Instagram para e-commerce – 10 dicas para alavancar suas vendas!

26 out | 4 minutos de leitura

#InstagramParaE-commerce #PresteAtenção

Cada vez maior e com mais relevância para o Marketing Digital o Instagram vem se destacando pelas funcionalidades que ele oferece e se consolidando como uma poderosa ferramenta de vendas.

Levando-se em conta que o e-commerce no Brasil cresceu 12%, faturou cerca de R$ 47,7 bilhões em 2017 e que o Instagram é a rede social que mais cresce nos últimos tempos, podemos perceber que unir esses dois mundos é uma ótima estratégia, não é mesmo?

Por isso convidamos o Marcelo Tavares, Diretor da Appta Marketing Digital para passar 10 dicas para você utilizar o Instagram e otimizar as vendas do seu e-commerce.

 

01 – Objetivo e Planejamento

Tenha um objetivo claro em utilizar o Instagram e qual será o papel dele em sua estratégia. Depois dedique-se a entender como o seu cliente interage com o Instagram e planeje semanalmente ou mensalmente o seu conteúdo.

 

02 – Conheça a sua persona

Quando estamos em uma rede social a conversa acontece de todos os lados. Estamos sempre em uma “conversa aberta”, por isso é muito importante sabermos a fundo com quem estamos conversando.

Observe que aqui nós não estamos falando do seu público alvo, e sim da sua persona. Personas são representações dos seus diferentes tipos de clientes.

Ex: Júlia é uma mulher de 35 anos que gosta de praticar corrida, tem dois filhos, é casada, advogada bem-sucedida e detesta chegar atrasada em seus compromissos. Nos finais de semana ela adora passear com a família e sempre arruma um tempinho para encontrar com as amigas.

03 – Configure o seu perfil no modo comercial

Além de profissionalizar o perfil da sua empresa, você passará a ter acesso a dados e ferramentas que só estão disponíveis para os perfis comerciais. Assim você pode analisar e se planejar para melhorar o seu desempenho de acordo com os resultados apresentados.

 

04 – Esteja alinhado com sua identidade visual

O cuidado com a identidade visual da sua loja deve chegar até o perfil dela no Instagram. É importante manter uma identidade e uma sintonia em toda a sua comunicação, afinal de contas nós queremos proporcionar a melhor experiência possível para nossos clientes!

 

05 – Não poste de mais! Nem de menos!

Não existe uma frequência padrão que as empresas devem seguir, cada empresa, cada negócio vai ter uma frequência ideal. Você precisa descobrir a sua! Pra isso, observe aquelas empresas no seu segmento que estão tendo bons resultados e faça testes até você chegar ao ponto ideal de postagens para o seu negócio.

 

06 – Utilize as hashtags!

Antes de sair utilizando um monte de hashtags só porque você acha que é legal, faça uma pesquisa! Busque #’s ligadas ao seu conteúdo e que sejam relevantes para o seu perfil. Uma boa dica é evitar usar aquelas #’s muito populares.

As #’s aumentam o engajamento e ajudam o seu público a encontrar o seu conteúdo.

 

07 – O Stories deve fazer parte da sua rotina

Pra quem não sabe, os conteúdos postados nos Stories desaparecem depois de 24 horas, as fotos duram 5 segundos e vídeos podem ser de até 15 segundos.

A ideia aqui é se aproximar do seu público. Mostre o dia a dia da sua empresa, de dicas relacionadas ao seu segmento e sempre interaja com o seu público. Cuidado para não extrapolar na quantidade.

 

08 – Shopping Instagram

Queridinha entre as lojas virtuais, ela faz a conexão direta da sua postagem no Instagram com a página de compra do seu produto dentro da sua loja. Assim você pode pensar nos seus posts como uma vitrine dos seus produtos! Onde o cliente já vai ver o produto, o nome dele e o preço.

 

09 – IGTV

O mais novinho da turma chegou para entregar um conteúdo em vídeo um pouco maior, com duração de até 1 hora, e ele tem um formato bem específico para dispositivos móveis, apresentado vídeos verticais e em tela cheia.

Uma possibilidade de maior aproximação e interação com o seu público.

 

10 – Invista em anúncios

Os resultados orgânicos das redes sociais já não são lá essas coisas mais. Por isso é preciso investir em anúncios. Na hora de realizar as configurações das suas campanhas se atente em escolher o modelo certo de anúncio e garanta que as configurações de segmentação estão corretas. Só assim você poderá extrair o máximo do seu investimento.

Esperamos que essas dicas aumentem as suas vendas e o sucesso da sua empresa.

 

Veja alguns perfis de e-commerce no Instagram que tem feito um bom trabalho!

 

@netshoes

 

@quemdisseberenice

 

@dafiti

 

@fastshop

 

@zattinibrasil

 

[vejatambem]