Saiba o que comer antes e depois do exercício físico

28 set | 1 minuto de leitura

Você é o que você come

Ei, você que está suando na academia ou correndo na beira do rio, sabe qual a alimentação ideal para antes e depois do seu treino? Se alimentar de forma balanceada e totalmente adequada com o exercício físico que você pratica e seu objetivo, só vai potencializar os resultados.

Segundo a nutricionista Priscila Arbex, cada pessoa possui um treino e objetivo diferente, por isso a alimentação pode variar. “É importante que a pessoa procure um nutricionista para que ele estabeleça, junto com o paciente, uma rotina de alimentação adequada com o treino, objetivo e corpo. Por exemplo, se o exercício for para ganho de massa muscular, a alimentação terá um direcionamento e, se for para perda de gordura, terá outro. Agora, se o caso for exercícios de longa duração, como maratona e ciclismo, o foco é totalmente diferente”, diz Priscila.

Dicas válidas

De forma geral, a nutricionista indica algumas regrinhas simples para uma alimentação pré-treino: “A pessoa pode comer carboidratos de fácil digestão, alimentos com pouca proteína, sem excesso de gordura, nada de fibras e muita hidratação. Uma dica de alimento: Frutas com iogurte desnatado, se tolerar bem leite, ou tapioca com queijo minas e tomate.”, explica Priscila.

Agora para o pós-treino, a dica já é outra: “É necessário aumentar o aporte proteico – como frango, atum ou ovos – aumentar os carboidratos, acrescentar alimentos com lipídios e continuar com a hidratação. Se for necessário, fazemos também o aporte de minerais e vitaminas. Uma boa dica é: acrescentar azeite e oleaginosas”, completa Priscila Arbex.

Teste em sua rotina

A nutricionista também conta que é importante que o corpo se habitue com a alimentação. “Se a pessoa for começar a testar um alimento, seja um carboidrato ou uma nova proteína, ela precisa fazer isso no dia a dia dos treinos, com horários, quantidade de alimento e rotina de exercícios, tudo isso para que o corpo se habitue com o alimento”, finaliza Priscila.

Então, para potencializar os resultado dos seus treinos, sempre consulte um nutricionista para que ele construa um cardápio baseado inteiramente em sua rotina, corpo, exercício, objetivo e claro, gosto!

 

[vejatambem]