Aula prática versus aula teórica: qual é melhor para o rendimento do aluno?
Por Ombrelo
Quem colocou a mão na massa foi o Maykon Nutella, confira o vídeo no fim da matéria
Os alunos costumam adorar uma aula prática, pois foge da rotina da aula teórica. Mas as duas formas de ensinar estão completamente aliadas para o bom aprendizado do aluno, pois o que se aprende em teoria, precisa ser explorado, descoberto e estudado na prática para que o aluno consiga entender o conteúdo e aperfeiçoar as técnicas da profissão.
Esse método de ensino-aprendizagem é usado em diversos cursos que necessitam de o aluno colocar a “mão na massa” para treinar e simular o dia a dia da profissão que ele escolheu, possibilitando assim, um profissional bem preparando para sua carreira.
Área da Saúde – Fisioterapia, Farmácia, Nutrição
A área da saúde, por exemplo, necessita de diversas aulas práticas e locais específicos para que os alunos consigam levar todo o aprendizado da sala de aula para os futuros atendimentos. Nesta área, o laboratório de Anatomia é um dos mais importantes, pois é pré-requisito conhecer e entender os sistemas do corpo humano antes de partir para outras teorias e práticas.
Fisioterapia
Exemplificando isso, o curso de Fisioterapia da FACSUM / FJF proporciona ao aluno laboratórios que simulam uma clínica fisioterápica, com foco em reabilitação, onde os alunos têm oportunidade de colocar em prática a teoria estudada em sala de aula. Com esse ambiente simulado e o auxílio de profissionais renomados atuantes na área, os alunos conseguem aprimorar o aprendizado tendo contato com a prática da profissão desde o começo da faculdade.
Farmácia
Levando dinamismo para o curso de Farmácia os alunos contam com laboratórios que permitem o manuseio de equipamentos e instrumentos, com ajuda e orientação dos professores. Dessa forma, o aluno possui contato com materiais de ultima geração que são utilizados no mercado de trabalho e no dia a dia da profissão.
Nutrição
Já para o curso de Nutrição, os alunos precisam saber lidar os alimentos e para isso, um laboratório é extremamente necessário. Além do ambiente adequado, é no laboratório que o aluno consegue ter noções de pesos e medidas, manuseio de alimentos e composição com a utilização de ferramentas específicas para cada atividade. E desta forma consegue aperfeiçoar o desenvolvimento de dietas dietéticas entre muitas outras possibilidades aplicadas à nutrição.
Um grande diferencial do laboratório de Nutrição da FACSUM / FJF, é a área específica para análise sensorial de alimentos, que se transformou em ferramenta-chave para a indústria alcançar os níveis de excelência nos seus produtos e atender às exigências dos consumidores, que estão cada vez mais conscientes e atentos com o que consomem.
Área da Saúde – Educação Física, Estética e Cosmética e Enfermagem
Educação Física
O curso de Educação Física também pertence a área da saúde. E para essa graduação que é multifacetada (aborda diversas áreas de atuação, como Saúde, Esporte e Lazer), a teoria precisa sair da sala e ir para as quadras esportivas, piscinas e afins, proporcionando a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas, facilitando o aprendizado.

Estética e Cosmética
O curso de Estética e Cosmética, por ser um Curso Superior Tecnológico, já aborda uma característica prática. Esses cursos permitem que o profissional seja lançado mais rapidamente ao mercado e a prática é fundamental. Os laboratórios simulam um ambiente profissional, que garante ao aluno o contato com ferramentas e técnicas modernas.
Enfermagem
E, ainda na área de saúde, um dos cursos com maior necessidade de laboratórios específicos, que simulam enfermaria, CTI, entre outros ambientes é o curso de Enfermagem, precisa ser completo e oferecer um suporte total ao aprendizado. Ele proporcionar ao aluno um aprendizado técnico-científico de forma dinâmica, progressiva e participativa, capacitando o futuro profissional para ações que visam a assistência do paciente. No laboratório do curso da FACSUM / FJF, os alunos estão em contato com um ambiente completo, com grande número de manequins, que simulam situações corriqueiras na profissão.
Humanas
Alguns cursos de humanas também precisam de laboratórios. No caso dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Recursos Humanos, os laboratórios de informática, com softwares atualizados e bons computadores, são extremamente funcionais no aprendizado da prática. Esses cursos requerem ferramentas que facilitam a vida do profissional. Outro laboratório importante em Humanas é o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) aplicado exclusivamente para o curso de Direito, que tem por finalidade organizar, coordenar e supervisionar a realização do Estágio Supervisionado e outras atividades práticas, desenvolvidas pelos alunos com a orientação dos professores.
Exatas
Muitos podem pensar que os cursos de exatas não precisam de laboratórios e que tudo pode ser resolvido com uma calculadora. ERRADO! Os cursos da área de exatas, principalmente as graduações em Engenharia precisam de laboratórios e aulas práticas para o aprimoramento dos conhecimentos e visões técnicas.
Engenharia Civil
O laboratório do curso de Engenharia Civil, por exemplo, precisa oferecer aos alunos contato direto com as normas técnicas brasileiras, com propriedades físicas e mecânicas dos diferentes tipos de solos e, também de diversos materiais presentes nas construções civis e toda base para um projeto.
Engenharia de Produção
O curso de Engenharia de Produção precisa abranger diversas áreas da profissão, como física, química, mecânica, resistência de materiais, desenho técnico, informática e simulação. Neles, o aluno pode experimentar, praticar, desenvolver habilidades e entender na prática o funcionamento dos materiais. Desta forma, desenvolvem um pensamento estratégico a partir do despertar do senso crítico e percepção do conteúdo teórico abordados nas disciplinas do curso.
Arquitetura
Já aos futuros arquitetos, as aulas práticas nos laboratórios vão levar facilidade na hora de aprender, por exemplo, sobre fenômenos relacionados à iluminação natural, trajetória solar, medição de iluminação e temperatura, conseguem visualizar seus projetos em 3 dimensões, estudar volumetrias e demonstrar acabamentos e entornos dos projetos. Mais uma vez, percebemos que para ser um bom profissional, a qualidade dos laboratórios técnicos oferecidos pela instituição de ensino fazem toda diferença.
Aula prática versus aula teórica: qual é melhor para o rendimento do aluno?
https://www.youtube.com/watch?v=lQYzKJJAqAY&feature=youtu.be
[vejatambem]