Veja lista com os melhores filmes de 2018

11 dez | 13 minutos de leitura

Qual é o seu longa-metragem favorito deste ano?

O ano está terminando, então chegou a hora de fazermos as tão aguardadas retrospectivas. E uma que não pode faltar é aquela envolvendo os melhores filmes de 2018. Muitas produções levaram milhões de pessoas aos cinemas e foram responsáveis pela arrecadação de alguns bilhões de dólares. Resolvemos listar quais foram os nossos favoritos nesta matéria, e você confere abaixo os detalhes de cada um dos filmes.

É bom ressaltar que listamos aqueles que estrearam no Brasil em 2018, ou seja, alguns longas que são originalmente de 2017 foram citados. Veja abaixo e deixe nos comentários algum que ficou faltando (vale lembrar também que se algum filme lançado após a data desta publicação merecer um lugar na lista ele será adicionado).

Veja lista com os melhores filmes de 2018

A Forma da Água

Melhores Filmes de 2018 - A Forma da Água - Ombrelo

Direção: Guillermo del Toto

Data de Estreia: 01/02/2018

Sinopse: Década de 60. Em meio aos grandes conflitos políticos e transformações sociais dos Estados Unidos da Guerra Fria, a muda Elisa, zeladora em um laboratório experimental secreto do governo, se encanta com uma criatura fantástica mantida presa e maltratada no local. Para executar um arriscado e apaixonado resgate, ela recorre ao melhor amigo Giles e à colega de turno Zelda, em uma aventura que pode custar muito mais do que o seu emprego.

Justificativa para estar na lista: Vencedor do Oscar de Melhor Filme, A Forma da Água é extremamente emocionante e dramático. Para completar, tem uma trilha sonora fantástica e um visual impecável.

 

Viva – A Vida é uma Festa

Melhores Filmes de 2018 - Viva

Direção: Lee Unkrich

Data de Estreia: 04/01/2018

Sinopse: Miguel é um menino de 12 anos que deseja ser um músico famoso, mas precisa lidar com sua família que desaprova seu sonho. Determinado a virar o jogo, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos.

Justificativa para estar na lista: Sem dúvidas a melhor animação do ano e um dos melhores filmes da Pixar. Viva – A Vida é uma Festa nos fez rir, chorar e refletir no cinema, então é nome certo na lista.

 

Três Anúncios Para um Crime

Direção: Martin McDonagh

Data de Estreia: 15/02/2018

Sinopse: Inconformada com a ineficácia da polícia em encontrar o culpado pelo brutal assassinato de sua filha, Mildred Hayes decide chamar atenção para o caso não solucionado alugando três outdoors em uma estrada raramente usada. A inesperada atitude repercute em toda a cidade e suas consequências afetam várias pessoas, especialmente a própria Mildred e o Delegado Willoughby, responsável pela investigação.

Justificativa para estar na lista: Três Anúncios Para um Crime é o filme com as melhores atuações do ano. Não por acaso, Sam Rockwell e Frances McDormand levaram todas as premiações cinematográficas do início de 2018. Além disso, é um longa-metragem com um roteiro sensacional e mensagens fortes.

 

Trama Fantasma

Melhores Filmes de 2018 - Trama Fantasma

Direção: Paul Thomas Anderson

Data de Estreia: 22/02/2018

Sinopse: Nos anos 1950, Reynolds Woodcock é um renomado e confiante estilista que trabalha ao lado da irmã, Cyril, para vestir grandes nomes da realeza e da elite britânica. Sua inspiração surge através das mulheres que, constantemente, entram e saem de sua vida. Mas tudo muda quando ele conhece a forte e inteligente Alma, que vira sua musa e amante.

Justificativa para estar na lista: Paul Thomas Anderson é um dos diretores mais brilhantes de sua geração, e Trama Fantasma ratifica isso ainda mais. A sensibilidade e a carga dramática são excelentes, assim como a atuação do sempre genial Daniel Day-Lewis e como o belíssimo figurino.

 

The Square: A Arte da Discórdia

Melhores Filmes de 2018 - The Square

Direção: Ruben Östlund

Data de Estreia: 04/01/2018

Sinopse: Um gerente de museu está usando de todas as armas possíveis para promover o sucesso de uma nova instalação e decide contratar uma empresa de relações públicas. Porém, isso acaba gerando consequências infelizes e um grande embaraço.

Justificativa para estar na lista: Intenso, agressivo e memorável. The Square: A Arte da Discórdia não venceu o Oscar de Filme Estrangeiro, mas poderia muito bem conquistado o prêmio, já que foi muito comentado entre críticos e públicos. Apesar das duas horas e meia de duração, não é nem um pouco cansativo.

 

Me Chame Pelo Seu Nome

MELHORES FILMES DE 2018 - Me Chame Pelo Seu Nome

Direção: Luca Guadagnino

Data de Estreia: 18/01/2018

Sinopse: O jovem Elio está enfrentando outro verão preguiçoso na casa de seus pais na bela e lânguida paisagem italiana. Mas tudo muda com a chegada de Oliver, um acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai.

Justificativa para estar na lista: Me Chame Pelo Seu Nome venceu o Oscar de Roteiro Adaptado e ganhou milhões de fãs pelo mundo. A história conseguiu criar uma identificação forte com os espectadores, muito por conta das boas atuações dos protagonistas. Um filme necessário!

 

Lady Bird

Direção: Greta Gerwig

Data de Estreia: 15/02/2018

Sinopse: Christine McPherson está no último ano do colégio e o que mais deseja é fazer faculdade longe de Sacramento, Califórnia, ideia rejeitada por sua mãe. Lady Bird, como a garota de forte personalidade exige ser chamada, não se dá por vencida e leva o plano de ir embora adiante mesmo assim. Enquanto a hora não chega, ela se divide entre as obrigações estudantis no colégio católico, o primeiro namoro, típicos rituais de passagem para a vida adulta e inúmeros desentendimentos com a progenitora.

Justificativa para estar na lista: A melhor comédia de 2018 precisa estar na lista. Lady Bird é um filme sobre amadurecimento feminino que consegue ser muito divertido, apesar de ter uma carga dramática alta. Sem dúvida é o trabalho da vida da diretora Greta Gerwig.

 

O Nome da Morte

Direção: Henrique Goldman

Data de Estreia: 02/08/2018

Sinopse: Júlio Santana é um pai de família, homem caridoso e um orgulho para os seus pais. No entanto, ele esconde outra identidade sob a fachada exemplar: ele é um assassino profissional responsável por 492 mortes.

Justificativa para estar na lista: É válido ressaltar que o cinema nacional teve grandes produções em 2018, mas uma de minhas favoritas é O Nome da Morte. Apesar de ser inferior ao livro de Klester Cavalcanti, o filme que conta a história do assassino de aluguel Júlio Santana consegue prender a atenção. Vale a pena ser visto!

 

Pantera Negra

Direção: Ryan Coogler

Data de Estreia: 15/02/2018

Sinopse: Conheça a história de T’Challa, príncipe do reino de Wakanda, que perde o seu pai e viaja para os Estados Unidos, onde tem contato com os Vingadores. Entre as suas habilidades estão a velocidade, inteligência e os sentidos apurados.

Justificativa para estar na lista: Pantera Negra é o filme mais importante do ano, pelo menos do ponto de vista da representatividade. Mas além disso, possui um roteiro incrível, temáticas pertinentes, uma direção fantástica e um elenco espetacular. Filmaço!

 

Vingadores: Guerra Infinita

Direção: Anthony Russo e Joe Russo

Data de Estreia: 26/04/2018

Sinopse: Homem de Ferro, Thor, Hulk e os Vingadores se unem para combater seu inimigo mais poderoso, o maligno Thanos. Em uma missão para coletar todas as seis pedras infinitas, Thanos planeja usá-las para infligir sua vontade maléfica sobre a realidade.

Justificativa para estar na lista: O ápice do Universo Cinematográfico da Marvel, até o momento, chegou em 2018. Vingadores: Guerra Infinita é um dos melhores filmes de heróis de todos os tempos, e muito por conta do elenco estrelado e do bom desenvolvimento dos personagens, especialmente do vilão Thanos. Já estamos ansiosos para Vingadores: Ultimato

 

O Processo

Direção: Maria Ramos

Data de Estreia: 17/05/2018

Sinopse: O documentário mostra a crise política que afeta o Brasil desde 2013 sem nenhum tipo de abordagem direta, como entrevistas ou intervenções. Acompanhe imagens das votações e discussões que determinaram a destituição da presidente Dilma Rousseff.

Justificativa para estar na lista: Único documentário da lista, O Processo é um filme nacional que conta a história do Impeachment sofrido pela presidenta Dilma Rousseff em 2016. E somente com imagens reais do processo, sem narrações.

 

Infiltrado na Klan

Direção: Spike Lee

Data de Estreia: 22/11/2018

Sinopse: Em 1978, Ron Stallworth, um policial negro do Colorado, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunicava com os outros membros do grupo por meio de telefonemas e cartas, quando precisava estar fisicamente presente enviava um outro policial branco no seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron se tornou o líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.

Justificativa para estar na lista: Em tempos de intolerância, Infiltrado na Klan é um filme que precisa ser disseminado. Spike Lee, diretor da produção, apresenta uma história intrigante, divertida e improvável que foi baseada em fatos. Um longa-metragem feito para dar vários socos no estômago.

 

Hereditário

Direção: Ari Aster

Data de Estreia: 21/06/2018

Sinopse: Após a morte da reclusa avó, a família Graham começa a desvendar algumas coisas. Mesmo após a partida da matriarca, ela permanece como se fosse uma sombra sobre a família, especialmente sobre a solitária neta adolescente, Charlie, por quem ela sempre manteve uma fascinação não usual. Com um crescente terror tomando conta da casa, a família explora lugares mais escuros para escapar do infeliz destino que herdaram.

Justificativa para estar na lista: Hereditário é o grande filme de terror do ano. Mais do que isso, é um dos melhores filmes de 2018. Com grandes atuações e uma edição fantástica, consegue prender e assustar o público, e sem perder credibilidade.

 

Bohemian Rhapsody

Direção: Bryan Singer

Data de Estreia: 23/10/2018

Sinopse: Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon formam a banda de rock Queen em 1970. Quando o estilo de vida agitado de Mercury começa a sair de controle, o grupo precisa encontrar uma forma de lidar com o sucesso e os excessos de seu líder.

Justificativa para estar na lista: Apesar de ser meio tendencioso e omisso em alguns momentos, Bohemian Rhapsody é muito empolgante. As músicas do Queen ficam ainda melhores no cinema, e a atuação de Rami Malek como Mercury consegue ser convincente.

 

Buscando…

Direção: Aneesh Chaganty

Data de Estreia: 20/09/2018

Sinopse: David Kim se desespera quando sua filha de 16 anos desaparece e as investigações policiais não levam a lugar nenhum. Decidido a descobrir o paradeiro da filha, ele usa o computador da menina para vasculhar suas fotos e vídeos em busca de pistas.

Justificativa para estar na lista: Fazer um filme de Screenlife não é uma tarefa fácil, e Buscando… parece ser o melhor desse estilo, pelo menos até agora. Ao misturar a tecnologia com um suspense da melhor qualidade, o filme se torna uma das melhores produções do ano, e com certeza uma das mais trabalhosas.

 

O Primeiro Homem

Direção: Damien Chazelle

Data de Estreia: 18/10/2018

Sinopse: O astronauta estadunidense Neil Armstrong embarca na histórica e perigosa jornada à Lua em 1969.

Justificativa para estar na lista: Damien Chazelle não manteve o nível de Whiplash e La La Land em O Primeiro Homem, mas ainda assim fez um ótimo filme. Tecnicamente o longa é impecável, especialmente nas cenas da Lua. Isso sem falar de Ryan Gosling. O ator tem uma atuação muito boa, que já vale o ingresso.

 

Nasce uma Estrela

Direção: Bradley Cooper

Data de Estreia: 11/10/2018

Sinopse: A jovem cantora Ally ascende ao estrelato enquanto seu parceiro Jackson Maine, um renomado artista de longa carreira, cai no esquecimento por problemas com o álcool. Os momentos opostos acabam por minar o relacionamento amoroso dos dois.

Justificativa para estar na lista: “O filme da Lady Gaga”. Assim ficou conhecido Nasce uma Estrela, pelo menos em um primeiro momento. No entanto, o grande astro do filme é Bradley Cooper. Diretor e protagonista da produção, Cooper rouba a cena e já merece indicações ao Oscar 2019 como diretor e ator. Gaga também deve ser indicada, mas o papel não exigiu muito da talentosa cantora.

 

Ilha de Cachorros

Direção: Wes Anderson

Data de Estreia: Atari Kobayashi é um garoto japonês de 12 anos de idade. Ele mora na cidade de Megasaki, sob tutela do corrupto prefeito Kobayashi. O político aprova uma nova lei que proíbe os cachorros de morarem no local, fazendo com que todos os animais sejam enviados a uma ilha vizinha repleta de lixo. Mas o pequeno Atari não aceita se separar do cachorro Spots. Ele convoca os amigos, rouba um jato em miniatura e parte em busca de seu fiel amigo. A aventura vai transformar completamente a vida da cidade.

Sinopse: 14/06/2018

Justificativa para estar na lista: Wes Anderson voltou aos cinemas em 2018 para lançar a animação Ilha de Cachorros. Como de costume, o cineasta não decepcionou e fez mais um grande filme. É impossível que Ilha de Cachorros não esteja entre os cinco indicados ao Oscar de Melhor Animação em 2019.

 

Os Incríveis 2

Direção: Brad Bird

Data de Estreia: 28/06/2018

Sinopse: A Mulher Elástica entra em ação para salvar o dia, enquanto o Sr. Incrível enfrenta seu maior desafio até agora: cuidar dos problemas de seus três filhos.

Justificativa para estar na lista: Ainda falando de animações, quem roubou a cena foi Os Incríveis 2. Quatorze anos após o primeiro filme, a Pixar estreou a continuação e não decepcionou. Ao contrário de Procurando Dory, Os Incríveis 2 apresenta uma ótima narrativa, que agrada adultos e crianças. Também vai estar no Oscar!

 

Jogador Nº1

Direção: Steven Spielberg

Data de Estreia: 29/03/2018

Sinopse: Em 2044, Wade Watts, assim como o resto da humanidade, prefere a realidade virtual do jogo OASIS ao mundo real. Quando o criador do jogo, o excêntrico James Halliday morre, os jogadores devem descobrir a chave de um quebra-cabeça diabólico para conquistar sua fortuna inestimável. Para vencer, porém, Watts tem de abandonar a existência virtual e ceder a uma vida de amor e realidade da qual sempre tentou fugir.

Justificativa para estar na lista: O filme das referências em 2018 foi Jogador Nº 1. Steven Spielberg provou que continua sabendo fazer ótimos blockbusters, e dessa vez inovou no visual e na quantidade de easter eggs. Uma experiência incrível!

 

Um Lugar Silencioso

Direção: John Krasinski

Data de Estreia: Em uma fazenda nos Estados Unidos, uma família do Meio-Oeste é perseguida por uma entidade fantasmagórica assustadora. Para se protegerem, eles devem permanecer em silêncio absoluto, a qualquer custo, pois o perigo é ativado pela percepção do som.

Sinopse: 05/04/2018

Justificativa para estar na lista: Um Lugar Silencioso é um filme com atuações consistentes, uma premissa improvável e um desenrolar angustiante. Ou seja, não tinha como dar errado. Ponto para o diretor John Krasinski, que já está trabalhando na continuação.

 

Missão Impossível – Efeito Fallout

Direção: Christopher McQuarrie

Data de Estreia: 26/07/2018

Sinopse: Em uma perigosa tarefa para recuperar plutônio roubado, Ethan Hunt opta por salvar sua equipe em vez de completar a missão. Com isso, armas nucleares caem nas mãos de agentes altamente qualificados e que pertencem a uma rede mortal que deseja destruir a civilização. Agora, com o mundo em risco, Ethan e sua equipe da IMF são forçados a aliar-se a um obstinado agente da CIA.

Justificativa para estar na lista: O ano contou com muita ação nos cinemas, e o melhor desse estilo foi Missão Impossível – Efeito Fallout. Tom Cruise continua muito bem como Ethan Hunt, e dessa vez o roteiro ajuda muito o trabalho do ator. Algumas coisas não são muito satisfatórias no filme, mas elas ficam esquecidas diante das grandes cenas de ação.