7 curiosidades sobre o seriado Chaves
Por Daniel Furlan
Sinta a nostalgia e lembre dos momentos de risadas
Queridinho dos brasileiros, o seriado Chaves ficou em alta novamente após ter seus direitos adquiridos pelo Multishow. Exibido nas últimas décadas pelo SBT, Chaves é um sucesso de audiência que marcou a vida de muitas pessoas. Episódios marcantes, bordões icônicos e personagens hilários são só alguns dos elementos que transformaram a criação de Roberto Gómez Bolaños em um dos programas televisivos com mais longevidade da televisão brasileira (mesmo sendo uma atração feita no México). Nesta semana, mais precisamente no dia 21 de fevereiro, Bolaños completaria 89 anos se estivesse vivo. Por isso resolvemos homenagear sua obra-prima citando 13 curiosidades de Chaves. Confira abaixo e descubra muitas coisas sobre esse humorístico nostálgico e incrível!
El Chavo del Ocho
O programa tinha um nome diferente no México: El Chavo del Ocho (Chaves do Oito). Isso aconteceu pois Chaves passava no Canal 8 da televisão mexicana. Entretanto, após alguns anos, o canal mudou de frequência e virou canal 9. Mas Bolaños era inteligente, e passou a citar no seriado que Chaves morava no apartamento número oito da vila.
Nunca é tarde
Roberto Gómez Bolaños não conseguiu alcançar o sucesso cedo, e isso nunca foi um problema. O criador da série interpretou Chaves pela primeira vez aos 42 anos de idade e ficou no papel por nove anos.
O raríssimo sanduíche de presunto
A comida favorita de Chaves é o sanduíche de presunto. Apesar disso, o personagem só apareceu comendo sua iguaria predileta duas vezes durante o seriado. Isso retrata bem como era a realidade pobre do garoto.
Difícil de maratonar
Por mais leve e divertido que seja, é muito difícil maratonar Chaves. Por uma questão importante: número de episódios. Chaves teve oito temporadas e 292 episódios, com cada um durando, em média, 17 minutos.
Transferência
Carlos Villagrán, intérprete de Quico, foi trabalhar em um seriado na Venezuela, vivendo o próprio Quico. A mudança gerou conflitos, por conta de direitos autorais e questões pessoais. Os últimos episódios que contam com a presença de Quico são os de Acapulco, por isso a música Boa Noite Vizinhança apresenta um tom tão triste e de despedida.
Pague o aluguel a consulta
Antes de ser ator, Edgar Vivar, o Seu Barriga, era médico. A carreira artística de Vivar começou em 1964, mas ele se destacou mesmo em 1970, por conta dos rádio-teatros, onde Bolanõs observou o talento de Vivar.
Eterno Madruguinha
Pouco antes de morrer, Ramón Valdez, o eterno Seu Madruga, disse a seguinte frase para Edgar Vivar: “Não paguei o aluguel”. O ator faleceu no dia 09 de agosto de 1988.