Aplicativo gratuito permite que cegos leiam textos impressos

12 set | 2 minutos de leitura

Autonomia, tecnologia e inclusão

O aplicativo brasileiro e gratuito EyeFy promete auxiliar e facilitar a vida de muitas pessoas que possuem problemas de visão ou que não são alfabetizadas. O app foi desenvolvido usando técnicas avançadas de inteligência artificial e aprendizado de máquina para reconhecer textos e fazer a leitura em voz alta. 

A criação

Jonathan Santos é o responsável pela criação do aplicativo. Ele conta que a principal motivação para esse desenvolvimento foi a chegada no país de um sistema que, a partir de uma câmera acoplada na armação do óculos, faz a leitura de textos e identificação de objetos para pessoas cegas ou com baixa visão. O único problema disso é o preço do aplicativo: Jonathan descobriu, em pesquisas, que o valor pode chegar a R$ 19 mil para ser instalado.

Inspirado no sistema, Jonathan pensou em desenvolver um aplicativo que funcionasse de forma parecida, porém focando na inclusão. O criador garante que o EyeFy sempre será um aplicativo gratuito, sem propagandas e que não necessita de conexão com a internet para funcionar.

 

Como funciona?

O aplicativo é bem simples: clicando no ícone de seu celular, ele te solicita acesso a câmera do aparelho. Câmera aberta, basta apontar a lente para o texto desejado, segurando o dedo sobre a tela por alguns segundos. Quando você solta o dedo, o app já reconhece o texto no quadro e lerá em voz alta.

O EyeFy está disponível na Play Store e, em breve, estará na App Store.

Testamos!

Curiosos que somos, testamos o aplicativo. Baixou muito rápido, com seus 8,4 MB. Logo que você acessa o app pela primeira vez, ele solicita acesso a sua câmera. Logo, aparece um pequeno guia de como você vai usar. Com apenas três passos, ele já vai acessar sua câmera e está pronto para começar.

Testamos com textos impressos: funcionou muito bem, a leitura foi rápida e conseguimos entender o texto pela descrição. Testamos sem acesso a internet e nada mudou, então a promessa se cumpriu: realmente não precisa de conexão.

Testamos com textos na tela do computador: funciona também, rápido do mesmo jeito e conseguimos, também, entender e interpretar o texto pela descrição. Ou seja: funciona sim!

 

Baixe o aplicativo.

 

 

[vejatambem]