‘Nunca mais eu vou beber’ – 5 dicas para curar a ressaca

09 fev | 3 minutos de leitura

Sem papo furado e sem lição de moral por aqui. A gente sabe que ressaca é igual a multa de trânsito: chega de surpresa e nunca é bem-vinda.

Ficou com preguiça de comer antes da saída e esqueceu de beber água quando chegou em casa? A gente trouxe algumas sugestões para tentar te salvar. Infelizmente, ainda não descobrimos nenhuma para a ressaca moral…

Ah, e se a coisa estiver feia por aí e for difícil para ler, simplifique e foque nas frases em verde.

 

Beber muita água

Leitura de ressaca: tome água, água de coco e sucos de frutas em abundância

Essa é conhecida da maioria, mas fundamental. Durante um dia ou uma noite de bebedeira, pelo fato de as bebidas alcoólicas serem diuréticas, acabamos perdendo muita água. Sua reposição se torna necessária para que o corpo volte logo ao seu funcionamento normal, até porque essa desidratação é uma das causas das dores de cabeça ressaquianas. Água de coco também é uma boa opção, assim como sucos de frutas, como limão e maçã, pelo fato de a frutose ajudar a acelerar o metabolismo e a queimar logo o álcool.

 

Repor os eletrólitos

Leitura de ressaca: coma banana e comidas salgadas leves; beba isotônico ou água de coco

Como dissemos, o álcool é diurético, e acaba que nutrientes importantes para o nosso corpo vão embora com o xixi. Bananas são boas opções para repor potássio, enquanto que o sódio pode ser encontrado em comidas salgadas – mas escolha as mais leves. Os isotônicos também podem ser uma baita alternativa, pois, além de sais minerais, são compostos por água – que hidrata – e carboidratos – que te dão energia. Água de coco é outra boa escolha.

 

Eliminar o etanal

Leitura de ressaca: coma ovo, cebola, brócolis e pimenta

Ao ingerirmos álcool, nosso fígado libera etanal a partir de uma reação química. Esse composto é um dos responsáveis por trazer sensações como enjoo e dor de cabeça, típicas da ressaca. O combate mais simples é ingerir alimentos que acelerem essas reações no fígado, para que todo o etanal seja liberado rapidamente pelo organismo. Ovo, cebola, pimenta e brócolis são boas alternativas, por conterem o aminácido cisteína, que desempenha bem essa função.

 

Medicamentos

Leitura de ressaca: escolha analgésicos comuns, como a dipirona; evite paracetamol e aspirina

Não existem medicamentos específicos para a ressaca, apenas paliativos. Alguns remédios bem conhecidos possuem analgésicos e anti-inflamatórios comuns, utilizados para outros tipos de mal-estar, e podem acabar aliviando um pouco a barra. Aqueles para gastrite também são uma boa. Mas você deve evitar os remédios que possuam o acetaminofeno, como o paracetamol, pois eles são metabolizados no fígado – que já tá bem desgastado com tanto álcool, né? Essa sobrecarga pode, inclusive, ter consequências bem ruins para a sua saúde. As aspirinas também não são indicadas, pois são irritantes do estômago.

 

Repouso

Leitura de ressaca: se for possível, relaxe

O descanso nem sempre é uma escolha. Mas o álcool demora para sair do corpo. Então, após seguir as outras dicas, é preciso ter paciência e descansar, para não gastar muita energia e conseguir se recuperar mais rapidamente, enquanto o seu corpo faz a parte dele e elimina as toxinas. E nada de tomar mais uma para “curar” a ressaca, hein? Isso é mito. Apenas parece dá certo por conta do efeito da bebida.