TAG: Relembre alguns artistas internacionais e sucessos que embalaram os anos 1980

28 set | 3 minutos de leitura

Chegou a hora da nostalgia!

Dizem que os anos 1980 foram ficaram marcados pela riqueza musical, no que diz respeito às composições – com letras de significados profundos – e estilos que viraram ícones, como as baladas românticas, os cabelos volumosos (ou os famosos “mullets” dos cantores), meias arrastão, bandanas e as imponentes ombreiras (atualmente, consideradas bregas!).

Nessa época, inúmeros artistas se popularizam por expressar, por meio da música e do estilo de se vestir, a rebeldia dos jovens, o empoderamento feminino e outros tantos temas relevantes que não só enriqueciam as letras das canções, como também ditavam a moda daqueles anos.

Para exemplificar esse período idolatrado por muitos (hoje em dia) adultos e igualmente adorado por gerações mais novas, o TAG listou algumas bandas e artistas internacionais que estouraram nos anos 80.

Relembre e mate a saudade, se você também ama essa fase musical!

 

Madonna

Após se mudar para Nova Iorque para estudar dança, a Rainha do Pop passou a fazer parte dos circuitos de arte alternativa e underground. Chegou a participar de bandas de ska e punk music, mas foi no pop que se encontrou.

Assim como Michael Jackson, Madonna soube usar os meios de comunicação como ninguém para criar uma imagem. Ela foi a primeira mulher na história da música a inaugurar um comportamento rebelde e independente. Seus clipes ditaram moda e influenciaram adolescentes do mundo todo.

 

Bon Jovi

Com músicas que misturam glam rock, hard rock, baladas e músicas românticas, Bon Jovi e sua banda marcaram decididamente os anos 80. A banda vendeu mais de 130 milhões de discos, tornando-se uma das mais importantes da música hard rock. Foi sob pressão da gravadora e parceria com o compositor Desmond Child que o grupo lançou seus maiores clássicos, “Livin’ On A Prayer”, “You Give Love A Bad Name” e “Bed of Roses”.

 

Guns N’ Roses

Formada em 1985, a banda Guns N’ Roses tem como estrelas o vocalista Axl Rose e o guitarrista Slash. Os dois músicos estão por trás de hits como “Welcome To The Jungle” e “Sweet Child O’ Mine”. A banda começou abrindo apresentações para os Rolling Stones, Iron Maiden e Aerosmith, mas logo passou a encabeçar shows marcados por drogas, álcool e desmaios em cima do palco. Por onde passava, os Guns N’ Roses fazia confusão, gerando inúmeros processos em vários países. Bem jovens rebeldes!

 

Roxete

A banda sueca estourou no final dos anos 80 com a música “Listen to Your Heart”. O hit atingiu a primeira posição da “Billboard Hot 100”, nos Estados Unidos, e a primeira posição no Brasil, o que fez do grupo um expert em balada romântica que marcou época na vida de muitas pessoas.

 

Cyndi Lauper

A nova-iorquina é conhecida por ser uma das lendas femininas do pop e das maiores artistas do século XX. Estreou no cenário da música no início da década de 1980 e fez grande sucesso com o lançamento de “Hey Now”, mas foi com a “True Colors” que Cyndi se consagrou na onda das baladinhas românticas à época.

 

Bonnie Tyler

“Total Eclipse of the Heart” é a música mais famosa de todas as playlists lançadas em 1983, por Bonnie Tyler, que se tornou a primeira cantora inglesa a chegar ao topo da “Billboard Hot 100”. O álbum “Faster Than the Speed of Night” vendeu mais de 9 milhões de cópias, e o hit chegou ao primeiro lugar nos Estados Unidos, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Hong Kong e Reino Unido.

 

George Michael

Em 1981 formou, o britânico formou a dupla Wham!, com seu colega de escola, Andrew Ridgeley. Até a sua separação, em 1986, o duo do gênero disco pop teve um grande número de sucessos (“Wake Me Up Before You Go-Go”, “Everything She Wants”), sobretudo junto a um público de jovens adolescentes, na sua maioria feminino. Em carreira solo, George lançou seu primeiro compacto solo em 1984, a balada “Careless Whisper”, que se tornou um hit mundial.