Além do motorista, há diversas outras profissões envolvidas no transporte público urbano. Para tirar o ônibus da garagem, colocá-lo nas ruas e levar o passageiro de um local ao outro, diversas pessoas estão envolvidas nesse processo. Confira:
Você sabe o que é um Busólogo? Conheça as profissões envolvidas no transporte urbano
Motorista
Ele dirige, abre e fecha a porta, dá bom dia. O motorista é a pessoa fundamental que faz o ônibus, literalmente, andar.
O motorista precisa ter uma habilitação específica – categoria D, conhecer leis de trânsito, normas de segurança, possuir raciocínio rápido e muita prudência.
O profissional também consegue checar se os pneus estão bons, se o ônibus está apresentando falha, alguns conseguem até arrumar.
Para se ter uma ideia da importância desse profissional, na empresa Ansal, de Juiz de Fora, de aproximadamente 1.400 funcionários, 560 são motoristas.
Cobrador
Se você é ruim em matemática, deve ficar se perguntando como o cobrador consegue te dar um troco tão rápido? E sim, ele precisa ser bom nos cálculos.
Além disso, ele sempre auxilia o motorista no trânsito, cuida da ordem e limpeza do veículo e fornece informações aos usuários. Ao final do trabalho, ele preenche um relatório sobre a quantidade de passageiros que passaram pela roleta.
Mecânico
Ele precisa estar sempre atento. Algumas empresas chegam a ter mecânicos 24h por dia, para não comprometer a funcionalidade do transporte dos passageiros.
Se o motorista é o braço do veículo, o mecânico é a perna. Está sempre a disposição para entender o que há de errado com o veículo e arrumá-lo.
Fiscal de Tráfego
Há diversos fiscais espalhados pela cidade. A função de um fiscal de ônibus é garantir que o veículo está cumprindo o horário, rodando com o destino correto e, dependendo do local em que estiver, pode sempre ajudar o motorista com alguma questão.
O fiscal também pode informar a empresa se houve algum imprevisto no trânsito, assim se o motorista ou um usuário ligar perguntando, a empresa já está informada.
Folgador
Se você pega o ônibus sempre no mesmo horário, com certeza você repara quando o motorista e o cobrador são diferentes.
Isso acontece porque existem os folgadores. Eles estão na empresa para cobrir a folga do motorista e cobrador e garantir que o veículo rodará com perfeição. Algumas empresas também possuem folgadores a disposição, independentemente da hora e dia, pois imprevistos sempre acontecem, né?!
Engenheiro de infraestrutura de transporte
Esse profissional é responsável por fazer o planejamento da construção e da manutenção da infraestrutura viária.
Ele planeja e coordena serviços e sistemas de transporte e elabora projetos de engenharia de tráfego, monitorando o fluxo de veículos nas vias e no planejamento do transporte urbano.
Busólogo
Acredita-se que existam cerca de 13 mil adeptos da busologia no Brasil e 45 mil no mundo. Mas você sabe o que é?
Elas se dedicam ao passatempo de estudar sobre os ônibus, colecionam miniaturas, fotos ou qualquer coisa relativa ao transporte coletivo. Ao contrário de muita gente, eles amam andar de ônibus e gostam do barulho dos motores.