7 Cineastas que já dirigiram clipes musicais

19 jan | 3 minutos de leitura

Grandes videoclipes feitos por ótimos cineastas

Martin Scorsese e Michael Jackson - Ombrelo
Martin Scorsese (à esquerda) e Michael Jackson durante as gravações de “Bad”

Muitos cineastas renomados de Hollywood já emprestaram seu talento para o mundo dos videoclipes. Alguns antes da fama, outros quando já gozavam de prestígio. Espaço de experimentação, os clipes permitiram aos diretores explorarem com maior liberdade outra linguagem do audiovisual. De clássicos atemporais, como “Bad”, de Michael Jackson, a retornos triunfais, como “Hello”, de Adele, fizemos uma seleção de produções imperdíveis de sete cineastas que amamos no cinema. E na música também!

 

Sofia Coppola – “I Just Don’t Know What to do With Myself” (The White Stripes)

Sofia Coppola, filha de Francis Ford Coppola, mostra que não é preciso muita produção para alcançar um resultado incrível. Simples, e com um único cenário, o clipe de “I Just Don’t Know What to do With Myself”, da banda The White Stripes, investe em um jogo de luz e sombra na figura da supermodelo Kate Moss. O oposto da exuberância de Maria Antonieta, porém nem um pouco menos elegante.

 

Michael Gondry – “Everlong” (Foo Fighters)

Michael Gondry, cineasta de nosso amado Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, tem um lista invejável de parcerias musicais. Ao lado de Spike Jonze, ele é sem dúvidas um dos mais prolíficos desta lista. Para ter uma ideia, os nomes abrangem Rolling Stones, Daftpunk, The Chemical Brother, Bjork e Radiohead. Recomendamos todos, mas escolhemos o de “Everlong”, dirigido para o Foo Fighters.

 

Martin Scorsese – “Bad” (Michael Jackson)

Martin Scorsese tem crédito em apenas um videoclipe, mas é para ninguém menos que Michael Jackson. A mega produção, que veio como curta-metragem (são 18 minutos), teve um orçamento quase cinematográfico (em níveis hollywoodianos): 2 milhões de doláres! O roteiro de “Bad”, música título do álbum, é inspirado em Edmund Perry, jovem negro de 17 anos morto em 1985 por um policial americano.

 

David Fincher – “Vogue” (Madonna)


Outro nome consagrado do cinema que já trabalhou com Michael Jackson é David Fincher, diretor dos clássicos “Clube da Luta” e “Seven”. E falando em pop, para a rainha do gênero, Madonna, Fincher assinou quatro clipes (!). “Oh Father”, “Bad Girl”, “Express Yourself” e “Vogue”. Este, que é considerado um dos mais importantes da música pop. Uma parceria e tanto, não?

 

Tim Burton – “Here With Me” (The Killers)

The Killers contou com a parceria de Tim Burton para dois clipes: “Bones” e “Here With Me”. Ao entrar no universo da música, o diretor, que já realizou um musical (“Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet”), não abandonou seu estilo sombrio, excêntrico e melancólico. Os dois clipes estão aí para provar. Em “Here With Me”, Burton convida Winona Ryder, com quem já trabalhou em três longas.

 

Spike Jonze – “Sabotage” (Beastie Boys)

Spike Jonze é um nome que fez história nos videoclipes. Entre trabalhos com Fatboy Slim, Chemical Brothers, Daft Punk, Weezer (lembra dos animais fofinhos de Island in The Sun?) e Björk, selecionamos o aclamado Sabotage, dos Beastie Boys. O diretor de Her disse em entrevista que sua parceria com os rappers quase rendeu um filme. O roteiro chegou a ser escrito e se chamaria “We Can Do This”. “Seria tão ridículo e engraçado”, afirmou.

 

Xavier Dolan – “Hello” (Adele)

O aguardado retorno da britânica Adele veio com assinatura de Xavier Dolan. E chegou batendo recordes! O clipe de “Hello” se tornou o mais rápido a atingir a marca de 1 bilhão de visualizações no YouTube. O elogiado e premiado cineasta francês, responsável por “Eu Matei Minha Mãe”, “Amores Imaginários” e “Mommy”, havia dirigido até então apenas um videoclipe (o polêmico “College Boy”, carregado  de violência gráfica), mas a paixão pela música fica clara em seus filmes, sempre com belas trilhas sonoras.

Conhece outros? Compartilhe com a gente suas sugestões!


Tags: Destaque

Fundador e editor-chefe da 365 Filmes.