Faixa por Faixa: artistas consagrados fazem homenagem a Elton John em Revamp

09 abr | 5 minutos de leitura

Veja uma análise de todos os bons covers do álbum

Revamp Elton John - Ombrelo

Você consegue imaginar um álbum conjunto de Coldplay, Lady Gaga, The Killers, Queens of The Stone Age, Ed Sheeran e vários outros artistas consagrados? Não precisa imaginar, pode ouvir. Esses e outros monstros da música internacional acabaram de lançar Revamp, um álbum homenageando Elton John e seu parceiro de composição Bernie Taupin.

Ou seja, músicas impecáveis de dois dos maiores compositores de todos os tempos interpretadas por cantoras, bandas e cantores relevantes. Você pode ouvir as versões no Spotify e ler abaixo uma análise Faixa por Faixa de Revamp: The Songs of Elton John & Bernie Taupin.

 

Bennie and the Jets (interpretada por Elton John, P!nk e Logic)

A versão 2018 da canção de 1973 tem uma roupagem muito mais moderna, incluindo até uma performance do rapper Logic. P!nk conseguiu trazer toda sua energia vocal para esse hit grudento de Elton John.

 

We All Fall in Love Sometimes (interpretada por Coldplay) 

Parte do icônico disco Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy, We All Fall in Love Sometimes é uma das músicas mais bonitas de John e Taupin. O estilo da canção realmente tem muito a ver com o Coldplay, que soube fazer uma releitura bem ao estilo Chris Martin, mas sem perder a capacidade melódica gigantesca da faixa.

 

I Guess That’s Why They Call it the Blues (interpretada por Alessia Cara)

Alessia Cara abusou do Jazz para fazer sua interpretação de I Guess That’s Why They Call it the Blues. Por conta da letra e da melodia, essa música é uma obra-prima, e a jovem cantora canadense conseguiu manter a qualidade da versão original, mesmo inserindo sua voz imponente e seus arranjos R&B.

 

Candle in the Wind (interpretada por Ed Sheeran)

Se o piano é o instrumento característico de Elton John, o violão é o eterno companheiro de Ed Sheeran. O jovem cantor britânico fez uma homenagem bem pessoal e intimista a John e Taupin em Revamp, deixando a música Candle in the Wind com um arranjo mais simples e adequado ao seu estilo. Não por acaso, o piano deu lugar ao violão. E ficou ótimo!

 

Tiny Dancer (interpretada por Florence + The Machine)

Mantendo o tom original de Elton John, Florence gravou uma versão incrível de Tiny Dancer. Realmente era bem improvável que uma música tão bonita ficasse ruim na voz de uma das maiores cantoras da atualidade, mas Florence conseguiu fazer com que os ouvintes do álbum ficassem arrepiados. O arranjo não é muito diferente da gravação dos anos 1970, e isso está longe de ser um problema.

 

Someone Saved My Life Tonight (interpretada por Mumford & Sons)

A inovação presente nas músicas do Mumford & Sons também pode ser encontrada neste cover da banda. É possível escutar na gravação alguns elementos musicais que são bem peculiares do grupo e não fazem parte da versão original. Sem dúvidas é uma das versões mais bonitas de Revamp.

 

Sorry Seems to Be the Hardest Word (interpretada por Mary J. Blige)

Provavelmente a roupagem mais ousada de Revamp foi apresentada por Mary J. Blige, que transformou Sorry Seems to Be The Hardest Word em uma balada ao estilo anos 2000. Provavelmente os fãs mais ferrenhos de Elton John não vão gostar muito dessa homenagem, mas é impossível não valorizar a ousadia da brilhante cantora.

 

Don’t Go Breaking My Heart (interpretada por Q-Tip e Demi Lovato)

Um dos maiores sucessos de Elton John recebeu uma versão de Q-Tip e Demi Lovato. O rapper e a cantora pop, no entanto, não conseguiram chegar perto da qualidade do dueto original, gravado por John e Kiki Dee. Contudo, o arranjo moderno apelou para a sensualidade característica dos dois intérpretes.

 

Mona Lisas and Mad Hatters (interpretada por The Killers)

Mona Lisas and Mad Hatters é uma representação do que é Elton John: melodia incrível, voz doce e piano bem-executado. A versão do The Killers também conseguiu ter bem a cara da banda liderada por Brandon Flowers. A postura vocal forte do vocalista vem acompanhada de elementos eletrônicos e uma bateria forte, apesar do ritmo mais lento. Um cover de respeito feito por uma das maiores bandas da atualidade.

 

Daniel (interpretada por Sam Smith)

A balada Daniel é conhecida em todo mundo, tanto pela carga emotiva quanto pelo arranjo leve da música. Sam Smith deixou a música um pouco mais lenta e fez questão de destacar o piano em sua versão. A performance vocal do cantor também é um destaque neste cover arrepiante.

 

Don’t Let the Sun Go Down on Me (interpretada por Miley Cyrus)

O saudoso George Michael já fez cover de Don’t Let The Sun Go Down on Me, e agora foi a vez de Miley Cyrus. Inusitado, mas agradável. A cantora desempenhou muito bem seu papel e botou a voz para fora com tudo. Não chegou perto de Michael. Entretanto, fez uma bela homenagem a John e Taupin.

 

Your Song (interpretada por Lady Gaga)

Além de possuir uma sensibilidade acima do normal, Lady Gaga é uma artista completa. Esta versão de Your Song comprova ainda mais o talento de Gaga, que canta demais na homenagem e toca piano como se não houvesse amanhã. Your Song é uma das melhores músicas de Elton John, e o cover de Lady Gaga é também uma das melhores faixas de Revamp. Espero que você não se importe com essa opinião!

 

Goodbye Yellow Brick Road (interpretada por Queens of the Stone Age)

O Queens of The Stone Age deu um jeito de colocar suas guitarras e sua boa pegada na canção Goodbye Yellow Brick Road. O piano da versão original está presente e dialoga muito bem com a voz de Josh Homme. O arranjo não foi muito inovador, mas os slides de guitarra compuseram muito bem a canção.