Dia Nacional do Rádio: o veículo que se reinventa
Quem disse que ele é passado?
É no dia do aniversário do “pai do rádio”, Edgar Roquette-Pinto, que é comemorado o Dia Nacional da Radiodifusão. Mas não pense que o rádio, por estar fazendo uns bons aninhos, está ultrapassado. O meio de comunicação se reinventou a medida que as novas tecnologias tomaram conta das casas. Primeiro a TV, depois a Internet.
Segundo a Unesco, o rádio atinge 95% de todos os segmentos de público em todo o mundo. Nos países em desenvolvimento, mais de 75% das casas têm um aparelho. Uma pesquisa revelou que sua audiência subiu para 500 mil pessoas a mais no segundo trimestre de 2010, comparando com o mesmo período de 2009. E os números provam que o rádio só cresce. Por exemplo, aqui em Juiz de Fora, a Alô FM possui mais de 46 mil ouvintes por minuto e mais de 2 mil ouvintes nos carros. E sim, mesmo com os aplicativos nos carros, muitas pessoas preferem sintonizar em alguma rádio para ficar informado sobre trânsito, notícias e, claro, músicas. Além do companheirismo que sempre marcou a história da radiodifusão.
Nova tecnologia
Uma novidade: A JBL, companhia americana de eletrônicos de áudio, lançou um rádio portátil com Bluetooth. O aparelho atende a ambos os mundos, sintonizando rádio digital, FM convencional, alto-falante Bluetooth que pode se conectar ao smartphone e curtir suas playlists do Spotify, Deezer e todos os streamings possíveis.
A marca, que é considerada antenada e potente, só está confirmando o que muitos já sabiam: o rádio se reinventa, transforma. Apesar de todos os outros meios de música e informação, ele ainda está forte entre todos os públicos, principalmente entre os jovens.
O JBL Tuner vem em preto ou branco e já está disponível por 90 libras (aproximadamente R$ 440,00) no site JBL.com.
Prêmio Spotlight
Com a intensão de movimentar o mercado da comunicação, o Grupo Libertempo anunciou, justamente no Dia Nacional da Radiodifusão, o resultado do Spotlight – Prêmio Libertempo de Criatividade. O objetivo é reconhecer os profissionais e estudantes que se destacaram com a produção de spots de rádio.
O prêmio está em sua primeira edição e leva em conta a qualidade de produção e criatividade dos materiais.
Confira os ganhadores:
Categoria Mercado:
Ouro: República Comunicação
Peça: Digão Lanches – A vida pede um sabor assim
Produtora: Estúdio Caraíva
Prata: Trópico Propaganda
Peça: Açaí Geribá
Produtora: Prodígio Audio
Bronze: República Comunicação
Peça: Salsa Parrilha – Mandamentos do Boteco
Produtora: Pontocom Áudio
Bronze: República Comunicação
Peça: Rafer – Chapinha
Produtora: Batuki
Categoria Varejo
Ouro: Kojio Comunicação
Peça: Jardim Norte
Produtora: Prodígio Audio
Categoria Campanha
Bronze: República Comunicação
Peça: Rafer – Campanha Craque em Ferro e Aço
Produtora: Batuki
Voto Popular – Profissional
Trópico Propaganda
Peça: Açaí Geribá
Produtora: Batuki
Categoria Estudante
Ouro: Matheus Leite – CES/JF
Prata: Amanda Manera, Bárbara Ribeiro e Fábio Rochini – CES/JF
Bronze: Arthur Barreto de Souza Couto – CES/JF
Voto Popular
Amanda Manera, Bárbara Ribeiro e Fábio Rochini – CES/ JF
[vejatambem]