Aprenda de forma simples como tratar e limpar sua piscina

11 out | 3 minutos de leitura

Verão está batendo na porta

Piscina! É o sonho de muita gente ter uma em casa, poder aproveitar aquele dia de sol quente sem preocupações, só curtindo a água limpa e fresca, né?! A verdade é que ter uma piscina em casa é uma ótima sensação, mas alguém te explicou como é feita a limpeza da água e da superfície? E o tratamento? Comprou uma casa com piscina e não faz ideia de como é feita a limpeza? Calma, muita gente não sabe.

As temperaturas altas já estão deixando aquele sabor de verão e os amantes do sol já querem aproveitar cada instante dessa estação. Mas saiba que independentemente da estação, é preciso cuidar com muito carinho da sua piscina. E se você está com dúvidas, Ombrelo te ajuda.

 

1 – Limpe o entorno

O primeiro passo é começar pela limpeza da parte externa, a borda da piscina, deck e o entorno. O vento, presença de plantas e circulação de animais e pessoas podem causar o acúmulo de sujeiras na parte externa. Limpe sempre da borda da piscina para fora, com o objetivo de não deixar que a sujeira caia na água. E lembre-se: cada tipo de material, madeira, mámore, pedras, existe um produto específico.

 

2 – Limpe a coadeira e o pré-filtro da motobomba

O segundo passo é esse: limpar o skimmer (comumente chamado de coadeira) e o pré-filtro da motobomba. A coadeira é um dispositivo que fica na lateral da piscina, que capta a sujeira que cai na superfície da água. Se a sua tem esse dispositivo, é necessário esvaziar o depósito de sujeira do skimmer manualmente e mantê-lo sempre limpo.

Para limpar o pré-filtro, lembre-se de desligar o sistema de filtração e fechar os registros necessários antes de abrir o compartimento do pré-filtro. Feito isso, é necessário limpá-lo manualmente também.

Skimmer ou coadeira

3 – Peneiração

A forma de limpeza mais famosa: a peneiração. Nesse processo você vai limpar a superfície de toda a água. Com a ajuda de um cabo telescópico equipado com uma peneira cata-folhas na ponta você deve retirar toda sujeira que esteja na superfície. Retire folhas, galhos, insetos e todos os resíduos que estiverem boiando.

 

4 – Escovação

O quarto passo é limpar todo o revestimento. Esta etapa serve para evitar a formação de manchas e o acúmulo de algas, fungos e bactérias nas paredes e no fundo.

Para fazer a escovação, utilize escovas macias, independentemente de qual for o revestimento (azulejo, vinil, fibra, pintura epóxi, pedras, madeira, não importa).

 

5 – Aspiração

Para fazer a aspiração, conecte a mangueira no dispositivo de aspiração que fica na lateral da piscina, de forma que não fique nenhuma bolha de ar dentro da mangueira. Para que a aspiração seja eficiente, apenas o registro de aspiração deve estar aberto.

Se você aspirar a água filtrando, lembre-se de fazer a limpeza da areia do filtro conforme orientação do fabricante.

A aspiração da água deve ser realizada lentamente para que a sujeira decantada não volte a ficar suspensa. Quando a aspiração for concluída, retire a mangueira do dispositivo com cuidado.

 

6 – Tratamento químico

O sexto e último passo da limpeza é o tratamento químico da água, afinal nem toda sujeira é visível aos olhos. Esse tratamento inclui a cloração, o controle do pH da piscina e controle da alcalinidade. Para esse passo, é necessário medir a alcalinidade e pH da água. É nesse passo que você vai adicionar o cloro para matar os micro-organismos que podem estar presentes na água e são nocivos à saúde. Aqui você encontra todas as informações sobre os produtos químicos para a piscina.

 

[vejatambem]