Maio Amarelo: 13 dicas para evitar problemas no trânsito de Juiz de Fora

08 maio | 4 minutos de leitura

Movimento é iniciativa da Settra

Teve início na última quarta-feira, 02, as ações do movimento “Maio Amarelo”. A iniciativa organizada pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), pretende coibir as infrações de trânsito, reduzindo, consequentemente, o número de acidentes e confusões entre motoristas.

Ombrelo apoia muito essa causa, e por isso resolvemos listar algumas dicas para você exercer uma direção ainda mais defensiva e evitar problemas no trânsito.

 

Não utilize o celular

Essa regra é básica e deve sempre ser repetida. As pessoas estão usando celular o tempo todo, mas isso não pode acontecer no trânsito. Além dos pontos na carteira e das multas, que podem ser altíssimas, você coloca a sua vida e a dos outros em risco. O celular é uma distração que pode causar acidentes muito sérios, então tenha juízo.

 

Sempre dê a seta

Os motoristas que estão atrás e os pedestres têm o direito de saber em qual rua você pretende entrar, e para isso existe a seta. Muitos juiz-foranos não têm o costume de utilizá-la, o que é absurdo. Lembre sempre de dar a seta e, posteriormente, de desativá-la (caso seu carro não a desarme sozinha), sempre que for entrar em ruas, garagens e rotatórias.

 

Não ultrapasse o sinal vermelho

“Amarelo é para passar”. Quantas vezes você ouviu alguém dizendo essa frase? Bem, o sinal amarelo não foi feito para ultrapassar, e sim para gerar atenção. Em algumas oportunidades as pessoas acham que dá e acabam ultrapassando o sinal vermelho, o que pode causar acidentes muito graves. Respeite a sinalização para evitar estragos e multas.

 

Evite discussões

Uma simples buzinada fora de contexto pode gerar brigas de trânsito. O melhor a se fazer é evitar discussões, pois nunca sabemos qual é a índole ou o nível de desequilíbrio da outra pessoa. Não brigar é a melhor forma de se proteger.

 

Tenha cuidado nos cruzamentos e nas rotatórias

Por conta do desrespeito de sinalizações, muitos motoristas causam acidentes. Se você é um desses motoristas, repense seus conceitos. Agora, se você respeita, pense sempre que pode existir um inconsequente do outro lado. Então sempre pare, olhe e ouça se algum veículo está se aproximando de um cruzamento ou de uma rotatória. Direção defensiva é a solução!

 

Use o cinto de segurança

No banco da frente ou no de trás, sempre utilize o cinto de segurança e faça com que os demais passageiros do carro utilizem. O cintos de todos os presentes no veículo são responsabilidades do condutor e podem salvar vidas.

 

Ligue os faróis

Esteja sempre atento aos faróis, pois eles iluminam seu caminho. Literalmente. E fique ligado em qual tipo de farol utilizar em cada situação. Nos momentos de neblina, por exemplo, é preciso optar pelo farol baixo. Enxergue a via e faça com que os outros carros te enxerguem.

 

Cuidado com os outros meios de transporte 

Tem um carro? Então tenha cuidado com ciclistas, pedestres, motoqueiros, ônibus, caminhões etc. Pensar no outro é fundamental para evitar problemas. Respeite as faixas e as preferências para não fazer besteira!

 

Diminua a velocidade nas curvas

Não é necessário quase parar o carro na hora de fazer uma curva, mas reduzir a velocidade e a marcha é aconselhável para não entrar de forma errada e causar acidentes.

 

Se beber, não dirija 

O álcool, assim como outras drogas, afeta seu sentido de direção e seu bom senso. Portanto, se beber NUNCA dirija. Isso é crime e pode matar pessoas. Seja responsável e tenha bom senso.

 

Não ultrapasse em todos os lugares

Existem motoristas mais vagarosos no trânsito. Entretanto, você não pode ultrapassá-los em todas as vias, então observe a sinalização antes de fazer manobras de ultrapassagem.

 

Fique atento à velocidade

O carro é um meio de transporte, mas também pode ser uma arma. Correr muito pode fazer com que você perca o controle do carro e cause acidentes seríssimos.

 

Preste atenção nos buracos

O ideal era que não tivéssemos buracos, mas isso não acontece. Portanto, procure desviar das “crateras” para não ter problemas com pneus. Evite frear muito em cima da hora se avistar um buraco, pois isso pode gerar uma colisão traseira.

 

Programação “Maio Amarelo” em Juiz de Fora

Quinta-feira (10/05):
14h: Pintura do tema # Nós Somos o Trânsito nas vagas de motos no centro

Sábado (12/05):
08h30 às 12h: Ação no Instituto Federal (IF) – Palestras: Maio Amarelo, Comportamento seguro no Trânsito e Mobilidade da Pessoa com Deficiência

Terça-feira (15/05):
07h30: Panfletagem na sede da Prefeitura

Quinta-feira (17/05):
14h: Palestra na Escola Municipal União da Betânia (Granjas Betânia)

Quarta-feira (23/05):
13h30 Palestra Cemig (Sipat)

Terça-feira (29/05):
14h30 às 18h: Workshop Interno da Settra

Quarta-feira (30/05):
09h30: Encerramento do Maio Amarelo na Praça João Pessoa