1º Encontro de Economia Criativa apresenta o empreendedorismo, a gestão e inovação

21 ago | 3 minutos de leitura

Com a economia atual, projeto tem objetivo de aumentar o setor criativo

Vai ser realizado em Juiz de Fora o 1º Encontro de Economia Criativa, que tem como objetivo ser um momento de reflexão e inspiração sobre o cenário econômico dos setores criativos. O evento vai focar em empreendedorismo, gestão e inovação no setor de economia criativa.

 

O Studio Dialeto, que faz parte da organização do evento, acredita que a criatividade é muito poderosa para o século XXI, já que não é considerada poluente e ainda pode gerar visibilidade a um território quando estrategicamente trabalhada por seus diferentes atores.

Wanessa Bittar, organizadora do evento, diz que a o objetivo do Encontro é para conectar pessoas e informações. “A ideia parte do momento em que a cidade vive, existem muitas iniciativas diferenciadas e também a união entre universidade, prefeitura, SEBRAE para aproximar de empreendedores de diversos seguimentos da cidade. Ou seja, estamos em um momento propício para conexões e consequente fortalecimento de nossas inciativas. Acredito que esse encontro vem para conectar pessoas as informações. Sendo a consequência disso o surgimento de iniciativas mais integradas e gerando muito mais oportunidades para aproveitamento de recursos e mão de obra da cidade“, explica Wanessa.

Economia Criativa em Juiz de Fora

Wanessa destaca que em Juiz de Fora a economia criativa que mais se destaca é de entretenimento. “Temos muitas opções e muitos 
empreendedores criativos investindo em “mercados de nicho” que sem o auxílio da tecnologia seria impossível testar,” conta a organizadora.

 

A organizadora diz que a economia criativa precisa entrar no contexto de mudança de era. “Acredito eu, que a economia criativa ganhou mais visibilidade a partir do momento em que a tecnologia abriu o acesso para vários caminhos inexplorados como o mercado de nicho. Atualmente você pode ter negócios online e vender coisas que no modo offline dificilmente seriam sustentadas. Isso abre oportunidade para talentos desconhecidos e também impulsiona ainda mais o surgimento de pequenos empreendimentos criativos que trabalham para o mundo e concorrem com ele também”, explica Wanessa. 

Wanessa destaca que Juiz de Fora é uma cidade empreendedora e que possui diversos talentos. “Juiz de Fora sempre foi uma cidade pioneira e empreendedora. Aqui temos muitos talentos e excelentes iniciativas de entretenimento, de cultura, conhecimentos científicos, tecnológico. Somos um grande pólo universitário na região e ainda temos o privilégio de morar em uma cidade acolhedora que possui uma proximidade entre pessoas. Fora a mídia local sempre fazendo a sua importante contribuição pelas iniciativas culturais 
da cidade. Isso tudo, se bem conhecido, faz de Juiz de Fora um ambiente interessante para empreender no setor“, explica.

 

Quer empreender? Se liga nas dicas

Para quem quer empreender, Wanessa dá algumas dicas: “Estabeleça conexões, participe de momentos de compartilhamento, busque compreender como funciona a cidade em que deseja atuar e quais são os grupos que trabalham pelo desenvolvimento dela. Você realiza mais quando o seu projeto esta alinhado a um propósito maior e para conhecer precisa participar. Vivemos um momento de interdependência entre pessoas – não sabemos de tudo e ao mesmo tempo que temos muitas informações acessíveis temos que saber usar. E claro, participar de encontros”, conta Wanessa Bittar.

 

Muito conhecimento reunido 

O evento vai contar com palestras, debates e workshops focando no desenvolvimento da economia na cidade. Temas como o potencial que a economia criativa possui em Juiz de Fora, oportunidades que os empreendedores encontraram em investir no setor da economia criativa e como a Zona da Mata é um polo de economia criativa vão fazer parte do encontro.

 

Nomes como a professora especialista Wanessa Bittar, Pedro Gottás Bara Neto, da Imersa, a professora PhD Christina Ferraz Musse, secretaria de desenvolvimento econômico, Critt, Bom Brasileiro e Chico Rei estarão presentes no evento para conversas e debates.

 

O 1º Encontro de Economia Criativa vai ser no 25 de agosto, de 9h às 17h30, no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), que fica na Rua Benjamin Constant, 790 – Bairro Santa Helena.

Para mais informações e inscrições, acesse o site do Encontro de Economia Criativa.

 

[vejatambem]