7 curiosidades sobre o fotógrafo mineiro Sebastião Salgado
Por Ombrelo
Sebastião Salgado é um fotógrafo consagrado mundialmente por sua obra. Mineiro de Aimorés, nascido em 8 de fevereiro de 1944, tem vários livros lançados e conquistou boa parte dos maiores prêmios mundiais da fotografia.
Aqui vão algumas curiosidades sobre sua vida:
Economista
Salgado nem sempre foi fotógrafo. Ele cursou Economia na Universidade Federal do Espírito Santo de 1964 a 1967.

Luta contra a Ditadura Militar
O fotógrafo e a esposa foram bastante engajados na luta contra a Ditadura Militar brasileira. Eram muito amigos de pessoas próximas ao líder estudantil Carlos Marighella.
Primeira sessão
Em meados de 1970 ele trabalhava em Londres, ainda como economista, para a Organização Internacional do Café. Sebastião Salgado era enviado com certa regularidade à África. E, em uma dessas viagens, pegou a câmera Leica da esposa e começou a fotografar. A partir dali, não teve volta: se apaixonou pelo ofício. Alguns anos depois, em 1973, decidiu ser fotojornalista independente, iniciando sua belíssima carreira.
Atentado contra Ronald Reagan
Em 1979, foi encarregado pela agência Magnum de fazer uma série especial sobre os primeiros 100 dias do governo do presidente Ronald Reagan nos Estados Unidos. Em 30 de março de 1981 acabou presenciando um atentado a tiros contra Reagan em Washington. A foto a seguir é sua, dos momentos seguintes à tentativa de homicídio, quando o atirador já estava imobilizado por seguranças. O brasileiro conseguiu um bom dinheiro vendendo a foto para jornais e revistas de todo o planeta, quantia que seria fundamental para que ele conseguisse financiar uma posterior viagem à África.

Organizações humanitárias
UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados), OMS (Organização Mundial da Saúde), Anistia Internacional e Médicos Sem Fronteiras são algumas das organizações humanitárias que já contaram ou contam com contribuições de Salgado, por meio de seu trabalho. Ao lado de sua esposa, ele também apoia um projeto de reflorestamento e revitalização comunitária em seu estado natal, Minas.

Academia de Belas Artes da França
Tomou posse em dezembro de 2017 da cadeira número 1 das quatro destinadas a fotógrafos na Academia de Belas Artes da França. Se tornou o primeiro brasileiro a fazer parte do quadro de imortais da instituição.
Oscar
Sebastião tem dois filhos com a esposa Lélia: Juliano e Rodrigo. O primeiro dirigiu O Sal da Terra, documentário que fala sobre o trabalho de seu pai. O filme concorreu ao Oscar na categoria Melhor Documentário, em 2015.
Confira também: