5° edição da FliMinas movimenta cenário cultural em Rio Novo

27 ago | 4 minutos de leitura

FliMinas é totalmente gratuita e reúne mais de 150 atrações

Foto: Divulgação

Entre os dias 5 e 9 de setembro Rio Novo se transforma em um verdadeiro palco de propagação da cultura literária. A FliMinas – Festa Literária de Minas Gerais chega em sua 5° edição mais uma vez com o objetivo de proporcionar ao público uma ampla programação de atrações culturais, com renomados autores, apresentações de teatro, música, dança, bem como exposições e oficinas.

Segundo Carlos Oscar Niemeyer, coordenador geral do evento, o projeto social é muito maior que a FliMinas. A ideia surgiu através de uma homenagem ao seu avô, o arquiteto Oscar Niemeyer, que tinha um desejo de ter seus livros espalhados por todos os lugares. Hoje, essa história se resume em mais de um milhão de livros distribuídos.

 

Edição 2018: Fernando Sabino

Com o tema “Encontro marcado com Fernando Sabino”, a festa presta uma homenagem ao escritor e jornalista mineiro (1923 – 2004), reconhecido por sua contribuição à literatura brasileira. Durante os 5 dias de eventos em Rio Novo serão mais de 150 atrações. A programação ao em torno da Praça Prefeito Ronaldo Dutra Borges, eleita a segunda mais bonita de MG pelo Portal Conheça Minas, vai reunir autores dos mais variados estilos e regiões do país.

“Todas as atividades são oferecidas de forma gratuita para a população e são atrações de qualidade. A ideia é que pessoas de todas as classes sociais tenham a oportunidade de acessar a literatura de forma fácil em um ambiente agradável”, explica Carlos, coordenador do projeto.

Foto: Divulgação

 

Associação Cavaleiros da Cultura

A Associação Cavaleiros da Cultura, criada em 2008, desenvolve projetos de incentivo à leitura voltados para crianças e adolescentes. Como instrumento, a instituição escolheu as cavalgadas culturais – viagens com doações de livros – apostando em regiões distantes do país, fora do eixo das grandes cidades. O grupo se dedica, ainda, à capacitação de professores da rede pública de ensino, através de parcerias com pedagogos e professores.

Foto: Divulgação

 

Programação:

Em comemoração aos seus 10 anos, a associação, responsável pela execução da festa, aposta em nomes de peso da cultura braseira. A proposta é surpreender os mais de 20 mil espectadores que passam pela cidade durante o evento.

Sucesso de público em duas edições da FliMinas, Daniela Arbex retorna ao evento, desta vez acompanhada do também jornalista Marcelo Canellas para uma mesa redonda com o tema “O papel do jornalismo investigativo na construção da memória de um país”. O encontro está marcado para o dia 8 de setembro, sábado, a partir das 15 horas no Centro Cultural Profª. Maria Pinto.

Foto: Divulgação

Os fãs de história e literatura poderão assistir ainda um bate-papo que contará com as presenças do jornalista e escritor Humberto Werneck, acompanhado pelos amigos também jornalistas Rogério Faria Tavares (cadeira n° 8 da Academia Mineira de Letras) e Angelo Oswaldo (atual Secretário de Estado de Cultura de MG) e que terá como tema central as sucessivas gerações literárias que surgiram em torno de jornais e revistas do estado. O Centro Cultural Profª. Maria Pinto será palco do encontro, marcado para o sábado, dia 8 de setembro, às 13 horas.

A Festa Literária de Minas Gerais e voltada também para quem curte cinema e audiovisual. Entre as atrações, será apresentada uma mesa de debates com o tema “Produção e adaptação literária para o cinema”. A atração está marcada para o dia 8 de setembro, sábado, às 17 horas, no Centro Cultural Profª Maria Pinto e contará com a presença de parte da equipe de direção e produção do longa-metragem “O Menino No Espelho”, baseado no livro homônimo de Fernando Sabino.

Para animar a festa, ainda tem bandas consagradas como Lúdica Música!, Só Parênt, Parangolé Valvulado, ‘3, 2, ÚNICO’, Grupo Visceral, Ramon e Rozado, Daniel Monnerat e outros subirão ao palco da Tenda Fernando Sabino.

 

A programação completa para você não perder nada da FliMinas está disponível em cavaleirosdacultura.org.br .

 

Foto: Divulgação

Carlos Oscar Niemeyer, reforça a importância do evento não só para a região, mas todo o Brasil. “É preciso de bons exemplos e de incentivo a educação para que as crianças e adolescentes possam voltar a sonhar em um futuro melhor”, explica. Além de toda a ação social, a festa promove a divulgação de novos escritores. Neste ano, por exemplo, serão 35 lançamentos de livros dos mais variados temas.

Com o crescimento das atividades ao longo do ano, Rio Novo já ganhou também um espaço cultural e duas novas bibliotecas, onde são oferecidas atividades para as crianças em parceria com o CRAS da prefeitura. “Com isso, o projeto busca resgatar crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Apenas neste ano, foram mais de 4.600 crianças inscritas em atividades da FliMinas”, reforça o coordenador geral da festa.

 

[vejatambem]