13 Comerciais que marcaram época

03 ago | 5 minutos de leitura

Aqueles jingles que nunca esquecemos 

 

Nem precisa ser um jingle, mas se o comercial chamar a atenção do público, com certeza ele vai ficar na memória, seja pela música, personagens ou talvez até uma frase.

Para alegrar seu dia, te deixar com muita nostalgia e te fazer se sentir mais velho, listamos as 13 propagandas que marcaram época.

 

1 – O primeiro sutiã a gente nunca esquece

Em 1987 foi ao ar o comercial produzido pela agência de Washington Olivetto, um dos publicitários mais conhecidos do Brasil. A produção custou apenas R$ 86 mil, na moeda de hoje, e a atriz Patrícia Luchesi, que tinha apenas 11 anos na época, se tornou reconhecida no país.

 

2 – Bombril e o garoto propaganda

Aposto que você já viu ou ouviu falar dessa. Carlos Moreno, o garoto propaganda da marca, ficou no posto de 1978 a 2004. Em 2007 voltou a ser o garoto propaganda de Bombril, exercendo essa função até 2011.

 

3 – Os mamíferos da Parmalat

Em 1996 a Parmalat conquistou o Brasil com os mamíferos do comercial. A crianças, entre 03 e 04 anos de idade, vestiram roupas de pelúcia imitando mamíferos. Em 1998 e 99 a empresa lançou uma promoção que virou sucesso nacional. O cliente tinha que juntar 20 códigos de barras de produtos Parmalet e com mais R$ 8,00 poderia trocar por um bichinho de pelúcia da série mamíferos.

 

4 – Não é nenhuma Brastemp

A campanha foi criada em 1992 e o nome original é “Não tem Comparação”,mas ficou conhecida como “Não é assim uma Brastemp. Ela ficou famosa como “campanha da poltrona, já que o móvel era constante nos vídeos. Arthur Kohl e Wandi Doradiotto se tornaram a cara da publicidade. Se você ouvir alguém usando esse termo, já sabe o motivo.

O bom é que as marcas, de um tempo para cá, estão revivendo os comerciais, dando toques modernos, assim como a Brastemp fez. Em 2017, a dupla original voltou ao cenário e, com uma jogada bacana, usaram famosos brasileiros que viraram memes. O comercial ficou igual uma Brastemp.

5 – Compre Batom!

E pode colocar muitas exclamações na frase “Compre Batom!!!!!!!!!!”. Essa era a intensão. Em meados dos anos 80, a Garoto lançou o comercial, que não agradou muita gente. Depois de algum tempo, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) mudou o código que regulamenta a propaganda brasileira, impedindo que propagandas similares a do Batom fossem ao ar.

 

6 – Natal Coca Cola

Era lindo! Sempre que estava chegando perto do Natal, a Coca Cola vinha com seus comerciais fofos, cheio de gente com roupa de frio, que não tinha muito sentido aqui no Brasil, mas entrávamos no clima do mesmo jeito. Você já viu o caminhão da Coca Cola? Já saiu correndo atrás dele? Já pegou as balas que o Papai Noel jogava?

https://www.youtube.com/watch?v=gsJ28sFmCw0

 

7 – Quer pagar quanto?

Sabe a expressão “Foi um tiro no pé”? Isso aconteceu com as Casas Bahia. Em 2001, a marca colocou no ar o comercial com o slogan: “Quer Pagar Quanto?” só que não imaginaram o que poderia acontecer. Um consumidor, após fazer suas compras em uma das lojas das Casas Bahia, dirigiu-se ao caixa e disse “Quero pagar apenas 10 reais pelos produtos adquiridos” respondendo a pergunta que era feita durante o comercial. A empresa teve que responder uma série de processos, pagou indenizações, foi obrigada a vender os produtos pelo preço que os clientes queriam pagar e cancelou a campanha.

 

8 – Tio da Sukita 

Em 1999, a Sukita chegou de roupa nova, visual diferente, moderno e voltado para o público jovem. Apostando no bom humor, a marca usou a campanha do Tio da Sukita para dar essa cara jovem ao produto.

 

9 – Experimenta, experimenta, experimenta, experimenta, experimenta, experimenta, experimenta

Em 2003 a marca Schincariol lançou a Nova Schin, que o objetivo de deletar de vez a cerveja que levava o nome completo da empresa. A campanha contou com a presença de Thiago Lacerda, Alinne Moraes, Fernanda Lima, Luciano Huck e o principal deles: o cantor e compositor Zeca Pagodinho, que antes do comercial era fiel a Brahma.

 

10 – Dolly, Dolly guaraná Dolly

O refrigerante não é muito comum em Juiz de Fora, mas a música, não tem como negar, fica na cabeça. O comercial ainda conta com o mascote, o Dollynho. Você já experimentou Dolly?

 

11 – Amoeba

O comercial da Amoeba é mais recente, mas tenho certeza que muita gente sabe, pelo menos, o final da música.

 

12 – Danette

Alguém mais se surpreendeu quando viu o nadador Gustavo Borges tomando Danette na piscina? O comercial foi ao ar em 2003.

 

13 – Pipoca com Guaraná 

Em 1991, a comercial Pipoca com Guaraná ganhou o Brasil e é considerado um dos cases de sucesso do país. A campanha foi criada pela DM9DDB e produzido pela MCR.

 

Sugestão de nossos leitores

Banco Bamerindus

Apesar do sucesso, o Bano acabou falindo. Mas pelo menos, os comerciais valerem.

 

Varig – Final de Ano

Recebemos a dica de que os comerciais da Varig de final de ano são bem bacanas. Então, fica a dica. O comercial que selecionamos, foi ao ar em 1989 e teve participação de coral de funcionários da empresa aérea.

 

Na Cama com Pijama

O comercial da Honda foi ao ar em 1994.

 

Tortuguita

Criando o bordão “Estúpida”, o comercial foi ao ar em 1996.

 

Brahma

“Refresca até pensamento” foi ao ar em 2000.

 

Leia mais 

Pernalonga! Leia curiosidades sobre o personagem

Como é feito um filme? Confira as etapas fundamentais

Calvin Klein, a polêmica e o sucesso de uma marca