Faltando um mês para a data mais encantadora do ano, conheça a magia das apresentações de Natal

23 nov | 2 minutos de leitura

Encantos em um período especial

Foto: Sergio Azevedo/Divulgação

Isso mesmo, está faltando (quase) um mês para o Natal e já começamos a ver as ruas mais cheias, lojas mais movimentadas, os enfeites de Natal já dominando as prateleiras e até já aparecem casas com os adorados pisca pisca. Sim, a magia do Natal já chegou.

E como não pensar nessa data encantadora sem todos os símbolos que aparecem nessa época? Os presépios, o Papai Noel, os teatros, as cantatas e os autos de Natal. E se você não conhece alguns desses itens, nós te explicamos agora.

 

Presépios

O presépio é a construção de uma cena que representa o nascimento de Jesus. Como diz na Bíblia, o menino Jesus nasceu em um estábulo, então a cena precisa ser recriada da forma correta, com pequenos animais, mas um detalhe é importante: o presépio pode e deve ser montado antes do dia 25, mas a imagem de Jesus deve ser colocada na manjedoura apenas no dia na madrugada do dia 24 para 25, representando seu nascimento.

O costume de montar o presépio no Natal está presente em diversas culturas e eles podem variar de tamanho e de personagens. O primeiro presépio do mundo foi montado em argila por São Francisco, na Itália, para apresentar o Natal para os camponeses da região. O costume de espalhou pela Europa durante a idade média. Hoje é um costume bem comum no Brasil.

 

Teatros

Os teatros de Natal são feitos em diversos locais, representando o nascimento de Jesus. Com tecidos, cenário e muita emoção, eles são feitos para explicar e encenar o nascimento do menino. Ele pode representar a cena do nascimento em si, mas também uma história paralela, com pessoas contando a história.

Foto: Portal Abc do Abc

Cantatas

As cantatas são muito comuns nessa época, com lindas e emocionantes músicas que marcam essa data. A cantata é composta por um coral e pode ser acompanhado, ou não, de algum instrumento musical.

Foto: ACS Unileste

Autos de Natal

A proposta do Auto de Natal é reunir, praticamente, todos os tópicos acima. O espetáculo soma música, teatro e dança para contar a história do nascimento de Jesus. O primeiro Auto foi realizado na Espanha e quando os jesuítas chegaram no Brasil, a apresentação foi muito utilizada para catequizar os índios.

Os autos de Natal hoje, são apresentações cheias de magia. Alguns motivos para todo esse encanto são o uso de luzes, músicas emocionantes e claro, o teatro. Um ponto que também chama atenção no auto de natal, são as surpresas que acontecem durante a apresentação. Tudo isso reunido, tende a emocionar e encantar o público presente.

Foto: Jornal Informe

E vale lembrar que, quando entra dezembro, diversas apresentações são realizadas em Juiz de Fora, então fique ligado para acompanhar tudo de especial que vai rolar.

 

[vejatambem]