Parque Estadual do Ibitipoca completa 45 anos

13 jul | 2 minutos de leitura

Aventura e muita diversão ao ar livre

O Parque Estadual do Ibitipoca completa agora em julho 45 anos. Localizado em Lima Duarte (MG), o espaço tem ganhado cada vez mais visibilidade como opção de turismo ecológico na Zona da Mata mineira. Segundo dados do Ministério do Turismo, só em 2016, o distrito de Conceição do Ibitipoca, a 3 km do parque, recebeu 75 mil visitantes. Os cariocas representam 50% desses turistas.

Conhecida pela tranquilidade e pelas belas cachoeiras, o parque é a escolha certa para você que busca se conectar com a natureza e aproveitar o frio da serra. São mais de 1.400 hectares de área protegida na Serra da Mantiqueira.

 

Dicas para aproveitar ao máximo as atrações

O parque é cercado por trilhas que levam o público em locais paradisíacos. Por isso, a dica aqui é escolher um dos roteiros e se preparar para longas caminhadas. O roteiro mais longo é o da Janela do Céu com percurso total de 16 km. Pelo caminho os turistas encontram outras atrações, como o Cruzeiro, Gruta da Cruz, Pico do Ibitipoca, Gruta dos Três Arcos, Gruta dos Fugitivos, Gruta dos Moreiras, Cachoeirinha, e claro, a Janela do Céu, que apesar da distância compensa a incrível vista.

Para quem não curte andar muito e prefere apenas relaxar, a dica é seguir pelo Circuito das Águas, o mais curto e com apenas 5 km de caminhada. Seguido esse caminho os visitantes têm acesso ao Lago dos Espelhos, Lago Negro, Prainha, Lago das Miragens, Ponte de Pedra, Cachoeira dos Macacos e Rio do Salto. Uma boa escolha também por ficar próximo ao restaurante dentro do parque.

 

Um charmoso vilarejo para visitar e descansar

Próximo ao parque você encontra uma vila muito bacana para conhecer e dormir. As casas no estilo bem mineiro de viver faz o charme e a beleza do distrito. Por lá, as principais atrações começam a noite. Os visitantes podem aproveitar uma boa noite de diversão nos bares e restaurantes da vila. Outro destaque são os variados festivais de música que embalam ritmos da MPB, Rock, Pop Rock, Blues e Forró. Antes de deixar o vilarejo, não esqueça de experimentar o famoso pão de canela, uma das principais receitas de lá.

O distrito fica a 90 km de Juiz de Fora, 260 km do Rio de Janeiro e 360 km de Belo Horizonte.

 

Informações importantes:

 

Limite diário de 600 visitantes. Informe-se sobre a limitação no telefone (32) 3281 1101

– Segunda-feira o Parque não abre; exceto quando a segunda-feira coincidir com feriado ou recesso, sendo o fechamento postergado para o primeiro dia útil posterior ou outra situação a ser definida pela gerência da Unidade.

– Não é permitida a entrada de animais de estimação no Parque;

– É proibida a prática de esportes radicais dentro da reserva.

– Informações sobre o camping do Parque: (32) 3281 1101

– As vagas no estacionamento do Parque são limitadas, a capacidade de carga fica a critério da gerência da unidade.

– A tabela de preço detalhada para entrar no Parque Estadual do Ibitipoca está disponível no site do parque.

 

 

Fonte: Ministério do Turismo / ibitipoca.tur.br

 

Leia mais:

1° Encontro Enogastronômico de Ibitipoca reforça culinária local

Ibitipoca: Festival relembra sucessos do rock

10 destinos nacionais para ter contato com a natureza