Screen Life, Buscando…, Bekmambetov e um novo jeito de fazer cinema

26 set | 2 minutos de leitura

As telas pequenas estão conquistando as telonas

Atualmente as pessoas passam boa parte do tempo olhando para computadores, celulares, câmeras e demais dispositivos tecnológicos. Em algumas situações, deixamos os acontecimentos “reais” de lado e priorizamos as telas e seus recursos. E se a vida imita a arte, a arte também imita a vida. Não por acaso, um novo gênero cinematográfico está crescendo muito: o Screen Life

Na última semana, estreou o filme “Buscando…”, um belo exemplo desse estilo que se apropria da tecnologia para explorar novas formas de storytelling. O longa-metragem tem uma história contada a partir de personagens que estão inteiramente ambientados em computadores e celulares. Ou seja, tudo que aparece na telona do cinema representa o que aparece nas telas dos computadores e celulares dos próprios personagens. Pode parecer louco, mas funciona.

No caso de “Buscando…”, a experiência pode ser angustiante no início, mas o roteiro e a forma como o diretor Aneesh Chaganty utiliza os mais variados recursos dos dispositivos para desenvolver a narrativa fazem com que o filme seja incrível. E dá trabalho, pois é preciso pensar em cada detalhe e captá-los de forma coerente e visualmente satisfatória, isso sem falar do trabalho da equipe de tradução, que precisa legendar cada ícone e ação dos computadores para o português.

O resultado final é muito bom, mas nem sempre foi assim.

Alguns filmes de Screen Life não foram recebidos bem pelos críticos, mas Timur Bekmambetov, produtor responsável por lançar e popularizar o gênero, continuou apostando na ideia. “Amizade Desfeita”, por exemplo, foi relativamente agradável, mas dava a entender que o estilo cinematográfico não iria muito longe. Com “Buscando…”, Bekmambetov comprovou que é possível fazer filmes grandiosos e contar boas histórias através do Screen Life.

Por sinal, o produtor já está desenvolvendo 14 novos filmes de Screen Life, que devem ser lançados nos próximos anos.

Confira abaixo um vídeo de Timur Bekmambetov explicando, em inglês, como funciona o gênero. E se você sonha em escrever um filme de Screen Life, o site do produtor permite que você envie projetos para serem analisados.

 

Ficou curioso para assistir a um filme de Screen Life? Então corra para os cinemas, pois “Buscando…” ainda está em cartaz (mas não sabemos até quando). Confira o trailer abaixo e entenda um pouco mais da ideia do longa!