Qual a melhor ordem para assistir a saga X-Men?

25 jun | 6 minutos de leitura

A gente vai te ajudar a entender os 9 filmes da franquia

Que os filmes da saga X-Men são sucesso nas telonas, isso ninguém tem dúvida. Os X-Men foram os primeiros super-heróis da Marvel a realmente serem aclamados pelo público. Com a Fox Filmes à frente do grupo, os mutantes entraram em cena pela primeira vez em 2000 com Bryan Singer na direção.

Apesar do grande sucesso com o primeiro filme, o fanatismo pelo professor Charles Xavier, Wolverine, Magneto e companhia limitada veio dos quadrinhos e do desenho dos anos 90, fazendo com que as produtoras continuassem a lançar filmes da franquia até hoje.

Na linha sucessória, X-Men: Apocalipse foi o último filme da saga a ser lançado. Com isso, a franquia soma 6 longas e mais 3 spin-offs, que são filmes derivados, fechando a conta em 9 trabalhos com a cronologia mais confusa e bagunçada de Hollywood.

Para te ajudar a entender melhor essa confusão que foi se formando ao longo das produções, nós da Ombrelo vamos listar a melhor maneira de assistir a todos os filmes sem você ficar perdido no meio do caminho. A gente já avisa que em alguns pontos a história deixa a desejar, desde personagens que esquecem que se conhecem a mudanças drásticas de atores, o que dificulta o entendimento da saga. Outro “detalhe” que vale a pena ficar de olho são nos personagens que morrem e reaparecem em outros filmes de uma forma surpreendente. Só a Jean Grey, por exemplo, morre pelo menos umas duas vezes ao longo dos filmes.

 

Confira a lista completa abaixo:

 

1 – X-Men Origens: Wolverine (2009)

Seguindo a cronologia dos filmes, esse é considerado o primeiro porque se passa em 1845 quando Logan descobre seus poderes mutantes. Ele enfrenta diversas guerras até chegar em 1986, quando Logan participa do projeto Arma X e vira o Wolverine que conhecemos.

 

2 – X-Men: Primeira Classe (2011)

Em X-Men: Primeira Classe a cronologia é deixada completamente de lado, tendo em vista que o filme foi lançado em 2011, quando pelo menos metade da saga já havia sido liberada, mostrando que realmente a Fox e a Marvel não sabiam seguir a temporalidade, mas tirando isso de lado o filme é realmente muito bom e importante para a gente entender os próximos filmes.

Passado em 1962, quando o jovem Erik ainda nem pensava em se tornar o Magneto, ele conhece Charles Xavier, que ainda não era professor e também não andava de cadeira de rodas. Eles se unem para enfrentar um inimigo em comum e formam assim a primeira classe dos X-Men.

 

3 – X-Men – O Filme (2000)

Esse é o primeiro filme dos X-Men, mas por conta da nossa ordem cronológica ele aparece na terceira posição. Aqui já temos um grupo formado dos X-Men. Os mutantes sofrem um grande preconceito, isso porque os humanos em geral não conseguem entender os poderes deles. Nesse impasse, alguns mutantes são liderados pelo professor Xavier, que pretende vencer o preconceito por meios pacíficos. No entanto, a Irmandade dos mutantes, comandada por Magneto, declarou guerra aos humanos, pois está cansado de tanta perseguição.

 

4 – X-Men 2 (2010)

Essa é a continuação direta de X-Men O Filme e tem como elenco todos os principais heróis da trama anterior. A produção mostra um pouco mais da origem dos X-Men e até bate um pouco com X-Men Origens – Wolverine. O grande destaque do filme é a cena em que Noturno invade a Casa Branca e também outra cena de ação quando soldados invadem a Escola de Charles. Como é uma continuação direta, felizmente a cronologia não é quebrada nesse e nem no próximo filme da lista.

 

5 – X-Men 3: O Confronto Final (2006)

Nessa etapa aparece um tipo de cura mutante e mais uma vez fica instaurada a guerra entre os humanos e mutantes. Nessa fase Jean Grey volta em cena com um poder incontrolável, inclusive sendo responsável por varias mortes. Apenas Wolverine foi capas de acabar com todos os problemas e com isso se torna junto com Tempestade os líderes dos X-Men e da Escola Xavier.

 

6 – Wolverine Imortal (2013)

Após matar Jean Grey para salvar a humanidade, Logan decidiu abandonar de vez a vida de herói e passou a viver na selva, como um ermitão. Deprimido, ele é encontrado em um bar pela jovem Yukio. Ela foi enviada a mando de seu pai adotivo, Yashida, que foi salvo por Logan em Nagasaki, no Japão, na época em que a bomba atômica foi detonada. Yashima deseja reencontrar Logan para fazer-lhe uma proposta: transferir seu fator de cura para ele, de forma que Logan possa, enfim, se tornar mortal e levar uma vida como uma pessoa qualquer.

 

7 – X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014)

Aqui a Fox tenta arrumar a cronologia de X-Men e coloca as duas gerações do grupo lutando contra uma ameaça que vai levar os mutantes a extinção. Nesse filme Kitty leva a consciência de Wolverine para o passado para impedir Mística de matar um humano e mudar o futuro. E por incrível que pareça mais uma vez a Fox não conseguiu arrumar a cronologia deixando a história ainda mais bagunçada.

 

8 – X-Men: Apocalipse (2016)

Em X-Men: Apocalipse os mutantes estão em 1983. Apocalipse, o primeiro e mais poderoso mutante do universo X-Men da Marvel, acumulou os poderes de muitos outros mutantes, tornando-se imortal e invencível. Ao acordar depois de milhares de anos, ele está desiludido com o mundo em que se encontra e recruta uma equipe de mutantes poderosos, incluindo Magneto, para purificar a humanidade e criar uma nova ordem mundial, sobre a qual ele reinará.

 

9 – Logan (2017)

Chegamos então ao último filme da saga X-Men. Bem, pelos menos até agora. Em Logan, passado em 2029, a história chega em um ponto inexplicável onde já quase não existe mutantes e os que a gente conhece como Tempestade e Magneto simplesmente desaparecem da história. Outro ponto que chama a atenção foi a situação deplorável de Logan e Charles Xavier que no filme usam e abusam dos palavrões, além de claramente não possuir mais aquele heroísmo das produções anteriores.

Logan ganha a vida como chofer de limousine para cuidar de Charles Xavier. Debilitado fisicamente e esgotado emocionalmente, ele é procurado por Gabriela, uma mexicana que precisa da ajuda do ex-X-Men para defender a pequena Laura, mais conhecida como a Arma X-23. Ao mesmo tempo em que se recusa a voltar à ativa, Logan é perseguido pelo mercenário Donald Pierce, interessado nos poderes da menina.

 

Leia mais:

Jurassic World: Colecionador fala da paixão pelos filmes

Estreia de Oito Mulheres e Um Segredo reforça poder feminino