Copa do Mundo: Juiz-foranos se preparam para aterrissar na Rússia

15 jun | 2 minutos de leitura

Grupo de amigos conta à Ombrelo quais as expectativas para a viagem

 

Muitos brasileiros já estão na Rússia curtindo a Copa do Mundo FIFA 2018. De acordo com o Itamaraty e o Ministério do Esporte, cerca de 60 mil brasileiros compraram ingressos para os jogos.

Em Juiz de Fora, um grupo de amigos está na preparação para desbravar as terras russas pela primeira vez. O administrador, Thiago Ribeiro, desembarca no país dia 28 de junho, e seu amigo, o advogado Caio Tirapani, chega na Rússia dia 12 de julho para assistir ao jogo da final.

Thiago ficará na Rússia por 17 dias, passando por Moscou, Rostov e São Petesburgo. Durante a Copa, ele vai assistir duas oitavas de final, duas semifinais e também a grande final. Já Caio fica em Moscou por seis dias.

 

Muita pesquisa e aquela ajuda tecnológica

Para não passar muitas dificuldades por lá, os amigos têm feito bastante pesquisa. A maior dificuldade, segundo eles, é a comunicação, porque nenhum dos dois fala russo e o inglês não é uma língua muito comum no país. “Estamos procurando vários aplicativos para nos ajudar”, conta Thiago.

Outro problema é com relação ao deslocamento, tendo em vista o tamanho do continente russo. Por isso, é preciso se planejar! Para acompanhar aos jogos da Copa do Mundo em várias cidades a atenção deve ser redobrada para não perder nenhum voo.

Caio acredita que o país está preparado para receber os turistas e acha muito bacana a oportunidade que uma Copa pode criar. “Nunca colocaria a Rússia como prioridade em minhas viagens, mas agora com os jogos, estou ansioso para ter contato com um país totalmente diferente do nosso”, completa o advogado.

 

Conexão Brasil x Rússia: Cultura e tradições diferentes

A dupla juiz-forana está indo para a Rússia com um outro grupo de pessoas de todo o Brasil. Eles contam que, parte do pessoal que já está no país, tem dado algumas dicas culturais e de postura para não serem pegos de surpresa. Na Rússia existem muitas leis rigorosas com relação ao comportamento.O descumprimento de algumas normas pode gerar multas ou até mesmo prisão.

“Estou levando várias reportagens! É um país que nunca pensei em visitar, por isso estou procurando dicas em vários lugares. Inclusive, o governo brasileiro disponibilizou uma cartilha bem legal, com várias informações que vão ajudar”, responde Thiago à Ombrelo.

Caio não tinha planejado fazer a viagem, mas acabou resolvendo ir de última hora. O advogado conta que está ansioso para sentir o clima de uma Copa do Mundo e busca poder ver o que muitos brasileiros querem. “Eu estava no Mineirão em 2014, no jogo que resultou o sofrido 7×1 da Alemanha contra o Brasil. Foi uma experiência traumática. Por isso, estou na torcida para transformar a tragédia de 2014 em um título”, fala o fã de futebol.

 

Leia mais:

Governo lança cartilha de bons modos para brasileiros na Rússia

Moda na Copa: confira dicas de looks para assistir aos jogos do Brasil

Copa do Mundo: um raio X dos jogadores da Seleção Brasileira