Nascida na Zona Norte de Juiz de Fora, Paola Vidal nunca teve mordomias. Quando nova, vendia bijuterias e trabalhava na divulgação de eventos. Aos 18 anos ingressou na carreira de fotógrafa, fazendo coberturas nas baladas da cidade.
Com o comércio conseguiu, ao lado do marido e com a ajuda da mãe, realizar o sonho de abrir um estúdio fotográfico. Assim surgiu o Megazap, que começou como uma pequena loja na Santo Antônio.
No início o Megazap fazia de tudo, incluindo aniversários de cachorros! Atualmente, no entanto, a empresa de Paola é especializada em fotos de casamento, e a fotógrafa se considera uma pessoa feliz e realizada. Afinal, ela é bem-sucedida e faz o que ama e com quem ama.
Paola Vidal é uma das personagens da campanha da Twenty Four Seven, veiculada aqui em Ombrelo e, também, na Rádio Cidade. A grife valoriza histórias e conquistas de sucesso de mulheres de Juiz de Fora. Leia, abaixo, uma entrevista com ela.
Como você decidiu que iria trabalhar como fotógrafa?
Na verdade não foi uma decisão. A fotografia me encontrou e eu me apaixonei por ela! Sempre amei fotos, talvez por influência da minha mãe, que chegou a fazer alguns trabalhos fotográficos e em todos os eventos da família assumia a parte de fotografar, por isso sempre gostei dos dois lados (de estar na frente e por trás da câmera). Mas nunca tinha me imaginado fotografa… Cheguei a me dedicar muito ao teatro, tentei comunicação e sempre achei que ia acabar indo pra essa área. Aos 18 anos, um amigo me chamou para compor a equipe de um site de cobertura de eventos, no cargo de fotografa. Topei na hora e fiquei nesse site por mais ou menos três anos. Nunca mais larguei a câmera. Aos 22 criei o estúdio o Estúdio Megazap com meu namorado, que hoje é marido.
Como você vê a situação da mulher hoje no Brasil?
A mulher cada dia mais se supera, sobe um degrau, quebra os paradigmas, padrões, e mostra que pode ser o que quiser. Sempre me incomodou a expressão ‘sexo frágil’, e acho que hoje finalmente ela está antiquada, mas, infelizmente, ainda não está em desuso.
Você se sente uma mulher empoderada? Por quê?
Fiquei honrada com o convite para campanha. Me considero uma mulher que cresce a cada dia, que aos poucos se torna mais segura e dona de si, que tem humildade para aceitar os erros e corre atrás de evoluir para cada vez mais acertos, e acho que são características que me levam a ser uma mulher empoderada.
Como é servir de inspiração para outras mulheres?
Pra falar a verdade fico tão feliz quando me falam isso, chega a ser difícil explicar… Ser inspiração me inspira a querer sempre ser mais.
Qual é seu grande medo e como você luta para superá-lo?
Meu único medo é não ter saúde para correr atrás dos meus sonhos. Por isso procuro cuidar da minha alimentação e estou em fase de me adaptar a uma rotina de exercícios. Acredito demais na máxima ‘’Pra Deus nada é impossível’’, então eu sonho alto mesmo, levanto e corro atrás.
Qual foi seu trabalho mais desafiador?
É muita responsabilidade ser responsável pela memória de um dia tão especial, por isso cada casamento é um novo desafio. Todos são especiais, nos ensinam, e nos fazem crescer.
Como mulher, qual a maior dificuldade profissional que já enfrentou?
Não me lembro de nenhuma grande dificuldade por ser mulher, mas existem sim ainda preconceitos…
É fácil conciliar a vida pessoal com a vida profissional?
Eu vivo meu trabalho 24 horas por dia, por isso não chega a ser uma conciliação, mas sim um estilo de vida mesmo. Meu marido, Roberto, também é fotógrafo e juntos somos o Megazap. Nós brincamos que o estúdio é nosso filho. Trabalhamos e ficamos juntos o tempo todo.
Qual a importância da fotografia no mundo atual?
Pra mim fotografia é e sempre foi memória. Uma imagem é capaz de nos transportar para lugares, promover sensações, de ensinar e de levar mensagens, acho essa a principal beleza da fotografia, a interpretação e o poder de carregar histórias.
Recentemente você fotografou o casamento de Whindersson Nunes e Luísa Sonza. Como foi a experiência?
Essa pergunta é interessante. Tenho ouvido ela bastante nos últimos dias… Nós acreditamos que todos os casamentos, independentemente do budget, ou do casal, ou do local… Todos têm o mesmo grau de importância. O casamento é um momento único na vida daquelas pessoas, e temos igual responsabilidade de fazer um registro que vai se transformar na memória materializada daquele dia. Fazemos isso com imenso carinho e muita dedicação, por isso fotografamos o casamento deles com o mesmo empenho e amor com o qual fazemos todos os outros.