TAG: Conheça a origem dos nomes de nove bandas de rock consagradas no mundo da música

06 set | 3 minutos de leitura

A criatividade está até no nome!

Os pais e as mães de plantão talvez concordem com a afirmação de que é complicado escolher o nome de um filho. São várias as opções de nome, mas o casal precisa eleger apenas um, e essa escolha definirá, para sempre, a pessoinha que está para nascer, não é mesmo?

Na música, o processo de escolhas de nomes de bandas é penoso igual. Talvez até mais complicado. Afinal de contas, não basta apenas escolher uma nomenclatura, é necessário também que esse nome tenha um significado, uma definição que combine com o estilo do grupo, que tenha sonoridade bacana, para que ele apareça e se firme no mercado fonográfico.

Neste sentido, diversas bandas nacionais e internacionais conquistaram um espaço no mundo da música, não só pela qualidade dos trabalhos – claro! – mas também por terem sido felizes nas escolhas dos nomes dos grupos. Mas a pergunta que muita gente se faz é “De onde surgiram os nomes de bandas que se tornaram tão famosas?”. Para exemplificar, a gente pegou alguns grupos de rock – que, sem dúvida, são os mais criativos nas escolhas de nomes para definir as bandas – para explicar esses questionamentos.

 

Linkin Park

O falecido vocalista da banda, Chester Bennington, frequentemente passava pelo Lincoln Park, na cidade de Santa Monica, na Califórnia (EUA), a caminho do estúdio de gravação. Certo dia, ele resolveu usar a nomeação do Park para o nome de sua banda. Para ser mais fácil de registrar o nome e o domínio na internet, algumas letras foram mudadas, até Lincoln virar Linkin.

 

Daft Punk

O single “Cindy, So Loud”, lançada pelo então desconhecido grupo Darlin’, em 1992, foi descrito pelo crítico musical Dave Jennings como “daft punky trash” – algo como “lixo punk idiota”, em tradução livre. O pessoal do Darlin’ achou a denominação tão marcante que logo mudou o nome para Daft Punk.

 

Thirty Seconds to Mars

Durante a formação da banda, a equipe descobriu uma tese de um professore de Harvard dizendo que a humanidade estava evoluindo em um ritmo tão acelerado que, em breve, os povos estariam a 30 segundos de Marte. Já o baixista Matt Wachter garante que é mais provável que ele esteja a 30 segundos de uma barra de Mars, vendida aqui no Brasil como Snickers.

 

Blink-182

Inicialmente chamada Duck Tape, a banda mudou de nome quando o ex-guitarrista Tom DeLonge chegou com a ideia de eles usarem Blink. Porém, tempos depois, eles descobriram um DJ irlandês com o mesmo nome e, por motivos legais, precisaram novamente reformular a alcunha, adotando o número 182, que é a quantidade de vezes que Al Pacino diz “fuck” no filme “Scarface”.

 

The Killers

A banda inglesa New Order surgiu nos anos 80 e já teve diversas fases desde então. Em 2001, no lançamento do clipe do single “Crystal”, eles criaram a fictícia banda The Killers, que a banda real, formada em 2002, resolveu “roubar”.

 

Coldplay

No início da carreira, a banda se chamava Starfish, mas rapidinho eles desistiram desse nome. Entre diversas opções, os músicos resolveram tirar seu nome do título de uma antologia de histórias infantis intitulada “Child’s Reflections: Cold Play”, lançada em 1997.

 

Foster The People

O vocalista Mark Foster queria que a banda se chamasse Foster & The People, mas o pessoal sempre esquecia o “&”. Como “foster” é “adotivo” em inglês e a banda começou através de apresentações para instituições de caridade, a falta do “&” acabou ajudando a popularizá-los.

 

Green Day

Entre as gírias de Bay Area, em San Francisco, nos EUA, um “dia verde” é quando você passa o dia sem se preocupar com nada a não ser fumar maconha. O vocalista Billie Joe Armstrong escreveu uma música chamada “Green Day” para explicar essa sensação – ela acabou virando o nome da banda, que antes se chamava Sweet Children.

 

Foo Fighters

Quando Dave Grohl começou a formar sua nova banda após o Nirvana, vários nomes surgiram. Durante a Segunda Guerra Mundial, os pilotos se referiam a OVNIs como “foo fighters”, que Grohl achou que funcionaria muito bem para o novo grupo que ele estava formando.