Vai comprar um carro seminovo? Fique atento nas dicas para uma boa compra

27 set | 2 minutos de leitura

Comprar um carro seminovo é um problema ou uma solução para você? Para a maioria dos brasileiros parece que tem sido a melhor opção. A venda de veículos seminovos e usados teve resultado positivo no primeiro trimestre. Nos três primeiros meses de 2018 foram vendidos 3,27 milhões de veículos seminovos. Esse número é 1,4% maior em comparação ao mesmo período de 2017. As informações são da Fenauto, a federação dos revendedores.

 

Os menores preços, certamente, são os principais motivadores dessas estatísticas. Mas, afinal, compensa mesmo comprar um veículo seminovo? Ou é melhor investir em um zero-quilômetro?

Como muitos especialistas dizem, o carro zero quilômetro perde entre 10% e 20% de seu valor assim que sai da loja. Apenas esse ato pode representar um prejuízo financeiro já no começo da história. Já o carro seminovo tem menor desvalorização e sai na frente também em relação a preço. Com o valor que seria pago em um carro zero quilômetro sem alguns itens, você consegue investir em um carro seminovo de categoria superior e com itens a mais.

Mas para acertar em cheio na compra de um seminovo é necessário estar atento a algumas dicas. Felipe Arbex, proprietário da Arbex Automóveis e há15 anos no ramo de automóveis, destaca alguns aspectos que merecem a sua atenção:

 

Verifique cada detalhe

Na hora de comprar seu seminovo fique atento às mais diversas evidências que o veículo pode apresentar para, assim, comprar com segurança. Felipe destaca: “É importante verificar se o veículo possui o manual do proprietário. Ele indica quando o carro foi comprado, qual a média de quilometragem que seu primeiro dono andava periodicamente, além de apontar se o mesmo tinha zelo com o veículo. Quem faz as revisões periodicamente é sempre uma pessoa que tem cuidado e se importa em manter o carro adequado para uso. Mas se o carro não tem manual, pode ser um grande indício de que o odômetro pode ter sido alterado”.

 

Único dono?

Se você está em dúvidas se o carro pertenceu a apenas uma pessoa, a dica do Felipe Arbex é: “Peça para ver o documento e veja no recibo de compra e venda o nome do antigo proprietário. Para ser único dono, o documento precisa possuir o nome da concessionária que vendeu o veículo 0 km. Mas esse ponto não faz muita diferença se o automóvel apresentar bom estado de conservação, revisões em dia e manutenção feita corretamente”.

 

Vistoria cautelar

Você conhece esse termo? Felipe explica: “Existem empresas especializadas que fazem a perícia do veículo seminovo, verificando se os números de chassi e motor conferem com o documento, se o vidro é original (não sendo, pode ter acontecido algum sinistro), se já passou por um leilão, se a quilometragem marcada é original”.

 

Desgaste do interior

A última dica do Felipe é: “Observe o desgaste do interior do carro como volante, manopla do câmbio, maçanetas da porta, estado dos bancos. Um carro de baixa quilometragem possui pouco desgaste nesses itens”.

Se interessou em comprar um seminovo? A Arbex Automóveis fica na Av. Deusdedith Salgado, nº 3600, loja 131 – Juiz de Fora.

Você pode conferir mais informações no site da Arbex.

 

[vejatambem]