Museu de Inhotim propõem um encontro entre natureza e arte

27 jul | 3 minutos de leitura

Uma visita ao paraíso bem no coração de Minas Gerais

O Instituto Inhotim fica localizado em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (MG). O complexo abriga mais de 500 obras de arte contemporânea, expostas a céu aberto e em galerias, sendo muitas delas apresentadas em condições muito diferentes dos museus convencionais. Além do acervo artístico, o Inhotim também mantém um jardim botânico com milhares de espécies vegetais raras, cinco lagos, reservas de mata preservada e paisagismo influenciado por Burle Marx.

Inhotim foi idealizado pelo empresário mineiro Bernardo de Mello Paz, em 1980. A propriedade privada se transformou com o tempo, tornando-se um lugar único no Brasil. Todos os acervos são mobilizados para o desenvolvimento de atividades educativas e sociais para públicos de faixas etárias distintas.

O museu é muito grande e segundo os próprios trabalhadores, para conhecer todos os locais e obras é preciso de pelo menos dois dias. A caminhada é toda feita por trilhas de pedras que levam aos lagos, galerias e todos os outros pontos. Para quem não gosta muito de andar ou possui alguma deficiência física é possível contratar um serviço móvel pelo preço de 20 reais, além de guias e ajudantes espalhados por toda parte.

Esculturas “sem cabeças” e em posições improváveis (2000-2005), de Edgard de Souza. – Foto: Elton Moreira

Caminhando por Inhotim a gente já percebe que a paisagem é uma obra de arte a parte. O maior museu de obras contemporâneas do mundo possui também obras interativas que só estão completas quando o visitante deixa de ser apenas espectador. O instituto tem obras que mexem com os cinco sentidos das pessoas. Há obras que emitem sons, provocam visões, sensações, cheiros e aguçam até o paladar, atraindo visitantes do mundo inteiro. A experiência de Inhotim continua na gastronomia, são várias opções para todos os gostos e bolsos, de lanchonetes rápidas e pizzaria até delicados pratos da cozinha internacional.

Doug Aitken – Sonic Pavillion (Som da Terra) Consiste em uma construção com um buraco de 200m de profundidade, onde foi colocado um microfone geológico. Nesta construção, de paredes de vidro, existem caixas de som de alta tecnologia, onde é transmitido o som captado por este microfone em baixo da terra em tempo real. – Foto: Elton Moreira

No Centro de Educação e Cultura Burle Marx estão localizados ateliês, biblioteca e um teatro, com capacidade para 214 espectadores, onde acontecem concertos e espetáculos para todos os públicos durante o ano.

Em visita ao museu, um casal vindo de Juiz de Fora diz ter adorado o lugar, pois trás uma paz muito grande, além da tranquilidade que a natureza proporciona associado com as obras de arte. Um ponto negativo que o casal destacou é que em torno do museu, não há uma estrutura muito boa, como hotéis confortáveis e restaurantes de boa qualidade, a cidade de Brumadinho não é muito grande e deixa a desejar com relação ao turismo. O casal que fez a visita em dois dias teve de se hospedar em Belo Horizonte para no outro dia retornar ao museu.

Galeria True Rouge, do artista Tunga. – Foto: Elton Moreira

Cenário da Netflix

Na segunda temporada de “3%”, série da Netflix totalmente brasileira, boa parte das gravações foram feitas em Inhotim. O instituto serviu para abrigar o cobiçado Maralto, uma ilha moderna e tecnológico, onde apenas 3% das pessoas têm o direito de viver, após serem submetidas a vários testes. Claro que por se tratar de uma ilha, muitos efeitos de computação foram usados para passar a ideia de litoral.

Cúpula geodésica espelhada de Matthew Barney refletindo a mata. – Foto: Elton Moreira

 

Horários:

 

Parque

Terça a sexta-feira: 9h30 às 16h30 *
Sábado, domingo e feriado: 9h30 às 17h30

 

Loja

Terça a sexta-feira: 9h30 às 16h30
Sábado, domingo e feriado: 9h30 às 17h30

 

Restaurantes

Terça a sexta-feira: 12h às 16h
Sábado, domingo e feriado: 12h às 17h

 

Leia mais:

Descubra 5 dicas importantes para viajar sozinho

Parque Estadual do Ibitipoca completa 45 anos

Conheça os 10 destinos mais procurados no Brasil