Instagram para e-commerce – 10 dicas para alavancar suas vendas!
Por Ombrelo
#InstagramParaE-commerce #PresteAtenção
Cada vez maior e com mais relevância para o Marketing Digital o Instagram vem se destacando pelas funcionalidades que ele oferece e se consolidando como uma poderosa ferramenta de vendas.
Levando-se em conta que o e-commerce no Brasil cresceu 12%, faturou cerca de R$ 47,7 bilhões em 2017 e que o Instagram é a rede social que mais cresce nos últimos tempos, podemos perceber que unir esses dois mundos é uma ótima estratégia, não é mesmo?
Por isso convidamos o Marcelo Tavares, Diretor da Appta Marketing Digital para passar 10 dicas para você utilizar o Instagram e otimizar as vendas do seu e-commerce.
01 – Objetivo e Planejamento
Tenha um objetivo claro em utilizar o Instagram e qual será o papel dele em sua estratégia. Depois dedique-se a entender como o seu cliente interage com o Instagram e planeje semanalmente ou mensalmente o seu conteúdo.
02 – Conheça a sua persona
Quando estamos em uma rede social a conversa acontece de todos os lados. Estamos sempre em uma “conversa aberta”, por isso é muito importante sabermos a fundo com quem estamos conversando.
Observe que aqui nós não estamos falando do seu público alvo, e sim da sua persona. Personas são representações dos seus diferentes tipos de clientes.
Ex: Júlia é uma mulher de 35 anos que gosta de praticar corrida, tem dois filhos, é casada, advogada bem-sucedida e detesta chegar atrasada em seus compromissos. Nos finais de semana ela adora passear com a família e sempre arruma um tempinho para encontrar com as amigas.
03 – Configure o seu perfil no modo comercial
Além de profissionalizar o perfil da sua empresa, você passará a ter acesso a dados e ferramentas que só estão disponíveis para os perfis comerciais. Assim você pode analisar e se planejar para melhorar o seu desempenho de acordo com os resultados apresentados.
04 – Esteja alinhado com sua identidade visual
O cuidado com a identidade visual da sua loja deve chegar até o perfil dela no Instagram. É importante manter uma identidade e uma sintonia em toda a sua comunicação, afinal de contas nós queremos proporcionar a melhor experiência possível para nossos clientes!
05 – Não poste de mais! Nem de menos!
Não existe uma frequência padrão que as empresas devem seguir, cada empresa, cada negócio vai ter uma frequência ideal. Você precisa descobrir a sua! Pra isso, observe aquelas empresas no seu segmento que estão tendo bons resultados e faça testes até você chegar ao ponto ideal de postagens para o seu negócio.
06 – Utilize as hashtags!
Antes de sair utilizando um monte de hashtags só porque você acha que é legal, faça uma pesquisa! Busque #’s ligadas ao seu conteúdo e que sejam relevantes para o seu perfil. Uma boa dica é evitar usar aquelas #’s muito populares.
As #’s aumentam o engajamento e ajudam o seu público a encontrar o seu conteúdo.
07 – O Stories deve fazer parte da sua rotina
Pra quem não sabe, os conteúdos postados nos Stories desaparecem depois de 24 horas, as fotos duram 5 segundos e vídeos podem ser de até 15 segundos.
A ideia aqui é se aproximar do seu público. Mostre o dia a dia da sua empresa, de dicas relacionadas ao seu segmento e sempre interaja com o seu público. Cuidado para não extrapolar na quantidade.
08 – Shopping Instagram
Queridinha entre as lojas virtuais, ela faz a conexão direta da sua postagem no Instagram com a página de compra do seu produto dentro da sua loja. Assim você pode pensar nos seus posts como uma vitrine dos seus produtos! Onde o cliente já vai ver o produto, o nome dele e o preço.
09 – IGTV
O mais novinho da turma chegou para entregar um conteúdo em vídeo um pouco maior, com duração de até 1 hora, e ele tem um formato bem específico para dispositivos móveis, apresentado vídeos verticais e em tela cheia.
Uma possibilidade de maior aproximação e interação com o seu público.
10 – Invista em anúncios
Os resultados orgânicos das redes sociais já não são lá essas coisas mais. Por isso é preciso investir em anúncios. Na hora de realizar as configurações das suas campanhas se atente em escolher o modelo certo de anúncio e garanta que as configurações de segmentação estão corretas. Só assim você poderá extrair o máximo do seu investimento.
Esperamos que essas dicas aumentem as suas vendas e o sucesso da sua empresa.
Veja alguns perfis de e-commerce no Instagram que tem feito um bom trabalho!
@netshoes
@quemdisseberenice
@dafiti
@fastshop
@zattinibrasil
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