Santo Antônio e casamento: qual motivo da lenda do santo casamenteiro?

12 jun | 2 minutos de leitura

Dia 13 de junho é dia de Santo Antônio, o Santo Casamenteiro

 

 

Dia 13 de junho é feriado em Juiz de Fora. Sabe o motivo? Dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade. O Santo é conhecido, popularmente, como Santo casamenteiro, famoso em conseguir maridos ou relacionamentos para as moças que querem muito realizar o sonho de subir ao altar.

Mas de onde vem a fama de Santo Antônio conseguir casamentos ou relacionamentos para os interessados?

Em seus sermões, o Santo não relata nada específico sobre casamentos. Ele ficou conhecido dessa forma, pois ajudava moças humildes a conseguirem um dote ou enxoval para o casamento.

O bilhete premiado

Uma das histórias mais conhecidas relacionando Santo Antônio a casamentos, é que uma moça, desesperada para se casar, não podia pagar seu dote. A moça ajoelhou-se aos pés da imagem do Santo e ele, milagrosamente lhe entregou um bilhete dizendo para procurar um comerciante. O bilhete dizia que o comerciante desse à moça moedas de prata equivalentes ao peso do papel. Ele não se importou, pois acreditou que o peso do papel era insignificante.

Mas, para sua surpresa, foram necessários 400 escudos da prata para que a balança atingisse o equilíbrio. Nesse momento, o comerciante se lembrou que havia prometido 400 escudos de prata ao Santo, e nunca havia cumprido a promessa. Com essa ajuda, a moça pode se casar de acordo com o costume da época.

Jogou pela janela

A segunda lenda sobre o Santo e casamento diz respeito a uma moça, cansada de rezar e esperar que o santo a ouvisse, atirou a sua imagem pela janela. A estatueta bateu na cabeça de um homem rico, que logo se apaixonou por ela.

Resultado de imagem para jogando o buque gif

Quer um par romântico para dividir o brigadeiro?

Se você não aguenta esperar, já recorreu a diversos métodos para arrumar um (a) crush descente e nada deu certo – nós te damos as simpatias!

 

De cabeça para baixo

Coloque o Santo Antônio de ponta cabeça dentro de um copo com água ou cachaça. Avise o santo que ele só será “desafogado” e colocado na posição certa quando um novo amor entrar em sua vida.

 

Sem o menino Jesus

Pegue a imagem de Santo Antônio e tire o menino Jesus do colo dele e vire-o para a parede. Prometa devolver o que lhe foi tomado assim que ele te trouxer um namorado.

 

Vai esperar o crush certo ou vai apelar para Santo Antônio? 

Leia mais

O amor está no ar! 5 músicas que vão te ajudar a fisgar o crush!

5 dicas para acabar com a insônia e ter uma boa noite de sono