Por que assistir Stranger Things? Listamos os motivos

14 dez | 7 minutos de leitura

3ª Temporada estreia em 2019

Por que assistir Stranger Things - Ombrelo

Diversas séries deram o que falar na internet após serem lançadas ou elogiadas por críticos e fãs. Game of Thrones, 13 Reasons Why, Dark são alguns exemplos, mas o melhor deles é Stranger Things. A série da Netflix encantou públicos de todas as idades e ganhou uma repercussão gigantesca nas redes sociais. Mas uma pergunta sempre existiu: por que assistir Stranger Things?

Hoje nós vamos responder essa pergunta com motivos muito relevantes (e sem spoilers). Então leia abaixo e já ligue a Netflix para começar a maratona das duas primeiras temporadas, pois a terceira chega já em 2019!

 

Por que assistir Stranger Things? Listamos os motivos

 

Trama

Por que assistir Stranger Things - Trama - Ombrelo

É praticamente impossível não se empolgar com Stranger Things. A série conta com muitos mistérios e suspenses que fazem você querer descobrir as soluções a qualquer custo. Os roteiros dos episódios são coerentes e apresentam conflitos fortes. Da mesma forma, os personagens são bem desenvolvidos e conseguem ganhar a simpatia da audiência, pois possuem bons backgrounds e motivações relevantes.

Ou seja, Stranger Things possui uma trama consistente, algo fundamental para uma série fazer sucesso. Veja abaixo a sinopse oficial da primeira temporada:

“Long Island, 1983. Um garoto de 12 anos chamado Will desaparece misteriosamente. A família e a polícia procuram respostas, mas acabam se deparando com um experimento secreto do governo. Enquanto isso, os amigos do menino iniciam suas próprias investigações, o que os levam a um extraordinário mistério envolvendo forças sobrenaturais e uma garotinha muito, muito estranha”

Apesar de dar essa impressão para aqueles que ainda não viram a atração, Stranger Things não é uma série de terror. Existem alguns momentos em que você leva sustos, mas a trama é um suspense sobrenatural. Portanto, o foco é nos mistérios, e não em sustos e questões aterrorizantes. Contudo, os amantes de filmes de terror também vão gostar da série, já que ela conta com elementos provenientes das histórias de Stephen King.

 

Teorias

Por que assistir Stranger Things - Teorias - Ombrelo

Por mais que a trama da série seja bem coerente e sem furos, Stranger Things não entrega tudo de bandeja para o espectador. Nem mesmo no fim das temporadas os mistérios são solucionados completamente. Não por acaso, existem várias teorias envolvendo a narrativa.

E isso é fundamental para que um programa seriado dê certo.

O público gosta de teorizar sobre acontecimentos, personagens e desfechos. Dessa forma, chegam às próprias conclusões e passam a aguardar a série de forma ainda mais ansiosa, querendo confirmar se seu raciocínio estava certo ou errado. Stranger Things vai te fornecer todos os elementos para criar teorias sensatas, mirabolantes ou furadas. O resto vai ficar por conta da sua imaginação. Melhor do que isso é impossível.

 

Elenco

Por que assistir Stranger Things - Elenco - Ombrelo

Um dos grandes pontos fortes de Stranger Things é o elenco, principalmente o núcleo infantil. Millie Bobby Brown (Eleven), Finn Wolfhard (Mike), Gaten Matarazzo (Dustin), Caleb McLaughlin (Lucas) e Noah Schnapp (Will) roubam a cena pelo carisma e pelas boas atuações. Além disso, o quinteto conquistou o público, especialmente após as participações em eventos de divulgação da série e cerimônias de premiação.

Mas isso não é tudo. Stranger Things trouxe de volta uma das atrizes mais icônicas dos anos 1980 e 1990: Wynona Rider. Ela interpreta Joyce Byers, mãe do desaparecido Will, e demonstrou que continua com o mesmo talento de antes. A personagem apresenta uma conexão emocional intensa com todos os outros protagonistas da série, e isso engrandece muito a trama.

Além de Wynona e das seis principais crianças, o elenco também conta com David Harbour (Jim Hopper), Paul Reiser (Dr. Owens), Sean Astin (Bob Newby), Natalia Dyer (Nancy Wheeler), Charlie Heaton (Jonathan Byers), Joe Keery (Steve Harrington), Cara Buono (Karen Wheeler) e Dacre Montgomery (Billy).

 

Elementos Técnicos

Por que assistir Stranger Things - Técnica - Ombrelo

Já citamos o roteiro e os atores, mas Stranger Things também é impecável tecnicamente. A direção de Matt Duffer e Ross Duffer é extremamente adequada aos roteiros (também feito pela dupla de irmãos), e é perceptível a influência positiva deles no trabalho feito pelos atores mirins. Afinal, não é tarefa fácil dirigir crianças. No entanto, o ponto mais importante é que os Irmãos Duffer possuem um controle gigantesco sobre tudo que envolve a série.

Todos os detalhes existem por um motivo, e para isso ser feito foi preciso uma equipe muito qualificada. Em todos os campos.

A direção de arte é fantástica e icônica (basta lembrar das luzes que virara símbolo da série), a fotografia dialoga muito bem com a narrativa, a edição tem um ritmo interessante e os efeitos visuais são muito convincentes (algo primordial em uma produção com temáticas sobrenaturais).

Ou seja, Stranger Things representa uma experiência audiovisual completa, impecável e incrível. Ainda tem dúvidas de que você precisa assisti-la?

 

Referências

Por que assistir Stranger Things - Referências - Ombrelo

Outro elemento que fez a série se popularizar foi o alto número de referências, diretas e indiretas. Por se passar na década de 1980, a história conta com muitas referências que mexem com a nostalgia do público. É impossível não se lembrar de filmes como E.T. e Os Goonies e das obras de Stephen King, como IT – A Coisa. A linguagem da série, o visual e o clima, como um todo, nos lembram dessas e de outras obras dos anos 1980.

Além disso, existem referências diretas a Star Wars, O Senhor dos Anéis, Dungeons and Dragons e outros ícones da Cultura Pop. Por sinal, a paixão dos personagens mirins por tais produtos fazem com que gostemos ainda mais deles.

E é bom destacar que as referências são encaixadas da maneira correta, ou seja, não roubam o espaço da trama principal e são forçadas e descontextualizadas. Stranger Things sabe fazer Fan Service de primeira qualidade!

 

Trilha Sonora

Por que assistir Stranger Things - Trilha Sonora - Ombrelo

Seguindo a mesma linha, a Trilha Sonora da série também é muito nostálgica e adequada. As músicas escolhidas pelos Irmãos Duffer representam muito bem os anos 1980. Prova disso é a música da abertura, que foi feita com muitos sintetizadores, algo bem comum entre as bandas da década de 1980.

Também é preciso destacar o hino Should I Stay or Should I Go, do The Clash. A canção desempenha um papel importante na trama, além de ser uma faixa muito nostálgica e importante para os adolescentes dos anos 1980.

 

Formato

Por que assistir Stranger Things - Formato - Ombrelo

A Netflix mudou o mercado de séries com o formato de liberação de episódios. A empresa de conteúdo audiovisual via streaming costuma lançar suas produções originais de maneira completa, ou seja, em vez de liberar apenas um episódio por vez, solta uma temporada completa.

E com Stranger Things não é diferente. Embora seja gostoso aguardar ansiosamente pelo próximo episódio de um programa, a possibilidade de ver tudo em sequência é incrível. Especialmente quando se trata de uma série de suspense, como ST.

Já estão disponíveis na Netflix as duas primeiras temporadas do seriado em questão. A primeira tem oito episódios, enquanto a segunda conta com nove.

 

Reconhecimento

Por que assistir Stranger Things Prêmios - Ombrelo

Tanto a primeira quanto a segunda temporada de Stranger Things receberam elogios de praticamente todos os veículos e críticos especializados. As críticas e os reviews da série contam com inúmeros elogios e notas altíssimas, mas não foi só isso.

O programa virou uma febre na internet, prova disso é o fato de que a série possui uma aprovação de 95% no site Rotten Tomatoes. No IMDb, ST possui nota 9/10, e no Metacritic 76/100. E o reconhecimento também veio por meio de premiações.

Em 2016 a série venceu o SAG Awards de Melhor Elenco em Série de Drama. No ano seguinte, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro. Winona Ryder foi indicada ao como Melhor Atriz em Série Dramática, e o programa concorreu como Melhor Série Dramática, algo que se repetiu em 2018, quando David Harbour também disputou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática. Stranger Things também já foi indicada ao Emmy sete vezes, sendo quatro delas em 2018 e três em 2017.

 

Nova Temporada

Por que assistir Stranger Things - Temporada 3 - Ombrelo

Em 2019 estreia a terceira temporada de Stranger Things (provavelmente entre os meses de junho e agosto). Portanto, já passou da hora de você começar a maratonar as duas primeiras temporadas. Ainda dá tempo de ver todos os 17 episódios disponíveis na Netflix. E uma dica: todo mundo só vai falar disso quando lançarem a nova temporada. Portanto, a série também vai exercer um papel de interação social, e você não vai querer ficar de fora.

E se você está no grupo que já assistiu, confira abaixo um teaser de Stranger Things 3 e uma lista com o título dos oito episódios que serão lançados:

1. Está me ouvindo, Suzie?
2. O Caso dos Ratos
3. O Salva-Vidas Desaparecido
4. A prova da sauna
5. A fonte
6. O aniversário
7. A mordida
8. A batalha de Starcourt