Fora da Copa: 15 brasileiros que perderam mundiais por lesão

06 mar | 4 minutos de leitura

A 100 dias da Rússia, o Brasil vive o drama de não saber se vai contar ou não com Neymar, seu principal craque, na próxima chance de buscar o hexa. Mas esse sofrimento é antigo. Desde a Copa de 1970, foram apenas três os mundiais em que ninguém precisou ser cortado da lista de convocados: 1990, 2010 e 2014. Preparamos uma lista com 15 jogadores que ficaram fora da Copa, para você recordar. E explicitamos a nossa torcida para que o menino Ney se recupere o mais rápido possível.

 

Rogério – 1970

O ponta-direita alvinegro foi cortado da seleção por contusão. O jovem goleiro Emerson Leão, do Palmeiras, foi convocado em seu lugar. Rogério era titular da seleção, e acabou dando lugar a Jairzinho, que se tornaria o Furacão da Copa, marcando gol em todos os jogos.

ombrelo entretenimento juiz de fora Lesionados em Copas rogerio hetmanek

 

Wendell – 1974

O goleiro machucou o menisco do joelho direito em amistoso preparatório para a Copa de 1974 e foi cortado. Valdir Perez o substituiu.

ombrelo entretenimento juiz de fora da copa wendell

 

Clodoaldo – 1974

O volante santista tinha um problema muscular e foi dispensado 10 dias antes da estreia no Mundial disputado na Alemanha Ocidental. Mirandinha foi convocado.

ombrelo entretenimento juiz de fora Lesionados em Copas clodoaldo

 

Zé Maria – 1978

O corintiano se machucou antes de viajar para a Argentina e ficou fora da Copa. Quem entrou na lista foi o também lateral Nelinho, do Cruzeiro, que deixou sua marca com um golaço contra a Itália.

ombrelo entretenimento juiz de fora Lesionados em Copas zé maria

 

Nunes – 1978

Nunes foi mais um desfalque brasileiro naquele polêmico mundial. Antes da Copa vinha tendo mais oportunidades que Reinaldo no ataque canarinho, e a tendência era ser titular. Roberto Dinamite foi convocado em sua vaga e marcou 3 gols.

ombrelo entretenimento juiz de fora Lesionados em Copas nunes

 

Careca – 1982

Mais uma vez um atacante titular fica de fora às vésperas de uma Copa. Careca teve um estiramento na coxa esquerda e, mais uma vez, Roberto Dinamite foi chamado. O contestado Serginho Chulapa, entretanto, foi o titular. O ídolo vascaíno nem entrou em campo.

ombrelo entretenimento juiz de fora Lesionados em Copas careca

 

Toninho Cerezo – 1986

O volante contava com a confiança do treinador Telê Santana, mas foi cortado por distensão muscular na coxa. O jovem Valdo, que nunca tinha disputado um jogo com a amarelinha, foi o convocado da vez.

ombrelo entretenimento juiz de fora Lesionados em Copas toninho cerezo

 

Mozer – 1986 e 1994

Outro desfalque da seleção no México foi o zagueiro rubro-negro. Mauro Galvão foi o escolhido.

Oito anos mais tarde, Mozer sofreria outro revés. A seleção se preparava no Brasil, antes de viajar aos Estados Unidos. Foi quando os médicos identificaram sinais de alterações em suas enzimas do fígado, caracterizando um quadro de hepatite, e disseram que ele não aguentaria o esforço de uma Copa. O jogador alega que pediu mais alguns dias de paciência para se recuperar, mas não foi atendido. Márcio Santos ganhou a vaga.

ombrelo entretenimento juiz de fora Lesionados em Copas mozer

 

Ricardo Gomes – 1994

Outro desfalque na zaga, esse mais próximo do início da saga do tetra. Em amistoso contra El Salvador, Ricardo Gomes sentiu lesão muscular. Parreira convocou Ronaldão para seu lugar.

ombrelo entretenimento juiz de fora Lesionados em Copas ricardo gomes

 

Romário – 1998

Mesmo afirmando que conseguiria se recuperar a tempo de disputar a Copa da França, Romário acabou sendo cortado. O baixinho era um dos maiores nomes da seleção e deu entrevistada emocionada. A lesão foi na panturrilha direita, e o volante Emerson foi convocado.

Veja também: 7 gols inesquecíveis de Romário, o baixinho letal

ombrelo entretenimento juiz de fora Lesionados em Copas romario

 

Juninho Paulista – 1998

Em grande fase, sendo um dos principais jogadores do mundo no início de 1998, o meia Juninho Paulista também ficou de fora do mundial daquele ano. Ele fraturou o tornozelo esquerdo em um jogo pelo Atlético de Madri, seu clube na época, e até se recuperou a tempo. Mas Zagallo preferiu não arriscar.

ombrelo entretenimento juiz de fora fora da copa juninho paulista

 

Márcio Santos – 1998

O zagueiro tetracampeão teve lesão no joelho e também não foi àquele Mundial. Entrou André Cruz.

ombrelo entretenimento juiz de fora Lesionados em Copas marcio santos

 

Flávio Conceição – 1998

Sim, amigos: 1998 já dava vários indícios de que não seria fácil. Mais um jogador se machucou e ficou fora da Copa. O volante Flávio Conceição teve lesão no joelho direito e acabou substituído por Zé Carlos, que entrou na histórica semifinal contra a Holanda.

ombrelo entretenimento juiz de fora Lesionados em Copas flavio conceição

 

Emerson – 2002

Chamado em 1998 para o lugar de Romário, Emerson deu azar em 2002. Durante um rachão em um treino, em que atuava como goleiro, acabou luxando o ombro e perdendo a chance de ser o capitão do penta. A braçadeira passou para Cafu e Ricardinho foi convocado.

ombrelo entretenimento juiz de fora lesionados em copas emerson

 

Edmílson – 2006

13 dias antes da estreia na Copa da Alemanha, Edmílson teve ruptura da parte lateral do menisco do joelho direito. O volante Mineiro foi convocado em seu lugar.

ombrelo entretenimento juiz de fora Lesionados em Copas edmilson

 

Confira também:

E se Neymar Jr. não for para a Copa? Veja 5 jogadores que podem substituí-lo

Copa do Mundo de 2018 – análise dos grupos

Seleção de Juiz de Fora: como jogaríamos a Copa?