O horário de verão vai começar! Ajuste seu relógio

01 nov | 2 minutos de leitura

Adiante seu relógio em uma hora

Há quem ame, há quem odeie! Mas não tem como fugir: o horário de verão vai começar. Então, lembre-se: o horário de verão começa dia 04 de novembro de 2018, às 00h e só termina dia 16 de fevereiro de 2019.

Mas não são todos os estados que vão alterar o relógio.

Estados que possuem o horário de verão:

São Paulo;

Rio de Janeiro;

Espírito Santo;

Minas Gerais;

Paraná;

Santa Catarina;

Rio Grande do Sul;

Goiás;

Mato Grosso;

Mato Grosso do Sul;

Distrito Federal.

O horário de verão é adotado nessa fase do ano, pois os dias são mais longos, devido à posição da Terra em relação ao Sol. Com a mudança no relógio, há grandes chances das pessoas economizarem energia acendendo as luzes mais tarde.

 

Onde foi criado?

O horário de verão não foi criado no Brasil, como muitos podem pensar. A ideia foi de Benjamim Franklin, cientista e político norte-americano. O primeiro país que adotou a prática foi a Alemanha durante a I Guerra Mundial. O país precisava economizar os gastos com carvão mineral, devido aos gastos com as batalhas.

Com o tempo, diversos países adotaram a prática. No Brasil, ele foi utilizado no início da década de 1930 por Getúlio Vargas, que estava buscando uma maior economia em tempos de crise mundial. A partir de 1967, o horário de verão ficou de lado, sendo retomado em 1980, devido a problemas de produção de energia nas hidrelétricas. Mas foi em 2008 que o horário de verão foi padronizado.

Quer aproveitar o horário de verão? Confira dicas para não perder a hora e fazer seu dia render

 

Não exagere nas refeições

Consuma alimentos mais leves, que não exigem muito esforço do organismo para a digestão.

 

Durma mais

Tente ir para a cama duas horas mais cedo do que o normal. Claro que, talvez você não durma imediatamente, mas o clima calmo pode ajudar o corpo a descansar.

 

Não perca tempo

Deixe tudo separado para o dia seguinte. Evite perder tempo ou passar raiva quando for sair de casa no domingo ou na segunda-feira.

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Organize seus horários

Pelo menos durante a primeira semana, fixe horários para todas as suas atividades e tente respeitá-las. Isso pode evitar a fome fora de hora e o cansaço exagerado.

 

Beba bastante água

Junto com o horário de verão, vem junto… o verão! Então consuma bastante água, sucos e água de coco.

 

Se exercite

[vejatambem]