Juiz de Fora recebe Congresso de Meninos Cantores do Brasil

18 jul | 3 minutos de leitura

Evento começa hoje e pretende levar música e encanto ao público

 

Nossa cidade vai receber, entre os dias 18 a 22 de julho, o XV Congresso Regional Sudeste da Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil.

O objetivo do encontro é divulgar o canto coral, promover a convivência entre os corais da Federação, a valorização da música, além de diversificar o repertório entre músicas sacras, barrocas, eruditas, popular e folclórica.

Nesta edição, o Coral Mater Verbi dos Meninos Cantores da Academia foi escolhido para ser o anfitrião do evento, em Juiz de Fora. O coral, com 65 anos, é considerado o mais antigo da cidade e o segundo mais tradicional do país. 

13 coros Federados e 5 coros convidados vão fazer parte do evento e é esperado mais de 600 pessoas, dentre maestros, cantores, diretores e instrumentistas.

A programação do Congresso vai contar com apresentações no Cine Theatro Central e Missas na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora e nas paróquias da cidade. As missas noturnas da Igreja Bom Pastor, Igreja São José, Igreja Santa Terezinha, Igreja São Mateus e Catedral Metropolitana vão receber os coros para apresentações após a eucaristia.

 

Programação 

Na cerimônia de abertura que acontece hoje, 18 de julho, às 19h, no Cine-Theatro Central, o público recebe o concerto do Coral Mater Verbi dos Meninos Cantores da Academia. Os convites estão sendo distribuídos durante o dia de hoje, até às 17h30, no Pró Música. Quem rege os Meninos Cantores é Diego Pedrosa Frizero e a pianista Larissa Del Lhano vai acompanhá-los. O repertório possui nomes como Max Reger e duas peças brasileiras: “Máscara Negra”, do sambista Zé Ketim, que foi uma marcha composta para o carnaval de 1967. Possui também “Liberdade”, do compositor e professor da USP, Ronaldo Miranda.

Já na quinta-feira, às 19h, o Coral dos Meninos da Academia e outros cinco federados se apresentam no Cine-Theatro Central. Os participantes do dia são:

Canarinho de Petrópolis;

Pequenos Cantores de Cássia;

Canarinho de Itabirito;

Arautos do Grande Rei;

Coro Carpe Diem;

Canarinho de Campo Largo.

Coral Mater Verbi Meninos Cantores da Academia (Foto: Reprodução / Divulgação)

Já na sexta-feira, também às 19h e também no Cine-Theatro Central, os coros participantes são:

Canarinhos de Campo Largo;

Meninos Cantores de Campinas;

Mater Ecclesiae;

Meninos Cantores de Nova Erechim;

Meninos Cantores da Catedral de Novo Hamburgo;

Meninos Cantores do Divino Espírito Santo de Pratápolis;

Pequenos Cantores de Passos.

 

Começando o sábado, alguns coros vão caminhar pelas ruas centrais da cidade e espontaneamente podem fazer pequenas apresentações no trajeto. Durante a noite, as missas na Igreja Bom Pastor, Igreja São José, Igreja Santa Terezinha, Igreja São Mateus e Catedral Metropolitana vão receber os jovens cantores. Já o Concerto de Gala da Federação, vai ser realizado no Cine Cine-Theatro Central, às 19h.

No domingo, às 10h, para encerrar o evento, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, celebra uma missa na Catedral Metropolitana de de Juiz de Fora. O maestro do Coral Mater Verbi afirma que o repertório vai contar com  Missa de São Miguel, de Padre Jorge Braun, cantos gregorianos e autores como Monsenhor Marco Frisina e Mozart.

 

 

Leia mais

Dança e moda unidos em um grande rapaz

Saúde: Cinco frutas cítricas ricas em vitaminas

10 erros em entrevista de emprego que podem eliminar o candidato