5 Curiosidades sobre Murilo Mendes

04 dez | 2 minutos de leitura

Você precisa saber mais coisas sobre a vida de Murilo Mendes 

Juiz de Fora pode ser considerada uma cidade bem cultural. Música, literatura, teatro, cinema e outras manifestações artísticas são muito fortes na cidade, e há muito tempo. No entanto, um nome se destaca na história cultural de JF: Murilo Monteiro Mendes. Grande expoente do surrealismo brasileiro, Murilo Mendes foi um dos maiores escritores brasileiros de prosas e poemas.

Juiz-forano nascido em 1901, Murilo Mendes faleceu em 1975, mas deixou um legado de obras incríveis, além de ter dado nome a grandes locais da cidade, como a Biblioteca Municipal Murilo Mendes e o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes. Consequentemente, Ombrelo não podia deixar de fazer uma matéria especial sobre o poeta, então preparamos uma lista com cinco curiosidades sobre a vida de Murilo Mendes.

Muitas obras, poucos prêmios

Apesar da grande relevância de suas obras, Murilo Mendes não recebeu muitos prêmios enquanto vivo. Considerado o grande nome da poesia surrealista, o escritor recebeu três prêmios: Graça Aranha (pelo livro Poemas), Prêmio Internacional de Poesia Etna-Taormina e Prêmio Nacional pela obra Solidariedade.

Uma pessoa, várias funções

Murilo Mendes viveu e trabalhou intensamente. O escritor teve várias outras profissões durante a vida, e algumas bem inusitadas, como telegrafista, Inspetor de Ensino Secundário, prático de farmácia, arquivista, escrivão e auxiliar de contabilidade. Além disso, Murilo Mendes também atuou como professor  de Cultura e Literatura Brasileira. Mil e uma utilidades!

Versatilidade literária

O surrealismo pautou grande parte dos textos de Murilo Mendes, mas o autor não ficou conhecido apenas por esse estilo. É possível encontrar também traços do barroco, do cristianismo e de poesias sociais nas obras do escritor. Tais elementos ficam bem claros no livro Janela do Caos, um dos maiores trabalhos de Mendes.

Cometa Halley e Murilo Mendes

Por mais improvável que possa parecer, Murilo Mendes tem uma ligação direta com o Cometa Halley. Segundo o escritor, ele só começou a escrever poemas após visualizar a passagem do Cometa, no ano de 1910, quando ainda era criança. A partir daquele momento a vida dele nunca mais seria a mesma, tendo em vista que toda a inspiração poética de Mendes surgiu após esse acontecimento histórico.

Tudo pela dança

Uma das histórias mais curiosas de Murilo Mendes envolve a dança. No ano de 1917, Murilo Mendes fugiu do colégio interno de Niterói para assistir uma apresentação do dançarino russo Nijinski. Assim como o cometa, essa experiência foi uma inspiração para as obras do autor.

 

 


Tags: Destaque