5 curiosidades sobre o ex-presidente Itamar Franco

06 abr | 2 minutos de leitura

Que Itamar Franco foi prefeito de Juiz de Fora, senador e governador por Minas, vice-presidente e presidente do Brasil e até mesmo embaixador você provavelmente já sabe. Se circula com certa frequência pela Centro juiz-forano, também não é nada difícil saber que a icônica Avenida Independência, uma das principais vias da cidade, teve seu nome alterado para Avenida Itamar Franco após seu falecimento. Mas, talvez, um dos seguintes fatos seja novidade para você!

 

Nasceu no mar

Sim. Itamar Franco nasceu em um navio que ia do Rio de Janeiro a Salvador, no dia 28 de junho de 1930. Acabou registrado como natural da capital baiana. Mas tá liberado chamar de juiz-forano, né? Afinal, o pai de Itamar é da cidade e a mãe é de Taruaçu, distrito de São João Nepomuceno – aqui do lado. E, ainda bebê, ele se mudou para cá.

 

Basquete

Caso não tivesse seguido a carreira política, Itamar Franco tinha boas chances de figurar na lista de esportistas de destaque de Juiz de Fora. Nos seus tempos de escola, o que se conta por aí é que o ex-presidente era um dos destaques do time de basquete do Colégio Metodista Granbery.

ombrelo entretenimento juiz de fora itamar franco basquete
Itamar Franco em tempos em que seu maior desafio era colocar a bola na cesta.

 

Engenheiro

É um dos alunos mais memoráveis da Faculdade de Engenharia da UFJF. Foi, inclusive, homenageado com o nome de um prédio da instituição. Graduou-se como engenheiro civil e eletrotécnico em 1954. Na época, já atuava pelo movimento estudantil e chegou a ser presidente do Diretório Acadêmico da Engenharia.

 

Fusca

Itamar Franco foi o grande responsável pela volta do Volkswagen Fusca às linhas de produção no Brasil.

Ao assumir a Presidência da República após o impeachment de Fernando Collor de Mello e visitar o Salão do Automóvel de São Paulo de 1992, ele percebeu que não havia, naquele momento, carros acessíveis à população brasileira. Logo, em entrevistas e pronunciamentos, passou a defender que o Besouro, que não era produzido desde 1986 por aqui, retornasse. Após uma reunião com Pierre-Alain de Smedt, na época presidente da Autolatina – joint venture da Volks e da Ford existente na época-, o acordo foi selado; e o Fusca voltou! Os detalhes dessa história você pode ler aqui.

ombrelo entretenimento juiz de fora itamar franco fusca
Foto: Eduardo Knapp/Folhapress.

 

Memorial

Ele mesmo criou, em 2002, o Instituto Itamar Franco – do qual também pagava o aluguel. A intenção era conservar por lá um acervo de fotos, vídeos e discursos da trajetória política. No final de 2015, virou o Memorial da República, muito mais rico. Lá estão também vários objetos acumulados pro ele durante a vida política, além de sua biblioteca pessoal.

O Memorial da República fica na Rua Benjamin Constant, 790, no Centro de Juiz de Fora. Está aberto a visitas para pesquisas.