ANIVERSÁRIO RÁDIO CIDADE: a chegada dos temidos 27 anos

20 nov | 5 minutos de leitura

Alguns famosos nos abandonaram com essa idade

Nessa sexta-feira, 23, a Cidade FM, rádio mais Rock’n’roll de Juiz de Fora completa 27 anos, uma idade bem complicada no meio roqueiro. Isso porque muitos artistas icônicos desse gênero musical morreram exatamente com essa idade. Ainda bem que com a nossa rádio favorita é bem diferente, não é?

Mas agora vamos fazer uma bela homenagem aos rockstars que fizeram a nossa vida melhor com músicas marcantes, que sempre estiveram presentes na programação da Rádio Cidade. Uma pena terem nos deixado tão cedo…

 

Robert Johnson

Resultado de imagem para Robert Johnson

Apesar das poucas canções gravadas, ele influenciou diversos artistas como Muddy Waters, Eric Clapton, Led Zeppelin entre outros músicos. Devido à sua habilidade no modo como tocava, especulava-se que o guitarrista teria feito um pacto com o diabo.

Considerado um dos pioneiros do Blues, Johnson foi envenenado pelo dono do bar onde se apresentava. Incomodado pelo flerte do músico com a sua esposa, o comerciante preparou uma dose de whisky com estricnina. Johnsou conseguiu resistir ao envenenamento, mas uma pneumonia o levou a óbito 3 dias depois, em 16 de agosto de 1938.

 

Brian Jones

Resultado de imagem para brian jones rolling stones

O artista foi um dos membros fundadores dos Rolling Stones. Versátil, Jones tocava diversos instrumentos, porém, na banda, assumiu o posto de guitarrista. Talentoso e criativo, mas adepto à famosa tríade sexo, drogas e rock’n’roll, seu estilo de vida extravagante fez com que saísse dos Stones em junho de 69. Menos de um mês depois, em 8 de julho, foi encontrado afogado na piscina de sua casa.

 

Jimi Hendrix

Resultado de imagem para Jimi Hendrix

Considerado o maior guitarrista de todos os tempos em praticamente toda lista do gênero, ele era inovador na maneira de tocar e foi pioneiro na experimentação de efeitos usados até hoje. Faleceu em 18 de setembro de 1970, em Londres. Segundo as publicações da época, Hendrix morreu asfixiado pelo próprio vômito após retornar de uma festa com sua namorada, onde teria tomado altas doses de remédio para dormir.

Uma teoria dá conta de que seu empresário teria contratado um grupo para invadir o quarto do hotel do músico e forçá-lo a ingerir vinho e sonífero em grande quantidade. O motivo seria um seguro de vida no valor de U$2 milhões que o empresário receberia.

 

Janis Joplin

Resultado de imagem para Janis Joplin

A texana Janis Lyn Joplin causou furor com sua voz potente no final dos anos 1960. A Rainha do Rock’n’Roll misturava blues e soul em suas canções psicodélicas. Mas, assim como boa parte do Clube dos 27, Joplin enfrentou problemas com drogas. Acabou passando pelo Brasil em fevereiro de 1970 com o intuito de se livrar do vício em heroína.

Em 4 de outubro do mesmo ano, o empresário de sua banda, John Cooke, cansado de esperar por Janis no estúdio onde gravaria uma canção, foi até o hotel e acabou encontrando a cantora já morta em seu quarto. Exames confirmaram a morte por overdose de heroína.

 

Jim Morrison 

Resultado de imagem para jim morrison

Jim Morrisson foi um dos mais importantes artistas de sua geração. Ele se considerava, antes de tudo, um poeta, apesar de sua notoriedade como vocalista do The Doors. Suas canções eram recheadas de elementos esotéricos e psicodélicos, fruto – em grande parte – dos alucinógenos dos quais fazia uso constante.

Suas apresentações performáticas e excêntricas, quase rituais, rendeu-lhe alguns problemas com a justiça, o que abriu brecha para a teoria de que Morrison teria sido assassinado pelo governo dos Estados Unidos. Já outros fãs acreditam que Jim fingiu sua morte para ter uma vida normal, longe dos holofotes da grande mídia.

O fato é que o roqueiro nos deixou em 3 de julho de 1971. Ele foi encontrado morto na banheira do seu apartamento em Paris, em razão de um ataque cardíaco provocado pelo consumo excessivo de drogas. Mas a causa não foi confirmada, já que o corpo não passou por exames.

 

Kurt Cobain

O cantor ficou conhecido por difundir o Grunge com sua banda, o Nirvana, abrindo caminho para outros grupos igualmente importantes como Pearl Jam, Alice in Chains e Soundgarden. Mas o sucesso mundial incomodava o tímido músico, que recorria ao uso de drogas como fuga.

Durante sua vida conturbada, foram inúmeros os casos de Kurt envolvendo drogas, remédios e até armas. O vício em heroína, aliado à depressão, ajudou a levar Kurt ao suicídio. Seu corpo foi encontrado na sua própria casa em 8 de abril de 1994, ao lado de uma espingarda e um bilhete de despedida. Laudos apontaram que sua morte ocorrera três dias antes, pela concentração de heroína e valium em seu sangue.

 

Amy Winehouse

A britânica foi uma das mais potentes vozes dos anos 2000, trazendo o Soul, Jazz e R&B de volta à grande mídia, após anos em segundo plano. Seu talento musical levou-a dos pequenos bares e pubs rapidamente ao estrelato mundial. Mas à medida que crescia no cenário da música, Amy também começava a virar manchete pela vida desregrada com uso de álcool e drogas, com casos frequentes de internação em clínicas de reabilitação. Sua morte ocorreu em 23 de julho de 2011 por uma intoxicação alcoólica após um período de abstinência.

 

Segue o jogo (e o show)

Resultado de imagem para ozzy osbourne mick jagger

Apesar das perdas de tantos artistas ocorridas precocemente, o Rock continua um sobrevivente, firme e forte, como ferramenta de entretenimento, cultura e protesto. Taí o Keith Richards, Ozzy Osbourne, Mick Jagger, Paul McCartney, Steven Tyler e tantos outros dinossauros que não nos deixam mentir. Vão-se as pessoas, ficam seu legado e sua arte. Vida longa ao Rock’n’roll! E vida longa à Rádio Cidade.

 

Aniversário da Cidade

Local: Cultural Bar

Data: 23/11/2018

Atrações: ETC, Mallibu, Muamba, Só Parênt

Horário: 22h

Pontos de venda: Kika Colorida(Rua Halfeld, 799) e Rádio Cidade (Av. Rio Branco, 5208).

Fique ligado na página do FacebookInstagram e na programação da 100,01 para concorrer a ingressos para essa festa que, convenhamos, promete.

 

Esta matéria é um oferecimento do Colégio Equipe JF, um dos patrocinadores do Aniversário da Rádio Cidade!