13 benefícios que o ciclismo pode trazer para sua saúde

14 mar | 3 minutos de leitura

Está marcada para este domingo, 18, às nove da manhã, a terceira edição do Passeio Ciclístico Unimed Juiz de Fora. O evento, que é parte das comemorações de 45 anos da cooperativa, conta com percurso de 9 km. O Hospital Unimed, no bairro Salvaterra, vai ser o local de largada e de chegada dos ciclistas, que pedalarão até a Avenida Ibitiguaia, no Santa Luzia. Para te encorajar a clicar logo neste link e a fazer sua inscrição – gratuita -, nós elencamos alguns motivos que provam que o ciclismo pode fazer mais bem ao seu corpo do que você imaginava:

 

Ajuda no equilíbrio

Primeiramente, o ciclismo ajuda a regular o equilíbrio e a coordenação do seu corpo.

 

Aumenta a concentração

Ao pedalar, a circulação do sangue do corpo melhora significativamente, o que estimula o cérebro e melhora a capacidade de concentração.

 

Combate dores nas costas

Os movimentos feitos em uma bicicleta, assim como a postura do ciclista, fazem com que os músculos inferiores sejam estimulados. Isso reforça a coluna vertebral, pode diminuir dores nas costas e evitar problemas maiores.

 

Deixa mais feliz

A prática de esportes e exercícios físicos faz com que a endorfina seja liberada pelo organismo. Ela faz com que você se sinta mais descontraído(a) e feliz. Além disso, andar de bike é uma boa oportunidade de encontrar pessoas queridas.

 

Diminui o risco de câncer

Estudos mostram que as chances de um câncer aparecer em praticantes de atividades físicas, de idades precoces e médias, são menores do que em pessoas sedentárias.

 

Emagrece

O ciclismo é uma ótima opção de exercício para queimar calorias. E aqueles praticantes que intercalam ritmo acelerado com pedaladas mais lentas podem se beneficiar até três vezes mais do que os que mantêm constância, segundo especialistas.

 

Fortalece o sistema imunológico

Andar de bicicleta estimula a criação de glóbulos brancos, ou leucócitos. Eles combatem e eliminam microrganismos e estruturas químicas estranhas ao nosso corpo.

 

Melhora a respiração

Com o esforço físico, as capacidades física e cardíaca são melhoradas, o que também beneficia a respiração.

 

Melhora a performance sexual

Com a tonificação dos vasos das pernas, a irrigação sanguínea dos órgãos genitais passa a ser mais intensa. Isso contribui com a melhoria da ereção masculina e com o aumento da lubrificação feminina.

 

Melhora a qualidade do sono

Pessoas sedentárias que sofriam de insônia passaram a praticar o ciclismo por 20 ou 30 minutos diários, em uma pesquisa feita na Universidade de Stanford (Estados Unidos). O tempo necessário para que elas adormecessem caiu pela metade. Enquanto isso, elas ganharam cerca de uma hora de sono.

 

Protege o coração

Os batimentos são acelerados durante o ciclismo, o que exercita o coração e melhora a função cardiovascular. Além disso, praticar diariamente a atividade pode diminuir em 50% os riscos de doenças cardíacas, segundo estudos da Universidade de Purdue (EUA).

 

Reduz o estresse

Pedalar regularmente reduz os níveis percebidos de estresse e ajuda a relaxar. Ansiedade, depressão e outros problemas psicológicos também podem ser combatidos.

 

“Rejuvenesce”

Um ciclista regular tem a saúde de alguém 10 anos mais jovem, segundo estudos. Uma boa, não?

 

A expectativa para o Passeio Ciclístico Unimed Juiz de Fora é de 500 ciclistas presentes. Ah, e uma programação bem diversificada está sendo preparada, com prêmios, sorteios de brindes e homenagens às mulheres entre os atrativos. O encontro, parceria com a Bike School, tem como apoiadores: TerraBike, Grupo Solar, Buena Vista Café, Espaço Fit, Food Jam, Gy Eventhos, ERT Cycle Sport, Specialized e Vita Sport.

Outras informações você encontra no site da Unimed Juiz de Fora.

 

Fontes: Ativo | Sportregras | Portal da Educação Física | Bikedica | Fortíssima