7 acusados de assédio que não devem aparecer na cerimônia do Oscar

01 mar | 3 minutos de leitura

A cerimônia de entrega do Globo de Ouro 2018 foi marcada por um protesto de repercussão mundial. Praticamente todas as mulheres presentes vestiram preto para denunciar assédio sexual em Hollywood. Tudo indica, pelo menos por enquanto, que não deve haver nada parecido no Oscar. Mas é grande o clamor para que acusados de assédio não compareçam ao evento.

Listamos alguns dos homens do meio do cinema que tiveram seus nomes vinculados a escândalos em 2017 e neste início de 2018. E você deve reconhecer vários deles.

 

Ben Affleck

Foi um dos primeiros a criticar abertamente Weinstein – que você verá a seguir em nossa lista. Foi aí que internautas trouxeram à tona um caso antigo em que Ben Affleck apalpou os seios da apresentadora de TV Hilarie Burton. Ela confirmou o ocorrido em seu Twitter. O ator e diretor pediu desculpas.

 

Ao ler o tweet, mais uma mulher acusou Affleck de assédio. Annamarie Tendler afirmou que também gostaria de um pedido de desculpas e deu detalhes do que teria ocorrido com ela.


ombrelo entretenimento juiz de fora acusados de assédio

 

Casey Affleck

O irmão de Ben coleciona acusações de assédio desde 2010 e está sendo investigado. Atual vencedor da estatueta de Melhor Ator, por sua atuação em Manchester à Beira-Mar, ele entregaria o prêmio de Melhor Atriz em 2018. Mas uma petição chegou a ser feita para evitar que isso acontecesse. E o ator decidiu não cumprir a tradição, alegando que, ao fazer isso, desviaria a atenção do desempenho das atrizes.

ombrelo entretenimento juiz de fora acusados de assédio

 

Dustin Hoffman

A escritora Anna Graham Hunter fez um texto para o Hollywood Reporter em que afirma ter sido molestada por Dustin Hoffman quando tinha 17 anos. Ela teria sido apalpada pelo ator e ouvido comentários inapropriados durante as gravações do filme A Morte de um Caixeiro Viajante, de 1985. Existem também acusações de outras mulheres contra Hofmann.

ombrelo entretenimento juiz de fora acusados de assédio

 

Harvey Weinstein

Numerosas denúncias de assédio sexual cometido pelo produtor foram feitas em matéria do New York Times de outubro de 2017. Dias depois, foi a vez de a revista New Yorker revelar casos de estupro de Weinstein. E, a partir daí, não parou mais. Pipocaram acusações, inclusive de atrizes como Angelina Jolie e Gwyneth Paltrow. Sua esposa – hoje ex – pediu o divórcio; Harvey foi excluído da Academia e demitido de seu próprio estúdio. Por estupro, ele é investigado pelas polícias de Los Angeles, Nova York e Londres.

ombrelo entretenimento juiz de fora acusados de assédio

 

James Franco

No dia seguinte ao Globo de Ouro 2018, em que foi premiado como Melhor Ator pela performance em Artista do Desastre, que também dirige, Franco começou a ser denunciado por várias mulheres por comportamento sexual inadequado. Entre elas, a maioria é composta por ex-alunas dele em um curso de atuação. Ele negou. Mas acabou ficando de fora das indicações ao Oscar, mesmo sendo, antes das acusações, bastante cotado ao prêmio de Melhor Ator também na Academia.

ombrelo entretenimento juiz de fora acusados de assédio
Artista do Desastre/reprodução.

 

Kevin Spacey

Talvez o mais conhecido dos casos. Em entrevista ao Buzz Feed, o ator Anthony Rapp afirmou que Spacey o atacou quando tinha apenas 14 anos. Em resposta, Kevin publicou um comunicado no Twitter em que não deixa bem claro se se lembra ou não do episódio. Ele também aproveitou para declarar que teve relacionamentos com homens e mulheres, que decidiu encarar a vida, a partir daquele momento, como um homem gay assumido, e que a denúncia serviria para rever algumas de suas atitudes na vida. Spacey acabou sendo excluído da série House of Cards, em que era protagonista. O ator também foi substituído por Christopher Plummer em Todo o Dinheiro do Mundo. Plummer concorre ao prêmio de Ator Coadjuvante pelo papel.

ombrelo entretenimento juiz de fora acusados de assédio

 

Louis C.K.

Cinco mulheres acusaram o comediante de atos abusivos envolvendo masturbação. Louis admitiu a veracidade das acusações. Em comunicado, ele se disse arrependido e reconheceu o impacto que seus atos tiveram na vida das vítimas.

ombrelo entretenimento juiz de fora acusados de assédio

 

Confira também:

Raio X do Oscar 2018: tudo sobre os 59 filmes indicados

A fórmula para vencer o Oscar de Melhor Filme

A relação do Brasil com filmes do Oscar 2018