Governo lança cartilha de bons modos para brasileiros na Rússia

14 jun | 2 minutos de leitura

60 mil brasileiros já compraram ingresso para assistir aos jogos

 

A Copa do Mundo já está aí e muitos brasileiros estão na concentração para reunir a família ou ir até um bar e fazer aquela farra com os amigos. Afinal, o mundial aqui no Brasil é sinônimo de alegria e muita diversão.

Alguns mais apaixonados pelo esporte optaram por ir até a Rússia e assistir aos jogos bem de pertinho. De acordo com o Itamaraty e o Ministério do Esporte, pelo menos 60 mil brasileiros compraram ingressos para a Copa.

Só que por lá as regras são bem diferentes e muitas das nossas expressões populares são consideradas inapropriadas para eles. Pensando em uma forma de atender a todo esse público, o Governo Federal lançou uma cartilha que pode ajudar bastante aos torcedores. O documento de 134 páginas traz várias orientações sobre o que evitar no país e várias dicas importantes.

 

Clique aqui e baixe a versão digital completa da cartilha

 

O Guia Consular do Torcedor Brasileiro também aborda questões relativas ao clima, fuso horário, idioma, transporte, segurança, serviços comerciais e até mesmo a voltagem, que na Rússia é de 220/240v.

Assuntos mais burocráticos também fazem parte do livro. O guia alerta sobre o impedimento de entrar no país se o passaporte estiver com validade inferior a seis meses e que é fundamental andar com o documento pois a polícia local pode pedir a qualquer momento.

Foto – O Tempo

Já sobre a cultura, a cartilha lista uma série de comportamentos que para nós brasileiros pode ser bem natural, mas que na Rússia é considerado inadequado e pode, inclusive, geral prisão. É o caso de subir em cercas ou assentos, fazer uso de instrumentos musicais nos estádios, fazer manifestações políticas e mostrar bandeiras estrangeiras em praças e edifícios públicos.

Outra recomendação descrita do guia e “evitar demonstrações homoafetivas em ambiente público”. Também lembra que “comportamento interpretado como assédio sexual prevê multa e prisão de até um ano”, de acordo com a legislação russa. Uso, venda ou posse de drogas também pode gerar prisão de até 25 anos.

Foto – G1

Leia mais:

Copa do Mundo: Relembre as 5 últimas aberturas do evento mais importante do Futebol

Torcida Privilège: o melhor lugar para assistir os jogos do Brasil na Copa