Conheça os museus que existem em Juiz de Fora

24 set | 8 minutos de leitura

Cultura, história e relíquias

Contar a história da nossa vida é bacana né?! Imagina contar a história do nosso povo, da nossa cidade e país? Sim, os museus possuem grande importância na sociedade. Mostrar civilizações, objetos, famílias, animais e tudo o que interessarmos em saber sobre história.

Juiz de Fora é uma cidade com diversos museus e alguns, muitas pessoas não sabem que existem e são gratuitos. Ou seja, é uma ótima opção para um passeio cultural na cidade. Pensando nisso, a redação de Ombrelo listou os museus que existem na cidade, alguns itens que você encontra por lá e claro, onde eles ficam. Confira:

 

Espaço Cultural dos Correios

Localizado no centro de Juiz de Fora, o Espaço Cultural dos Correios possui uma programação bem diversificada e o mais legal: cada exposição se estende por 45 dias, em média. A entrada é gratuita. As visitas podem ser agendadas previamente para escolas e grupos e quem tiver interesse em expor no Espaço Cultural, precisa ficar ligado no site dos Correios.

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 470 centro – Juiz de Fora
Telefone: (32)3690-5715/5735
Email: mgespacocultural@correios.com.br

Funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 18h, sábados, das 10h às 14h.

Mais informações AQUI

 

 

Museu Ferroviário de Juiz de Fora

O Museu Ferroviário abriga as informações, objetos e toda a história das estradas de ferro, entre móveis, instrumentos de comunicação e de trabalho, publicações técnicas, fotografias, equipamentos científicos, louças e miniaturas. Ao todo, o Museu conta com 400 peças. O acervo foi criado com o objetivo de preservar, estudar e estimular a valorização dos objetos que representam a Memória Ferroviária, a serviço do público.

Endereço: Av. Brasil, 2001. Juiz de Fora – Entrada pela Estação Ferroviária de Juiz de Fora.

Funcionamento: segunda à sexta-feira, de 9h às 17h.

Foto: Viajei Bonito

Museu Mariano Procópio

O museu possui história ligada ao surgimento da Estrada União Indústria. Mariano Procópio era o engenheiro responsável pela estrada e mandou construir uma vila para abrigar Dom Pedro II, que iria inaugurar a rota. Mas a construção não ficou pronta e Mariano teve que hospedar a família imperial em sua própria casa.

O museu foi fundado em 1915 por Alfredo Ferreira Lage e conta com um acervo de, aproximadamente, 50 mil peças. O conjunto arquitetônico é composto pela Villa Ferreira Lage, que está fechada para reformas, construída entre 1856 e 1861 e o prédio Mariano Procópio, inaugurado em 1922. Possui ainda a Galeria Maria Amália e os jardins.

Endereço: Rua Mariano Procópio, 1100 – Centro, Juiz de Fora

Telefone: (32) 3690-2200

Funcionamento: de terça a domingo, de 8 às 18 horas. Entrada gratuita

Mais informações: PJF

Foto: TripAdvisor
Foto: Portal PJF

Museu de Arte Murilo Mendes

Com a morte de Murilo Mendes, em 1975, em Lisboa, a viúva Maria da Saudade Cortesão Mendes doou todos os livros que o poeta possuía para a Universidade Federal de Juiz de Fora. Com mais de 2.800 exemplares, foi criado o Centro de Estudos Murilo Mendes, sediado no prédio da antiga Faculdade de Filosofia e Letras da UFJF.

O Museu de Arte Murilo Mendes foi inaugurado em 20 de dezembro de 2005, com o objetivo de preservar, conservar e divulgar os acervos bibliográficos, documentais e de artes visuais do escritor.

Endereço: Rua Benjamin Constant, 790 – Juiz de Fora

Telefone: (32) 3229-9070

Funcionamento: De terça a sexta, das 09h às 18h / Sábado e domingo, das 12h às 18h;

Mais informações no site 

Foto: Pró-Reitoria de Cultura UFJF

 

Museu do Crédito Real

Antes um banco, hoje museu. O Museu do Banco do Crédito Real foi inaugurado em 1961 por José Tostes de Alvarenga Filho, presidente do estabelecimento, que iniciou sua carreira como contínuo, e Wilson Beraldo, também funcionário do Banco. O Museu do Banco do Crédito Real se tornou o 6º museu do mundo destinado à preservação da memória monetária e bancária, ao lado dos museus do Chase Manhattam Bank, Banco Central da Colômbia, Banco Central do Uruguai, Banco Central da Argentina e Banco Central do Brasil. Com mais de 10 mil fotografias, livros, filmes, possui informações bancárias dos anos de 1889 e 1998, 82 mil documentos, como cheques, balancetes e livro de atas.

Endereço: Avenida Getúlio Vargas nº 455, 1º andar, Juiz de Fora

Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h, entrada franca;

Mais informações

Foto: Ombrelo

Museu de Etnologia Indígena e História Natural

Mais um museu no centro de Juiz de Fora. O Museu de Etnologia Indígena e História Natural reúne duas histórias no mesmo prédio. O Museu de História Natural possui 1.300 peças, como fósseis, minerais, rochas, animais secos, em via úmida ou taxidermizados, ossos e réplicas de peças raras. Em 2014, recebeu da PUC-Minas uma cópia completa do crânio de um mastodonte.

Foto: TripAdvisor

Já o Museu de Etnologia Indígena conta com um acervo de 400 peças indígenas em exposição e 3.600 em reserva técnica, possui também em seu acervo peças oriundas de outras etnias (asiática, africana, etc.), todas originais.

Endereço: Rua Halfeld, 1179 – Centro – Juiz de Fora

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Telefone: (32) 2102-7761

Mais informações no site Colégio Academia

Foto: Colégio Academia

Memorial da República Presidente Itamar Franco

O Memorial é localizado no Instituto Itamar Augusto Franco, criado em 2002, com o objetivo de promover, preservar e divulgar o acervo de Itamar ao longo de sua vida pública. O acervo possui arquivo de documentos e imagens (fotografias e vídeos) referentes ao período em que Itamar Franco exerceu cargos públicos no Brasil e no exterior (foi embaixador do Brasil em Portugal e Itália). Possui também obras de sua biblioteca particular e objetos pessoais.

Endereço: Rua Benjamin Constant, n°790

Telefone: (32) 3212-2078

Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. / Sábado e domingo, das 12h às 18h.

Informações no site do Memorial

Foto: Pró-Reitoria de Cultura
Foto: Ítalo Stephan

Museus na Universidade Federal de Juiz de Fora

No campus da UFJF há diversos espaços dedicados a conservação, estudo e exibição de variados aspectos da ciência.

 

Museu de Malacologia Prof. Maury Pinto de Oliveira

O Museu tem o objetivo de formação contínua e preservação de um acervo que aborda a biodiversidade da malacofauna do Brasil. O acervo constituiu um patrimônio universal, servindo como referência nacional e internacional de moluscos. O local permite a realização de pesquisas, formação de recursos humanos e atendimento ao público.

Como dizem os visitantes: “é uma coleção de um apaixonado pela ciência“.

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus da UFJF, Bairro São Pedro – Juiz de Fora;

Foto: UFJF
Foto: TripAdvisor

Museu Herbário Leopoldo Krieger – CESJ

Muitas pessoas não consideram o local como museu, pois não é aberto para o público em geral, apenas para pesquisadores. Porém, vale a pena ressaltar. O herbário, atualmente, conta com um acervo de mais de 50 mil exemplares, abrigando todos os grupos vegetais (algas, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas), além de liquens e fungos e das coleções auxiliares (carpoteca, sementeca e xiloteca).

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus da UFJF, Bairro São Pedro – Juiz de Fora;

Informações no portal da UFJF

Foto: UFJF

Centro de Ciências

O Centro de Ciências é um órgão suplementar da Reitoria da UFJF e possui o objetivo de atender o público acadêmico de todos os níveis de ensino e a sociedade. Oferece atividades, cursos e programas, desenvolvendo atividades relacionadas à Educação Científica não formal e à divulgação das Ciências e da Cultura Científica, dirigidas tanto ao público escolar quanto à sociedade como um todo.

O planetário, destaque do local, é a principal atração para os visitantes. Mas também há o Museu de Malacologia, Laboratório de Ciências e Biologia, exposições e “Show de Química”. Você pode conferir AQUI alguns detalhes das atrações.

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus da UFJF, Bairro São Pedro – Juiz de Fora;

Telefone: (32) 2102-6913 / (32) 2102-6914

Funcionamento: terça, quarta, quinta, sexta-feira, sábado e domingo. Os horários e detalhes você encontra AQUI

E-mail: centrodeciencias@ufjf.edu.br

Foto: UFJF

Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia 

O prédio pertencia ao Departamento de Higiene e em 2001 foi inaugurado o Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia. No local, você pode conferir aparelhos, objetos e fotos que representam o estudo das engenharias em Juiz de Fora.

Endereço: Avenida Barão do Rio Branco, 3460 (fundos / 3º andar), Alto dos Passos – Juiz de Fora;

Telefone: (32) 3214-4161

Funcionamento: segunda a sexta, de 8h às 12h e de 13h às 17h.

Foto: UFJF

Fórum de Cultura

O espaço não abriga apenas teatro do Grupo Divulgação, mas também o Museu de Cultura Popular e a Galeria de Arte. Objetos, peças e quadros fazem parte do acervo. Há também exposições temporárias com temas variados.

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora

Telefone: 3215-3850

Informações e notícias no site da PJF

Foto: UFJF

 

[vejatambem]