Será que o mês de agosto foi longo mesmo?

30 ago | 2 minutos de leitura

A fama do mês sem feriado

Longo, muito longo

Agosto parece que não acaba, que o mês é enorme, que os 31 dias são multiplicados por 20. Tipo isso. Mas concordam que esse ano o mês passou voando? Piscamos e já é quase setembro. Piscamos é o feriado já está ai, para viajar, descansar, dormir e tudo mais.

Nesse mês, voltam as aulas escolares, a criançada fica triste por voltar a acordar cedo, os estudantes não tem um feriado para curtir, é muita tristeza junta.

Uma homenagem fofa

Os romanos batizaram o mês com esse nome, numa homenagem ao Imperador Augusto, quando estavam acontecendo os mais importantes fatos de sua vida, como a conquista do Egito e sua elevação à dignidade de cônsul.

Mas você sabe o motivo de agosto ter uma fama tão ruim? Nós te explicamos:

Na época das navegações, lá no século 16, era nesse mês que as caravelas partiam mar adentro. As namoradas dos navegadores nunca escolhiam esse mês para os casamentos, além de não conseguirem aproveitar a lua-de-mel, elas poderiam passar, num piscar de olhos, de recém-casadas para viúvas.

O escritor Mário Souto Maior diz que a má fama começou com a frase: “casar em agosto traz desgosto”. A frase foi resumida, se tornando nossa conhecida frase “Agosto, mês do desgosto”.

 

No século 1, os romanos acreditavam que um dragão passeava pelo céu, a noite, durante o mês. O monstro, na verdade, era a constelação de Leão, mais visível nessa época do ano.

Coincidências?

Agora, se liga nas coincidências e desastre que aconteceram no século 20 que aumentaram a má fama de agosto:

Início da 1ª Guerra Mundial no dia 01/08/1914;

Ataque nuclear à Hiroshima, no dia 6/08/1945;

Ataque nuclear à Nagasaki em 9/08/1945;

Início da construção do Muro de Berlim no dia 13/08/1961;

Suicídio de Getúlio Vargas no dia 24/08/1954;

Renúncia de Jânio Quadros em 25/08/1961.

Juscelino Kubitscheck, na época ex-presidente, morreu em um acidente de carro em 22/08/1976;

 

Vacinem os bichinhos, gente!

Além disso, o mês também é conhecido como o mês do cachorro louco, pois acredita-se que a quantidade de concentração de cadelas no cio aumenta devido ao clima. Com as cadelas no cio, os cachorros ficam “loucos” e brigam para conquistar a fêmea. É dessa forma que muitas pessoas são alertadas sobre o perigo que da raiva para a sociedade.

 

Mas, ainda bem, que nesse ano o mês passou voando, rápido, ligeiro e nem percebemos. Daqui a pouco já é setembro, mas, na verdade, todo mundo quer é dezembro.

 

[vejatambem]