchester Mineira é clara como as águas do Paraibuna da represa João Penido.

Pioneira na industrialização, Juiz de Fora já chegou a ser a cidade mais importante do estado, no final do século XIX. Se destacava a indústria têxtil. Passamos a ser conhecidos, então, como a Manchester Mineira. Hoje, a economia por aqui tem outras forças. Mas sobrevive a semelhança no futebol: tanto a Manchester inglesa quanto Juiz de Fora têm clubes tradicionais. E a gente te prova, agora, com fatos incontestáveis, que o Tupi é maior do que Manchester City e Manchester United.

 

1) Campeão brasileiro

Da Série D, em 2011, com muito orgulho. Depois de duas épicas vitórias contra o Santa Cruz, em casa e fora, e sem tomar um único gol sequer, o Carijó teve seu nome eternizado na lista dos campeões nacionais brasileiros. No jogo do título, Alan e Henrique calaram os mais de 54 mil torcedores do Santinha presentes no Arruda. Nenhuma das equipes de Manchester possui título nacional brasileiro. Pelo contrário. Quando veio ao Brasil disputar o Mundial Interclubes de 2000, o United acabou saindo derrotado pelo Vasco por 3×1, com um gol de Edmundo e dois de Romário.

‘Ademito’ levanta o inédito troféu da Série D em 2011. Foto: Aldo Carneiro.

2) Romário

Falando no baixinho, ele literalmente vestiu a camisa do Tupi. Em outubro de 2006, aos 40 anos e buscando o milésimo gol, Romário foi apresentado pelo alvinegro. O atacante não chegou a atuar pela equipe da Manchester Mineira, mas passou um dia como jogador do Galo e, inclusive, há boatos de que esteve presente na noite da cidade. O herói da Copa de 1994 nunca vestiu as camisas de Manchester City ou Manchester United.

Momento mais marcante da passagem de Romário pelo Tupi. Foto João Schubert – Jornal Panorama – Parceiro – Agência O Globo.

3) Fantasma do Mineirão

Em 1966, treinado por Geraldo Magela, o Tupi venceu Cruzeiro, Atlético Mineiro e América em Belo Horizonte, os três jogos por 2×1, ficando conhecido como o Fantasma do Mineirão. Em seguida, naquele mesmo ano, o time foi chamado para treinar com a seleção brasileira de Pelé e Garrincha, com a qual empatou pelo placar de 2×2. Em compensação, o Manchester United venceu apenas o Atlético Mineiro, e jogando em casa, em 1987. A cerca de nove mil quilômetros de distância do Mineirão. Aí é fácil, né?

Tupi, o Fantasma do Mineirão. Foto: tupifc.esp.br
/reprodução.

4) Fortuna

Segundo um estudo divulgado no início deste ano pela consultoria Deloitte, o Manchester United é o clube mais rico do mundo, tendo obtido R$ 2,370 bilhões de receita em 2016. O Manchester City aparece na quinta posição do ranking, com receita de R$ 1,805 bilhão no ano passado. Porém, o Tupi é o time que tem mais Fortuna no planeta. De 2008 a 2013, foi presidido por Áureo Fortuna. Logo depois, foi assumido por Myrian Fortuna, que dirige o Galo até hoje. Só aí já são dois Fortunas. Se contarmos com os membros da diretoria Carijó, a quantidade de Fortuna é ainda maior, deixando os times de Manchester no chinelo. Chora, Guardiola! Chora, Mourinho!

Myrian Fortuna é a presidente do Tupi. Foto: divulgação.

5) Litoral

Um canal precisou ser construído, em 1894, para ligar Manchester ao mar. Naquela época, tanto City quanto United já haviam sido fundados. Ou seja, nasceram em uma cidade que não tinha praia. O Tupi fica em um município bem localizado, naturalmente litorâneo. Afinal, todo juiz-forano que se preza sabe que dá para ver o mar do Morro do Cristo. Inclusive, uma das organizadas alvinegras se chama Galo do Litoral. Vários torcedores afirmam que, aos sábados e domingos, costumam ir a Cabo Frio, pegar um bronzeado, comer um milho, dar uma volta no forte, encontrar com centenas de conhecidos na rua do Corpo de Bombeiros, pegar engarrafamento em Magé e ainda chegar adiantados quando o jogo começa de manhã no Helenão. Mas a ideia do canal é boa, e deixamos como sugestão para o pessoal de BH.

Vista do Morro do Cristo, em Juiz de Fora.