Uma atleta de talento, carisma e muita garra
Continuamos com as homenagens às juiz-foranas mais famosas de todos os tempos! E hoje é a vez de Márcia Fu, a maior jogadora de vôlei que nossa cidade já viu. Atleta olímpica com passagem por vários clubes respeitados, como Pinheiros e Minas, Márcia teve uma carreira marcada pelo talento e pela raça. Confira abaixo cinco fatos sobre a simpática Márcia Fu e clique nos links no fim da matéria para conhecer outras personalidades de Juiz de Fora.
Coração alviverde
O Sport Club Juiz de Fora já revelou muitos talentos esportivos, e Márcia Fu é o maior exemplo. A ex-jogadora começou sua carreira aos 12 anos de idade, mas com 13 anos já estava jogando e se destacando no Verdão da Avenida!
Briga olímpica
Durante as Olimpíadas de Atlanta, em 1996, brasileiras e cubanas protagonizaram uma cena lamentável de confusão após a derrota brasileira nas semifinais. Márcia foi uma das maiores responsáveis pela “treta”, pois invadiu a quadra de Cuba colocando o dedo na cara das adversárias, que provocaram as brasileiras intensamente durante o jogo. A maior briga, entretanto, ocorreu no vestiário, quando as jogadoras trocaram socos e pontapés.
Medalhista
Mas a história de Márcia Fu nas Olimpíadas é muito maior do que a briga de Atlanta. Márcia não foi campeã olímpica, mas participou de três edições: Seul – 1998, Barcelona – 1992 e Atlanta – 1996. A medalha de bronze foi conquistada nesta última e polêmica participação. Em outras competições, Márcia também saiu como medalhista. É o caso do Sul-Americano Feminino, no qual ela levou uma medalha de ouro (1995) e duas de prata (1989, 1993).
Rainha do Grand Prix
Márcia teve muito sucesso no Grand Prix de Voleibol, torneio considerado a versão feminina da Liga Mundial de Vôlei. A competição envolve as melhores seleções femininas de vôlei do mundo, e o Brasil é o maior vencedor, com doze conquistas. Márcia participou do título de 1994 e também levou a medalha de prata em 1995. Em 1994, por sinal, a atleta juiz-forana foi considerada a melhor atacante e o melhor bloqueio da competição.
Venceu o câncer
A jogadora largou o vôlei em 2002, depois de disputar uma temporada pelo Vasco. Pouco tempo depois, Márcia descobriu um câncer na bexiga. Com muitos cuidados e bastante garra, a atleta se curou rapidamente.