10 Curiosidades sobre a banda Skank

04 jul | 3 minutos de leitura

Após 27 anos de sucesso, banda mineira permanece no coração dos fãs. 

Skank é aquela banda brasileira que muita gente carrega no peito desde que era muito novo. Com 27 anos de estrada, não conhecer uma música da banda é quase improvável. As mais tradicionais como “Garota Nacional“, “É Uma Partida de Futebol” e “Jackie Tequila” viraram certeiras para algumas ocasiões, como festas, happy hour e até matérias jornalísticas de futebol, usando “É Uma Partida de Futebol”. Elas são sucessos em todos os shows e todo mundo sabe cantar.

No próximo sábado, 07 de julho, Juiz de Fora recebe Skank e Biquíni Cavadão para um show eletrizante que promete agitar a cidade. Para fazer aquele aquecimento que todos os fãs adoram, separamos 10 curiosidades sobre a banda que você, às vezes, não sabia.

Confira: 

 

Resultado de imagem para skank gif banda

 

1 – O nome da banda, na verdade, era “Easy Skanking”, inspirado numa música de Bob Marley. Mas os rapazes decidiram mudar o nome para “Skank”, que é o nome dado a um ritmo jamaicano.

2 – A FIFA incluiu “É uma Partida de Futebol” no disco oficial da Copa do Mundo de 1998.

3 – Os integrantes do Skank são tão fanáticos por futebol que, no começo de carreira, eles costumavam realizar seus shows vestindo as camisas de seus times favoritos. Haroldo Ferreti e Lelo Zaneti torcem para o Atlético-MG, e Samuel Rosa para o Cruzeiro.

4 – A música “É Uma Partida de Futebol” se tornou uma das músicas mais tocadas nas rádios e emplacou um dos clipes de maior sucesso na TV brasileira na época. O vídeo foi gravado no Mineirão, em março de 1997, quando Atlético e Cruzeiro cumpriam tabela pela última rodada da primeira fase do campeonato mineiro. O jogo terminou em 1×1.

 

5 – Samuel Rosa é formado em Psicologia e o tecladista Henrique Portugal se formou em economia.

6 – O Skank foi o primeiro grupo nacional a mixar um álbum no estúdio Abbey Road, em Londres, que já recebeu ícones da música como Beatles, Pink Floyd, Blur e Oasis.

7 – O sucesso “Garota Nacional” foi tão grande que a música chegou a liderar o ranking da Billboard na Espanha por três semanas em 1997. Com ‘O samba Poconé’, o Skank fez sua primeira turnê fora do Brasil, tocando em 14 países, dentre eles, Portugal, Espanha, Suíça, França, Itália e Alemanha.

8 – Após 20 anos, a banda regravou o álbum “Samba Poconé”, que marcou a reviravlta na carreira do grupo. O álbum original é um dos três discos mais vendidos da história da música brasileira e também da banda, com quase dois milhões de cópias vendidas. Comemorando os 20 anos de lançamento, a edição especial inclui, além do álbum original, dois discos bônus com gravações de ensaios, demos, remixes e novas versões. O álbum está disponível no Spotify:

9 – Nando Reis é autor de diversas músicas que ficaram famosas na voz de Samuel Rosa, como “Resposta” e “Sutilmente“. Nando também colaborou na composição de “Dois Rios” e “É Uma Partida de Futebol“.

10 – O grupo já passou por um susto enorme! Em 2009, quando a banda voltava de um show na cidade de Capelinha, Minas Gerais, o avião em que os músicos estavam sofreu uma pane e a porta da aeronave se descolou e caiu após cinco minuto de voo. O avião levava nove pessoas: o piloto, copiloto, o empresário, o produtor, segurança e os quatro integrantes do Skank. Após o incidente, o piloto precisou voltar e pousar na mesma pista da qual havia decolado. Ninguém se feriu.

Moradores da cidade de Capelinha acharam a porta. (Foto: Aldair Gomes de Almeida/Rádio Aranãs FM)

BÔNUS:

A marca de cerveja Krug Bier criou um rótulo de uma garrafa com o nome da banda, cervejas Skank Altbier, e os integrantes participaram da fabricação do produto. A cerveja, lançada em 2015, foi premiada no World Beer Awards 2017, um dos principais concursos cervejeiros do mundo. Dessa forma, a cerveja Skank Altbier foi eleita a melhor do Brasil em seu estilo.

Cerveja Skank Altbier

Leia mais

Como anda o cenário do Rock no Brasil

Antuérpia Rock Festival – Skank e Biquíni Cavadão

Férias de Julho: o que fazer em Juiz de Fora