Casal mineiro dá volta ao mundo e lança livro sobre experiências

13 ago | 7 minutos de leitura

Expedição Extremos te leva de carona para conhecer o mundo 

Quase todo mundo já falou a frase: “Que vontade de largar tudo e dar a volta ao mundo!”. Sim, sabemos que esse é o sonho de muita gente por ai, e claro que poucas pessoas realmente fazem isso.

Mas tem gente que faz!

Sabrina Chinelato e Henrique Fonseca, ela de Juiz de Fora e ele de Caratinga, deixaram tudo para trás e correram para realizar um sonho.

Eles se conheceram em 2012 em um desfile de moda. Na época, Henrique, que é economista, trabalhava no ramo de vestuário e Sabrina estava trabalhando no evento, ainda no segundo ano da faculdade de Jornalismo. Depois de horas de conversa sobre cinema e muitos cupcakes, foi amor a primeira vista. Hoje, Henrique, com 32 anos, e Sabrina, 25, estão no Marrocos.

Eles venderam tudo e foram atrás do sonho.

O projeto Terra Adentro começou em 2014, com o objetivo de documentar as viagens do casal. Mas eles afirmam: “O Terra Adentro é o nosso estilo de vida, apaixonado por aventura“. Sabrina e Henrique dizem que perceberam que possuíam muitas coisas em comum, inclusive a vontade de ir além. “Este espírito inquieto nos levou à nossa primeira aventura juntos, uma viagem de quarenta dias de carro até Ushuaia e Deserto do Atacama. Quando voltamos, sabíamos que não éramos mais os mesmos e aquela vontade de seguir por um caminho diferente ficou ainda maior,” diz o casal.

Em 2015, o casal partiu para a segunda aventura juntos. Rumo a uma viagem de 15 mil quilômetros de carro pelo Brasil e com o planejamento inicial para uma volta ao mundo, a dupla voltou para a casa com uma escolha a fazer: casa ou mundo. Escolheram mundo. Depois de muito planejamento, mais de R$2 mil gastos com documentos, eles foram. O objetivo é visitar cerca de 75 países nos cinco continentes em três anos e meio de viagem.

Eles partiram rumo ao mundo em 2016, com o objetivo de visitar alguns dos lugares mais remotos dos cinco continentes. Isso tudo em apenas três anos e meio. O dinheiro veio do trabalho, da venda de objetos, como carro e móveis, tudo para tornar esse sonho realidade.

Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala, Belize, México, Estados Unidos, Canadá, Escócia, Islândia, Irlanda, Holanda, Alemanha, Itália, Croácia. Sim. É isso tudo mesmo.

Pôr do sol na Cordilheira dos Andes, Peru (Foto: Terra Adentro)

O mochileiro 

Para cruzar os países e continentes, eles contam com o bravo amigo Mochileiro. Um Land Rover Defender 110, ano 2003 e motor TDI. Para escolher o carro, eles passaram mais de um ano e meio pesquisando e conversando com outros viajantes. O sonho era construir um motorhome, mas o casal conta que o custo de construir uma casa sobre rodas no Brasil é um luxo para poucos. “Quando eliminamos a opção de motorhome, nossas opções de carro se reduziram consideravelmente. Precisávamos de um carro com espaço interno suficiente para montarmos uma “pequena casa”, com uma estrutura básica de cozinha e armários e que fosse extremamente confiável. Delineada todas estas necessidades do projeto, fomos conduzidos, de forma não intencional, em direção à Land Rover Defender 110″, diz Sabrina e Henrique.

Eles confessam que o Mochileiro foi um tiro no escuro. Nunca tinham dirigido um Land Rover, mas as opções eram poucas. “Talvez, se tivéssemos condições financeiras de construir um motorhome, teríamos optado por outro veículo. Talvez, não. Hoje, mais adaptados ao carro, sentimos que acertamos o alvo, ainda que existam inúmeros outros carros ideais para uma volta ao mundo ou para uma grande expedição”, dizem.

Península Valdés, Argentina (Foto: Terra Adentro).

Perguntas e mais perguntas

É claro que não perdemos a oportunidade de conversar com o casal aventureiro. A primeira coisa que perguntamos foi a pior situação que já passaram na Expedição. “Já tivemos várias situações desagradáveis, como o dia em que fomos confundidos pela polícia peruana com outras pessoas, o que nos gerou bons problemas, quando demos de cara com um urso e seu filhote em uma trilha pelas florestas do Canadá e quando nos perdermos nas estradas da Amazônia Colombiana, terra dos revolucionários das FARC”, conta o casal.

Sobre o planejamento financeiro e dinheiro, o casal é bem transparente. “Mantemos alguns trabalhos durante a viagem, exatamente para viabilizarmos as nossas despesas enquanto estamos na estrada. Atualmente, fazemos trabalhos fotográficos, de design e de assessoria de comunicação, em paralelo com a venda do nosso primeiro livro – Terra Adentro Entre os Extremos das AméricasCertamente, se tivéssemos que juntar todo o dinheiro para uma viagem de 4 anos pelo mundo, ainda estaríamos em casa. Assim, estes trabalhos são fundamentais para alcançarmos os nossos sonhos“, explica o casal.

Dizem que brasileiro está em todo lugar né?! O casal diz que já encontraram vários brasucas pelo caminho. “Sempre temos encontrado alguns brasileiros que moram nos países em que passamos e outros viajando e realizando os seus sonhos. Muitos nos convidam para ficarmos na casa deles e, desta forma, vamos fazendo bons amigos brasileiros pelo caminho, dizem.

Perguntamos também, qual país eles estavam mais ansiosos para conhecerem. Eles contam: “Na primeira etapa de nossa Volta ao Mundo de carro, as Américas, estávamos com grande ansiedade para chegarmos no norte do Canadá e Alasca, principalmente por conta do desafio que era chegar até lá. Agora, estamos contando os dias para conhecer a Namíbia e Botswana, na África”.

Revelstoke, Canadá (Foto: Terra Adentro)

Banho, lembrancinhas e alimentação

Sobre alimentação, o casal aventureiro conta que sempre experimentam as comidas locais, pois faz parte da experiência de viver intensamente a cultura do local que eles passam. O casal, respondendo perguntas pelo Instagram, contaram que o cardápio varia muito de acordo com o país. “Aproveitamos os ingredientes que cada local oferece. Além disso, comprar produtos locais e típicos é sempre mais barato e ajuda a reduzir as despesas com alimentação“, explica Sabrina.

E se você está se perguntando se eles compram as lembrancinhas, nós também perguntamos. “Muitas vezes, dá aquela vontade de comprar artesanatos grandes e muito bonitos, porém sabemos que, além do dinheiro apertado, o nosso espaço também é muito limitado. Assim, desde que começamos a viagem, definimos que só compraríamos pequenas lembranças, como imãs, broches e etc”, dizem.

E o banho? Um seguidor também perguntou sobre isso. Sabrina respondeu: “O tempo máximo sem tomar banho foram 5 dicas. Foi na Patagônia, onde as temperaturas eram muito baixas e o vento tão forte que não conseguíamos tomar nem banho de caneca fora do carro. Estávamos em uma região bem isolada e a primeira oportunidade foi quando encontramos um posto de gasolina com chuveiro, e mesmo a água sendo super gelada, nós encaramos“.

Perguntamos também, como será os planos após a expedição. “Sempre conversamos sobre este assunto, mas tentamos deixá-lo distante, de modo que não atrapalhe ou interfira em nosso dia a dia na estrada. Sabemos que esta é uma preocupação recorrente de todo viajante, mas buscamos pensar o mínimo nesta situação e deixar as portas se abrirem com o tempo, nos mostrando o caminho que devemos trilhar. No momento, nosso desejo é cultivarmos o Terra Adentro para o futuro, de modo a transformar tudo isto que estamos vivendo uma boa oportunidade de negócios no longo prazo, explica Sabrina e Henrique. 

 

O top 5 de destinos do casal é (POR ENQUANTO): 

1 – Patagônia;

2 – O território Canadense do Yukon;

3 – Os Andes Peruanos;

4 – Nicarágua; 

5 – Islândia. 

 

Três dicas de países para quem nunca foi na Europa (pergunta de seguidor):

Islândia: É o país com a maior diversidade de paisagens incríveis que já conhecemos;

Escócia: Uma mistura perfeita para quem gosta de história e natureza;

Croácia: Um destino barato na Europa com praias maravilhosas e e cidades medievais.

O casal lançou o primeiro livro: “Terra Adentro: Entre os Extremos das Américas”, que narra a primeira etapa da volta ao mundo de carro, do Ushuaia ao Alaska. Eles também montaram um guia de planejamento de viajante de carro, para auxiliar novos aventureiros nas estradas. Você pode conferir mais detalhes no site do Terra Adentro.

 

 

Leia mais

Conheça a história da juiz-forana Martha Halfeld, juíza que trabalha na ONU

Saiba como descartar corretamente o lixo eletrônico em Juiz de Fora