Faixa por Faixa: Blend 87 apresenta músicas cativantes em “Concebido por Acaso Na Terra”

27 nov | 4 minutos de leitura

Após meses de ensaios e dúvidas, a banda Blend 87 divulgou seu primeiro álbum neste mês de Novembro. Mais de 30 músicas foram ensaiadas pelo quinteto, que teve a árdua tarefa de escolher 11 canções para o trabalho, intitulado Concebido por Acaso na Terra. Aproveitando o hype do lançamento e a qualidade do material feito pela Blend 87, Ombrelo estreia a série Faixa por Faixa, que irá apontar as qualidades e os defeitos de cada uma das músicas que compõem álbuns de grandes bandas. Confira a análise de Concebido por Acaso na Terra neste primeiro Faixa por Faixa.

Possibilidade

A canção de abertura conta com um prelúdio simples, que funciona como uma introdução bem adequada ao álbum. O restante da música é extremamente cativante, com destaque para a ótima linha de baixo de Douglas Poerner. Possibilidade é o tipo de faixa que dá vontade de dançar, mantendo um sorriso no rosto, além de parecer uma junção das mais diversas rodas musicais mineiras.

 

De Vagar

Single do álbum, De Vagar já ganhou até clipe. E merecidamente. A canção é apaixonante e, claramente, feita para/por apaixonados. O verso “Quis devagar te convencer, e de tanto vagar cheguei de novo até você” é de uma beleza poética tão doce que agrada. A melodia também não deixa a desejar: gruda na cabeça e não sai. No geral, De Vagar é uma balada MPB de respeito e de amor.

 

Numa Esquina Qualquer

Esta é a faixa perfeita para você se encantar pela belíssima voz da vocalista Bruna Marlière. A performance vocal de Bruna rouba a cena na música, ao lado do eficiente e agradável violão de Renato da Lapa. Para completar, o piano inserido no meio da música dá um toque refinado de elegância ao som. O mesmo se aplica ao fim instrumental, que é muito bom de ouvir, mas tem um problema: dura pouco.

 

Varanda

A vertente mais Rock and Roll da banda dá as caras com tudo nesta música. Bateria, baixo, teclado e guitarra estão mais entrosados do que nunca, além de fortalecerem ainda mais a qualidade vocal de Bruna. Uma canção muito bem produzida, Varanda cresce muito, empolgando quem está ouvindo.

 

Mal Se Tem Um Tempo Pra Canção

Uma aula de como começar bem uma música. Esta é Mal Se Tem um Tempo Pra Canção. A junção do piano arrepiante de Vinicius Steinbach com a voz de Bruna é impecável e faz com que o ouvinte goste da faixa logo de cara. Backing Vocals legais e uma letra bem poética — recheada de sutis críticas sociais —  fazem com que ela seja uma das músicas mais interessantes do álbum. Ouso dizer que se os Beatles e Elis Regina fizessem uma parceria, teríamos um resultado parecido com esta música.

 

Capim Cidreira

A sexta faixa do álbum é uma das mais doces e “mineirinhas” do trabalho. Mais uma vez é preciso destacar o piano de Steinbach, que sofre variações extremamente adequadas e encantadoras. O baixo também é pegajoso e dá uma base gigantesca para a música. Uma belíssima e respeitosa junção de Jazz e MPB.

 

Dois Em Um (Um de Dois)

Uma ótima sensação é imaginar que uma música poderia ser trilha sonora de filme. Dois Em Um (Um de Dois) nem precisamos imaginar muito, pois esse sentimento vem naturalmente. Além disso, ela apresenta uma boa “narrativa musical”, digamos assim. Com um ritmo muito agradável e empolgante, a canção apresenta uma crescente interessante. Prova disso é o fim, que dá vontade de sair pulando e dançando.

 

Pedido de Irmão

Mencionar que as letras da Blend 87 são excelentes é algo recorrente, mas em Pedido de Irmão a banda vai além. A letra é sensacional, assim como a melodia. Acompanhada de uma guitarra bem interessante, a bateria de Nathan Itaborahy carrega a música com maestria. As caídas e subidas de acordes do refrão também são impactantes e agradáveis.

 

Santa Garganta

Blend 87 de volta ao Rock and Roll! Santa Garganta é uma música excelente, com os instrumentos bem alinhados e a voz de Bruna ditando o ritmo. Vale reparar também bastante a letra, que apresenta metáforas e metalinguagens espetaculares.

 

Outro Palco

Emocionante e motivacional, Outro Palco é de uma suavidade muito agradável. Uma música que encanta desde a primeira nota, mas que mantém a linha durante o andamento. O toque final chega nos momentos de encerramento da música, quando um coro chega para engrandecer a canção.

 

Vá Bem, Meu Bem

O álbum Concebido por Acaso Na Terra tem um desfecho leve, curtinho e bem brasileiro. A mistura de sons variados que lembram nosso país faz com que a música seja arrepiante. Como de costume, a voz de Bruna rouba a cena pela forma suave e doce como aparece na faixa. Vá Bem, Meu Bem é um exemplo fortíssimo de como a personalidade musical da banda funciona de forma impecável e exclusiva.

Conclusão

Concebido por Acaso na Terra é o primeiro grande trabalho de uma banda com potencial para conquistar o Brasil e o mundo. Quatro músicos excelentes e uma das melhores cantoras do país conseguiram fazer um álbum que, de forma positiva, se apropria da musicalidade brasileira e de estilos musicais diferentes para conquistar o público. Fruto de muito talento e trabalho, o álbum da Blend 87 vem para confirmar a qualidade do grupo e a versatilidade das composições e do produtor Nando Costa. E após escutar o disco várias vezes, uma coisa é certa: apesar do título, não foi concebido por acaso.