Respeito dentro do ônibus: todo mundo pode ajudar a criar um ambiente melhor

30 ago | 2 minutos de leitura

Os ônibus são espaços coletivos, onde pessoas de diferentes lugares, idades, e educação escolaridade e cultura passam. Mas não há como negar, o respeito deveria ser o mesmo com cada um que entra no veículo.

Se você utiliza ônibus frequentemente, deve saber que existem regras bem específicas para se dar bem no busão, manter a educação e ainda garantir um bom lugar para sentar ou para curtir a viagem em pé.

Separamos uma lista de dicas para você não passar dos seus limites dentro dos ônibus de sua cidade. Confira:

 

Passinho para trás

Aquela famosa frase dos cobradores: “Um passinho pra trás, por favor?!” A regra de quando entramos no ônibus e não tem bancos vagos. Dê sempre um passinho para trás. Tem sempre uns que param na roleta e acabam bloqueando a porta do meio. O fundo do ônibus fica vazio e na frente, cheio, dificultando a vida de quem está entrando no veículo.

 

Cuidado com as portas

Assim como dar um passinho para trás, bloquear e ficar próximo às áreas de abertura e fechamento das portas está errado. Bloquear a porta e dificultar a saída dos passageiros não é legal. E se você costuma ficar em frente a elas, saiba que você está indo contra a sua própria segurança. Cuidado!

 

Janelas abertas

Os períodos de frio intenso, chuva e calor complicam a vida dos passageiros dos ônibus. No frio, não deixe de abrir as janelas só porque está frio. Mantenha, pelo menos, uma fresta aberta. Já no calor, abra a janela mesmo, deixe entrar vento e circular o ar dentro do busão.

Já quando está chovendo, todas as janelas do veículo são fechadas quando a água está caindo, mas poucas pessoas se lembram de abri-las novamente. Não seja essa pessoa! E faça o possível para a chuva não molhar bancos do veículo. Sentar em um banco molhado sem perceber, não é legal!

 

Manspreading

O manspreading é a prática de homens sentarem-se no transporte público com as pernas abertas, ocupando mais que um assento. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 7,78% das mulheres foram assediadas fisicamente em ônibus em 2018, do total de 16 milhões que sofreram algum tipo de violência durante o ano passado. Ou seja: respeite o espaço alheio!

 

Assento Preferencial

É dever de todos ceder o lugar para passageiros que possuem o direito do assento preferencial. Então, faça a sua parte e contribua para uma viagem melhor. O assento é preferencial para obesos, gestantes, pessoas com bebês ou crianças de colo, idosos e pessoas com deficiência.

 

Pessoas com Deficiência

Muito mais respeito. É um direito. A lei que autoriza pessoas com deficiência a descerem em locais sem pontos de ônibus já está em vigor. Ela é válida desde que sejam respeitados o itinerário das linhas e as exigências do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

 

Respeito e educação com o veículo, com os funcionários e com o passageiro é essencial para uma viagem melhor. Respeite o espaço que outras pessoas vão ocupar.

Acompanhe a campanha de respeito que a Ansal está desenvolvendo nas redes sociais e aprenda mais.