Manchester vs Juiz de Fora: Pontos Turísticos

09 nov | 2 minutos de leitura

A série de reportagens Manchester Favorita mostra que o glamour da europa pode sim ser comparado à simplicidade mineira

Esporte, cultura e religião movimentam a sociedade de Manchester e Juiz de Fora. Portanto, os pontos turísticos mais importantes das duas cidades permeiam tais temas pelo visual ou pelo conteúdo. Continuando a série de reportagem Manchester Favorita, separamos alguns locais das Manchesters (a britânica e a mineira) e listamos curiosidades e diferenciais dos lugares. Confira agora e escolha a sua Manchester Favorita.

 

Estádio Old Trafford vs Estádio Municipal Mário Helênio

Os estádios mais famosos das duas Manchesters merecem ser visitados. Responsável por abrigar o Manchester United, o Old Trafford é um dos mais famosos templos do futebol europeu. O estádio já recebeu final de Champions League e viu o United vencer vários títulos nacionais. Já o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio é a casa do Tupi. O Helenão, como é apelidado carinhosamente, já sediou partidas históricas do Tupi e dos grandes clubes cariocas. A despedida de Zico do Flamengo, por exemplo, aconteceu no estádio Juiz-forano em 1989.

 

Museu da Ciência e Indústria vs Centro de Ciências UFJF

 

O Museu da Ciência e Indústria é um dos pontos turísticos mais relevantes de Manchester. Décimo sétimo museu mais visitado da Inglaterra, ele é voltado para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e indústria, além de contar com exposições temáticas diversas, que vão de transporte até computação. Criado com a intenção de mostrar a importância da prática de investigação científica ao longo da história da humanidade, o Centro de Ciências UFJF também tem recebido vários visitantes. O local é ótimo para que as pessoas explorem a ciência através da curiosidade, por isso recebe muitas escolas e vários jovens interessados nos assuntos abordados no Centro.

 

Biblioteca John Rylands vs Biblioteca Municipal Murilo Mendes

A Biblioteca John Rylands é uma obra-prima arquitetônica do Reino Unido. O local parece uma catedral, por conta do teto gigante e dos vitrais, e o acervo tem livros extremamente relevantes, como a versão mais antiga do Novo Testamento. A Biblioteca Municipal Murilo Mendes apresenta um acervo por doações da população de Juiz de Fora. Mais de 40 mil livros fazem parte do catálogo da biblioteca. O lugar também apresenta uma arquitetura belíssima, que lembra os tempos industriais da Manchester Mineira.

 

Catedral de Manchester vs Catedral de Juiz de Fora

Dois templos religiosos de respeito. Tanto a Catedral de Manchester quanto a de Juiz de Fora. Com uma arquitetura gótica, a Catedral de Manchester é a matriz da diocese anglicana. Reformada em duas oportunidades, a Catedral foi construída em 1215 e é um dos grandes pontos turísticos da cidade. Já a Catedral Metropolitana de Santo Antônio  se destaca pelas belas pinturas internas e por celebrações religiosas que movimentam Juiz de Fora. Localizada no centro da cidade, a igreja começou como uma capela no ano de 1741 e é considerada a primeira paróquia da cidade mineira.