Inscrições abertas para Festival Primeiro Plano 2018

30 jul | 2 minutos de leitura

Evento incentiva diretores estreantes e populariza o cinema

 

Chegou aquele momento do ano aguardado ansiosamente por muita gente. Se você é cineasta ou curte cinema, já deve ter ouvido falar no Festival Primeiro Plano. O evento é tradição em Juiz de Fora e busca incentivar e dar visibilidade a diretores estreantes da região e da América do Sul.

E já pode preparar as filmagens! Estão abertas as inscrições para a 17ª edição do festival. Diretores de curtas-metragens podem inscrever seus trabalhos até o dia 24 de agosto, através do site www.primeiroplano.art.br.

 

Como funciona?

O evento é dividido em duas mostras, a Regional, voltada para trabalhos desenvolvidos em Juiz de Fora e Zona da Mata; e a Mercocidades, que abre espaço para filmes produzidos na América do Sul. Todas as duas mostras são competitivas, com a avaliações feitas por júris especializado e também popular. O festival de cinema será realizado em Juiz de Fora entre os dias 5 e 10 de novembro.

 

Como participar?

Para ambas as categorias, os candidatos deverão preencher um formulário online, no site do evento. É importante ficar atento, porque poderão concorrer trabalhos realizados a partir de 2017, desde que não tenham como objetivo divulgar negócios, empresas ou instituições. A duração máxima não poderá passar de 20 minutos.

O link do curta-metragem , devidamente hospedado em site de compartilhamento, deverá ser enviado para o email inscricoes@primeiroplano.art.br. No caso de apresentação do filme em DVD, este deverá ser entregue na Avenida Itamar Franco 728/503 – Centro de Juiz de Fora – CEP 36010-020, até o dia 24 de agosto.

 

As premiações

A Mostra Regional distribuirá três prêmios, o Melhor Filme pelo júri popular; o Luzes da Cidade – com avaliação dos diretores participantes da mostra, com prêmio de R$ 500; e também o Incentivo Primeiro Plano, voltado ao melhor trabalho desenvolvido por universitários devidamente matriculados em Juiz de Fora. Para essa categoria, o prêmio é de R$ 9 mil para a realização de um novo filme.

Na mostra Mercocidades, os candidatos concorrerão em categorias como: direção, som, fotografia, montagem, atuação, trilha musical, direção de arte e melhor filme. A avaliação será feita por um júri especializado, além do júri popular, formado pelos espectadores.

 

Descobrindo novos talentos

O Primeiro Plano é realizado pelo grupo Luzes da Cidade, formado por cinéfilos e produtores culturais. O evento nacional é voltado exclusivamente para curtas de novos diretores. Além disso, o projeto se estende ao longo do ano com exibições de obras de temática infantil nas escolas da cidade. Dessa forma, o cinema passa a integrar a vida e cotidiano das pessoas como expressão artística.

 

Interessou ou conhece alguém com esse perfil? Deixe seu comentário e marque a galera nessa super oportunidade!!

 

Leia mais:

Literatura: Conheça os destaques da Flip 2018

10 filmes para as crianças assistirem nas férias

Cultura Pop: Confira os destaques da Comic-Con 2018