5 regiões de Juiz de Fora que você talvez não conheça

10 jul | 2 minutos de leitura

E que nomes, hein?!

Juiz de Fora é uma cidade muito grande, tão grande que até os moradores que afirmam a conhecê-la, não conhecem. Os atalhos, os caminhos estranhos, os bairros distantes. Juiz de Fora tem muita estrada para andar.

Foto: Juiz de Fora da Depressão

Hoje vamos listar seis regiões de Juiz de Fora que você talvez não conheça, e um detalhe: os nomes vão te surpreender. Confira:

 

1 – Bomba de Fogo

Segundo a Wikipédia e o Centro de Pesquisas Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o bairro Bomba de Fogo se localiza na zona sul da cidade. A região abrange os bairros Bomba de Fogo e Cruzeiro do Sul. Mas, a região hoje, é conhecida apenas por Cruzeiro do Sul. Pelo que encontramos nos registros, havia no local, uma fazenda chamada Bomba de Fogo e a por isso a região ficou conhecida dessa forma.

 

2 – Botanágua 

Localizado na Zona Leste de Juiz de Fora, o bairro Botanágua, ou a região, como era conhecido antigamente, equivale aos bairros Vitorino Braga e Costa Carvalho. Segundo Paulino de Oliveira, escritor e jornalista, o nome Botanágua originou-se de um crime, um assassinato. Precisavam sumir com o cadáver, e alguém aconselhou: “Bota n’água”!. Se é verdade, ou apenas lenda, nunca saberemos!

 

3 – Tabaporanga

A região de Tabaporanga fica localizada na Zoa Norte de Juiz de Fora, perto da represa João Penido. Alguns consideram o local apenas um loteamento e outros como uma região. Mas, tecnicamente, ele faz parte do bairro Represa, que também inclui o bairro Náutico.

 

4 – Muçumge do Grama 

A região Muçumge do Grama nada mais é que o bairro Grama. Porém, ele engloba os bairros: Grama, Nova Suissa, Recanto dos Lados, Nova Gramado, entre outros.

 

5 – Adolfo Vireque 

A região de Adolfo Vireque faz parte do bairro Martelos, que também fazem parte: Jardim Casablanca, Nossa Senhora de Fátima e São Lucas. Os bairros e a região de Adolfo Vireque faz parte da Zona Oeste de Juiz de Fora.

 

Sugestões de nossos leitores

Morro da Boiada

Você pode estar achando que errei na foto, né?! Mas não! O Morro da Boiada fica no bairro Santo Antônio e segundo várias fontes, foi no Morro da Boiada que originou Juiz de Fora. Nos últimos anos do século XVIII e nas primeiras décadas do século XIX, o Morro da Boiada era uma fazenda que tomava conta do bairro Santo Antônio. Lá, começava a história do povoado que se chamou Santo Antônio do Morro da Boiada do Paraibuna. O Morro ainda está lá, cheio de histórias. Você pode conhecer a fundo no site da Prefeitura de Juiz de Fora

 

Meggiolário

Não sabemos ao certo o motivo, mas o bairro Nossa Senhora Aparecida também é chamado de Meggiolário. De acordo com algumas pesquisas, antigamente a região do bairro era conhecida dessa forma, como você pode conferir no portal ArtNet.

 

E você, conhece algum bairro diferente na cidade? 

Resultado de imagem para gif capivara

 

Leia mais

7 cidades históricas de Minas que você precisa conhecer

As 10 menores cidades de Minas Gerais