10 Dicas para estimular seu potencial criativo
Por Daniel Furlan
Conselhos que podem mudar sua vida
Separamos dez dicas para estimular seu potencial criativo na hora de criar projetos e produtos inovadores.
Conviva com crianças
Crianças representam a essência do ser humano. Elas ainda não tiveram muito contato com os preconceitos e ideais distorcidos da sociedade, portanto, possuem uma visão muito mais criativa do mundo. Conviver com elas é estimular sua imaginação e seu espírito criativo.
Viaje
Em todos os sentidos da palavra! Viajar para cidades diferentes faz com que você tenha contato com outras culturas e outros tipos de pessoas, abrindo sua mente para novas possibilidades. Ao mesmo tempo, viaje também nos seus próprios pensamentos, valorizando reflexões filosóficas e ideias bem loucas.
Emocione-se
Todo ser humano é criativo, e todo ser humano também se emociona. Exponha suas emoções em seus trabalhos e projetos criativos, mas saiba controlá-las, evitando o exagero e a perda da razão e do bom senso.
Persista
É fundamental que você confie nos seus pensamentos, por isso, persista nas suas ideias e tenha a confiança de que elas são boas. No entanto, saiba reconhecer os erros e abra a cabeça para ouvir sugestões que podem aperfeiçoar suas ideias.
Estude
Inovações repentinas acontecem, mas estudar é um princípio básico para a formação de boas ideias. Afinal, quanto mais conhecimento você tiver, mais possibilidades irão se abrir. Por isso, coloque na cabeça que estudar e pesquisar nunca é demais.
Tenha atividades diferentes
Tente fugir um pouco da rotina e procure fazer atividades diferentes, como aprender a tocar um instrumento musical e praticar esportes. Isso pode te relaxar e facilitar o funcionamento do cérebro.
Seja flexível
Esteja aberto a novas possibilidades, vindas de você mesmo e, principalmente, de outras pessoas. Dessa forma você pode transformar uma ideia foda em uma ideia fodástica.
Valorize a insegurança
Seja inseguro, mas não no sentido de falta de confiança em você. Apenas saiba conviver com o perigo e reprima o conformismo. A segurança prende a criatividade, e ela deve estar sempre livre, leve e solta.
Crie independências
Seja independente para criar suas coisas, inclusive seu processo criativo. Não se prenda apenas a métodos de terceiros e a regras estabelecidas por chefes e superiores. No entanto, dicas podem ser úteis para você se descobrir como um alguém criativo.
Estimule sua curiosidade
Uma pessoa criativa é uma pessoa curiosa. E vice-versa. Descobrir coisas novas estimula você a criar coisas novas.